Roteiro de 5 dias pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas

Por:Turismo de Minas

maio 2022

Atualizado em: 18/05/2022 ás 17:24

Em março, fizemos uma viagem incrível pelo sudoeste de Minas Gerais. Visitamos oito das 14 cidades que compõem o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas e vivenciamos um pouquinho das experiências oferecidas pela região.

Foram cinco dias de viagem provando café, cachaça, cerveja artesanal, queijo, biscoitos e outras delícias da gastronomia mineira. Visitamos fábricas e lojas de lingerie, assistimos a apresentação de congado, passeamos por feirinhas, fomos em um clube, conhecemos o artesanato local e desbravamos fazendas de café.

Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas

O Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas foi criado em 2002 para desenvolver o turismo na região e abrange, atualmente, 14 cidades do sudoeste de Minas Gerais: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Assista ao vídeo que gravamos durante a viagem!

Confira os lugares que visitamos em cada cidade:

DIA 1

BOM JESUS DA PENHA

Bom Jesus da Penha foi nossa primeira parada. Entre uma dose e outra de cachaça, enquanto andávamos pela destilaria, o Jorginho, proprietário do local, foi nos contando a história da Cachaça Potyra, produzida desde 2010. Todo o processo de fabricação acontece na fazenda da família, desde o plantio da cana até o engarrafamento. Você pode provar a cachaça direto dos barris de carvalho e ainda escolher qual levar pra casa, a branca ou a ouro.

Cachaça Potyra, em Bom Jesus da Penha | Foto: Luana Bastos / Turismo de Minas

Cachaça Potyra, em Bom Jesus da Penha | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

NOVA RESENDE

Congado Estrela do Oriente

Em Nova Resende fomos recebidos com festa pelo Congado Estrela do Oriente. Nós amamos a energia das manifestações culturais e a beleza de ver a crença do povo e a tradição passando de geração para geração. O capitão João Cirineu dava as coordenadas e os velhinhos tocavam e cantavam enquanto a bandeira de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário era levada pela praça.

Congado Estrela do Oriente, em Nova Resende | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Feirinha

Depois da apresentação passeamos pela feirinha, que acontece todo domingo, de 7h às 12h, na Praça de Santa Rita, e conta com barquinhas de 22 produtores locais. Não deixe de provar o delicioso bolinho de milho, da barraca da Ana e da Lucélia.

Bolinhos de milho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Lingerie

Nova Resende tem se despontado também como produtora de lingerie, e por isso, fomos conhecer três confecções, a Patrícia Almeida, a Intimania Lingerie e a Miss Hot. Elas vendem lingeries feminina e masculina, pijamas, camisolas e roupas de ginástica e de banho. O foco é a venda no atacado, para revendedores de todo o Brasil. E os conjuntos de calcinha e sutiã, por exemplo, saem a partir de R$ 36,90. A Associação de Produtores de Lingerie de Nova Resende (Aprolin) tem 13 empresas afiliadas e todo ano realiza a Feira de Lingerie de Nova Resende (Felinor), que já está na 15 edição.

Patricia Almeida Lingerie | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Intimania Lingerie | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Miss Hot Lingerie | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

DIA 2

JURUAIA

Em Juruaia almoçamos no Pesqueiro do Du e depois fomos conhecer três lojas de lingeries. A cidade é tida como capital da lingerie e possui mais de 300 confecções, sendo que 95% delas é comandada por mulheres. Juruaia tem o terceiro maior PIB de Minas Gerais, revende para todo o Brasil e exporta para Europa e Ásia.

Nós já sabíamos da fama da cidade, mas ficamos impressionados com a qualidade das lojas e a pujança da cidade. Os preços são muito atrativos, principalmente para quem quer revender os produtos. As camisolas com calcinha, por exemplo, custam em torno de R$ 40.

Na Praça fica o maior sutiã do Brasil, com 4,8 metros de altura x 15,8 metros de comprimento, parada ideal para fotos. Lá está também o letreio Eu Amo Juruaia.

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju) a cidade fabrica e vende 1,5 milhão de lingeries por mês. A maioria das lojas ficam no entrono da Rua dos Gomes. Em abril aconteceu a 25ª edição da Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju) e em janeiro o Outlet Juruaia, ótimas datas para visitar a cidade.

Juruaia | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Letreiro da praça em Juruaia | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Lindelucy

Bem-vindo ao fantástico mundo cor de rosa da Lindelucy. Do carro às poltronas, tudo na loja é rosa e o marketing funciona bem. Fundada há 27 anos, a fábrica é uma das maiores de Juruaia e a loja chama atenção de quem passa pela avenida principal. Uma infinidade de calcinhas, sutiãs, cuecas, camisolas e pijamas preenchem as paredes da loja de cima abaixo, e não tem como sair de lá sem levar nada.

Lindelucy | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Art Stilo Praia

Ficamos apaixonados por esta loja. Com ambientação de praia e decoração sofisticada, a Art Stilo ganhou nosso coração, tanto é que sai de lá com dois biquinis, mas confesso que queria uns dez…rsss. A loja é mais focada em moda praia e fitness e as peças são maravilhosas. As estampas, os tecidos e a qualidade nos deixaram até querendo ser revendedores.

Art Stilo | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Intima Passion

A Íntima Passion é outra loja linda, que conhecemos. As lingeries e os pijamas são muito bem feitos e vão desde peças clássicas até as tendências da estação, com cores e modelagens para todos os gostos. Os hobbies são de cair o queixo e quando combinados com as camisolas ou os conjuntos de calcinha e sutiã deixa empoderada qualquer mulher!

Intima Passion | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

SANTA CRUZ DA PRATA (GUARANÉSIA)

Pratinha, como é conhecido o distrito de Santa Cruz da Prata, pertencente a cidade de Guaranésia, parece saído de um filme de época. Tudo acontece no entorno da pracinha, que tem a igreja ao centro, coreto e banquinhos pra namorar depois da missa. Lá conhecemos a Presentaria Santa Cruz, uma loja de decoração que poderia facilmente estar em Tiradentes, tamanha a sofisticação dos itens. Depois sentamos no jardim do Empório Santa Cruz e nos deliciamos com os salgados caseiros e os drinks com cafés, preparados na casa.

Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz da Prata | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Presentaria Santa Cruz | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

| Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Empório Santa Cruz | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

DIA 3

GUAXUPÉ

Guaxupé é a maior cidade do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, por isso escolhemos nos hospedar lá, no Ibis Guaxupé, e fazer bate volta para as outras cidades.

City tour

Fizemos um City tour pelo centro histórico, passando pelo Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, pela Catedral Nossa Senhora das Dores, pela Igreja Ortodoxa, pelo Palácio das Águias e pelo letreiro.

Letreiro na praça, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Teatro Municipal | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Igreja Ortodoxa | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Palácio das Águias, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Laticínios President

Visitamos também o Laticínios President, que produz o tradicional queijo árabe, feito à base de iogurte, o Chancliche. A produção começou há mais de 120 anos quando a Angelina chegou da Síria e manteve a tradição. Atualmente a fábrica é comandada pela sua neta Carmen Ribeiro. São feitos 30 mil unidades por mês, o tradicional, com zattar e orégano, o com pimenta, e o em conserva. A dica é você amassá-lo com azeite e servir sobre torrada. Custa a partir de R$ 16,90.

Laticínios President, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Laticínios President | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Cooxupé

Equipamentos de segurança devidamente colocados e foi hora de conhecermos a maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé. Isso mesmo, Minas Gerais é o maior produtor de café do planeta e aqui está também a maior cooperativa que existe. Passamos pelos silos, pelas máquinas que fazem o beneficiamento do grão, e vimos o armazém lotado de sacas. Em 2021 foram 6,5 milhões de sacas de cafés, provenientes das fazendas de mais de 17 mil cooperados. Mais da metade é exportado, o que equivale a cerca de 13 mil containers por ano. O faturamento ano passado foi de R$ 6 bilhões.

Cooxupé, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Cooxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Café na Roça

Depois de vermos tanto café foi hora de nos deliciarmos com ele, e que lugar é este Brasil!? Às margens da BR 491 fica o Café na Roça Sombra e Água Fresca. Mesas de madeira espalhadas pelo jardim, forradas com toalhas de chita, revelam o charme do lugar, mas a magia acontece mesmo quando a garçonete traz o coador de pano com caneca e bule esmaltados e coloridos e o perfume do café toma conta do ambiente. Isso sem falar na enorme mesa de quitandas, com queijo, pão de queijo, bolo, bolinho de chuva, canudinho de doce de leite e uma infinidade de gostosuras autênticas das Minas Gerais. As coxinhas com massa de mandioca e recheios como fraldinha com mostrada e pernil com provolone também merecem sua atenção. As irmãs Mariana e Ana Emília mantem ainda uma típica mercearia no lugar, para você encher a mala de quitutes.

Café na Roça Sombra e Água Fresca, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Café na Roça Sombra e Água Fresca | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Zugbier

Música ao vivo, cerveja artesanal e aquele clima de balada universitária é o que encontramos na Zugbier. Em 2014, Antônio Augusto Netto de Faria começou produzir cerveja, hoje, pilsen, weiss, pale ale, IPA e session IPA se alternam nas biqueiras do bar. O destaque vai para a Zug Coffee, única cerveja feita com café, que custa R$ 18 a garrafa de 600ml.

Cervejaria Zugbier, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Cervejas Zugbier | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Emporium Delícias da Taís

O Emporium Delícias da Taís é nossa dica para quem procura um lugar legal para almoçar em Guaxupé. Ela serve massas caseiras, carnes grelhadas na hora e saborosos sucos naturais, que vem com recadinhos. No lugar tem também um empório, com produtos da região. De dia funciona como buffet e a noite o serviço é à la carte.

Emporium Delícias da Taís, em Guaxupé | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Emporium Delícias da Taís | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

DIA 4

MONTE SANTO DE MINAS

Rodriacqua

O Rodriacqua é diversão garantida para toda a família, falo porque posso provar…rsss…entrei numa daquelas bolhas aquáticas e levei 500 tombos enquanto tentava me equilibrar nas águas do lago. Piscina, pesque pague, pedalinho, stand up padle, playgroung, quadras, restaurante e até chalezinhos também fazem parte dos atrativos do local. Você pode escolher entre o day use (R$ 98 por pessoa com café da manhã + almoço + atrativos) ou pernoite (R$ 360 para o casal).

Rodriacqua, em Monte Santo de Minas | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Rodriacqua | Foto: © Luana Bastos / Turismo de Minas

Rodriacqua | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Fazenda Nova Aliança

Me senti em uma novela de época quando entrei na sede da Fazenda Nova Aliança. Os cômodos são todos adornados por afrescos originais, os móveis são de madeira e os azulejos da cozinha e do banheiro dão inveja a qualquer projeto descolado de hoje em dia. Lá fui recebida pela Juliana e pela Marina, mãe e filha, que juntas com o restante da família tocam o cafezal, que funciona desde 1880. Passeei pela lavoura, vi o maquinário, tirei dúvida sobre os tipos de cafés e me esbaldei com o cafezão da tarde, montado no melhor estilo colonial na sala de jantar do casarão. Que experiência!

Fazenda Nova Aliança, em Monte Santo de Minas | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Fazenda Nova Aliança, em Monte Santo de Minas | Foto: © Luana Bastos / Turismo de Minas

DIA 5

MUZAMBINHO

Fio Brasil

Fios coloridos, trançados de diversas maneiras, formam lindas colchas, redes e tapetes produzidos pela Fio Brasil, em Muzambinho. Lá você encontra peças de alta qualidade, feitas artesanalmente pelos trabalhadores da cidade. Vimos de perto um tapete sendo produzido no tear e nos encantamos com jogos americanos, caminhos de mesa, guardanapos, bolsas, pesos de porta e diversos outros itens feitos sob a supervisão da Eliara. A marca é uma das fornecedoras da Tok Stock.

Fio Brasil, em Muzambinho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Botequim

Do lado de dentro, um pub com luz baixa, bancos de couro, quadros na parede e banda de rock tocando, do lado de fora, mesinhas espalhadas pela calçada e pela praça principal da cidade. Assim é o Botequim, barzinho famoso na região toda por servir cerveja gelada e petiscos deliciosos, como o imperdível Filoncino, uma espécie de calzone.

Botequim, em Muzambinho| Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Petiscos do Botequim, em Muzambinho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Nesta viagem fizemos também uma visita guiada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. O professor Rubens nos mostrou o campus inteiro, desde as salas de aula até as fazendinhas onde os alunos aprendem na prática a cuidar das plantas e dos bichos. Lá eles produzem café, mel, iogurte e vários outros itens, que são comercializados em toda a região. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos também fazem parte do dia a dia dos alunos do instituto. Destaque para o curso técnico de cafeicultura, criado especialmente para o mercado regional.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, em Muzambinho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Café Carruá

Foi a bordo de um trator azul turquesa que subimos a ladeira para conhecer o terreiro de Café Carruá, na Fazenda Ouro Verde, em Muzambinho. O Alfredo e a Elaine, proprietários da fazenda, prepararam kit com chapéu, protetor solar e tudo mais que nós tínhamos direito para percorrer a propriedade. Eles nos mostraram a sala de prova, onde aprendemos sobre a qualidade do café, a torrefação, onde o aroma tomou conta do espaço, e até montaram um café no deck, com música ao vivo e vista para a lavoura, para que nós pudéssemos apreciar o sabor a bebida. Isso sem falar na produção de farinha de milho, que também é feita na fazenda, e pudemos ver ao vivo e a cores!

Café Carruá, em Muzambinho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Fazenda Ouro Verde, em Muzambinho | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

AREADO

Associação Biscoiteiros Unidos e Casa do Artesão

Um enorme forno a lenha chama atenção de quem passa pelo trevo de Areado. Lá está a Associação Biscoiteiros Unidos, que serve deliciosos quitutes preparados na hora. Parada imperdível para quem está passando por lá. Do ladinho da associação fica a Casa do Artesão, onde é possível encontrar peças em madeira, pedra, tecido, palha e muito mais.

Forno de biscoitos da Associação Biscoiteiros Unidos, em Areado | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Biscoitos | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Casa do Artesão, em Areado | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Fazenda Capoeira Coffee

Do alto da sede da Fazenda Capoeira Coffee, com uma mesa impecavelmente posta e vista para os cafezais, encerramos nossa viagem pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas. Lá fomos recebidos pela Marisa Contreras, uma das mulheres mais conhecidas e respeitadas no meio cafeeiro. Ali, em sua propriedade, ela produz um café delicioso e comanda um projeto de empoderamento feminino focado em mulheres que estão à frente de produções de cafés. É ainda embaixadora do Projeto Florada, da marca Três Corações.

Fazenda Capoeira Coffee, em Areado | Foto: © Marden Couto / Turismo de Minas

Grupo de jornalistas e de influenciadores que participou do roteiro de viagem pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas | Foto: © Turismo de Minas

ONDE SE HOSPEDAR

Ibis Guaxupé

O Ibis Guaxupé é a melhor opção de hospedagem para quem quer conhecer a região. Ele é novinho, inaugurado em novembro de 2021, e tem decoração moderna e descolada. Os quartos seguem o padrão de qualidade da rede francesa, mas o café da manhã é surpreendentemente melhor. A começar pelo café servido, que é produzido na fazenda do proprietário e levado direto para lá. Pães, bolos, frios e frutas fazem a alegria dos hóspedes. Não deixe de provar o delicioso pão de queijo! As diárias custam a partir de R$ 150.