Cerrado Mapping Festival realiza arte digital iluminando edifício histórico em Augusto de Lima

Por:Turismo de Minas
Sem categoria

30

ago 2024

Em sua 3ª edição, Cerrado Mapping Festival promove

projeções mapeadas de artistas internacionais no Norte de Minas Gerais

Como um alerta para a preservação do Cerrado Mappin, o festival transforma em espetáculo a importância de preservar a diversidade, a riqueza de formas e paisagens do cerrado mineiro que faz parte do segundo maior bioma em extensão no Brasil e um dos ecossistemas mais ameaçados de todo o planeta.

Pioneiro em vídeo mapping no estado de Minas Gerais, o Cerrado Mapping Festival levou à Vila de Santa Bárbara, no município de Augusto de Lima no norte do estado, no ano de 2020, o trabalho de alguns dos maiores VJs (Vee Jays) do Brasil e do mundo em dois dias de espetáculo em meio ao Cerrado mineiro.

Na edição de 2022 o tema principal do projeto que é a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do cerrado foi abordado na narrativa com inspirações da cultura Xakriabá e do Movimento Armorial.

O conceito deste ano é “Água, fonte de vida”, um alerta para a preservação dos mananciais e bacias hidrográficas do cerrado, que é o segundo maior bioma em extensão no Brasil e um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Para essa pesquisa e investigação a direção de arte do festival contou com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Circuito Turístico Serra do Cabral. A programação se inicia no dia 29 de agosto de vai até 31, e promove oficinas gratuitas para comunidade, mostra de video mapping, instalações lumínicas, festa para comunidade com música regional, aula de yoga e o campeonato de futebol Pixel e Gol, no qual disputam moradores e artistas.

Mais uma vez estarão presentes grandes nomes do video mapping do Brasil e do mundo e como fomento à troca e interação entre experiências e gerações o festival propôs mais uma vez uma convocatória aberta para que artistas enviassem seus trabalhos com contrapartida de algumas premiações.

Além disso na programação haverá dois dias de programação de Visual Brasil Meeting, um encontro para debate entre profissionais do meio para discussão de temas atuais e construção de novas cenas. 

Apresentação do Video Mapping no edifício da antiga fábrica de tecelagem da região

Local e Programação

Mais uma vez a ruína da fábrica têxtil de Santa Bárbara, construída em 1889, recebe uma projeção mapeada através de obras de artistas selecionados através de uma convocatória aberta, que passa pelo crivo do curador do projeto, o experiente VJ Spetto. O festival propicia a criação de narrativas que dialogam com o patrimônio, a arquitetura e a memória desse lugar situado na Serra do Espinhaço nas imediações do Parque Nacional das Sempre Vivas. O monumento histórico dos primórdios da industrialização em Minas Gerais terá sua beleza arquitetônica realçada por artistas convidados e artistas selecionados via convocatória aberta que irão trabalhar seus conteúdos em torno da temática “Água Fonte de Vida”.

O festival inova ao implementar na Vila de Santa Bárbara duas novas instalações lumínica: “O rio corre pro mar”: que tem como referência a música de Luiz Gonzaga “Riacho do Navio”, para apresentar de forma poética e através de um conjunto de projeções o que é uma bacia hidrográfica. Outra instalação, a “Veredas do Cerrado”: instalação será feita na praça da Vila de Santa Barbara que vai receber esculturas de animais do cerrado feitas em arame pelo artista Zé do Arame, de Ouro Preto, destacando a fauna local de forma expressiva. As esculturas, sem iluminação direta, criarão um contraste sutil com as palmeiras ao redor, que estarão iluminadas para realçar o ambiente. A interação entre as sombras dos animais e a luz das palmeiras proporcionará uma experiência visual que convida à contemplação. A obra busca conectar os espectadores à biodiversidade do cerrado.

Outro aspecto importante do Festival é o intercâmbio entre artistas, realizadores e pensadores que acontece no “Visual Brasil Meeting”, nos dias 28 a 30/08, em formato híbrido uma série de palestras e debates com artistas, VJs e produtores de festivais parceiros, com registro que será disponibilizado on-line nos canais do festival. O nome dado a esse intercâmbio é uma referência ao Festival Visual Brasil que acontece em Barcelona, desde 2006, e é parceiro do Cerrado Mapping Festival.

Têm o objetivo de expor e formar novos artistas no campo do audiovisual contemporâneo: vídeo arte, mapping, performances audiovisuais, instalações lumínicas e ações criativas em novas mídias. O Visual Brasil Meeting reúne artistas da cena nacional e internacional para discutir e compartilhar suas pesquisas e experiências em new media art. A troca de conhecimento é fundamental para fomentar a cena de produção de vídeo em tempo real, fortalecer a cultura da criação livre e promover novos formatos colaborativos.

Além disso a programação para aproximar ainda mais e engajar o público local, o Cerrado Mapping Festival promove uma festa regional e uma feirinha com presença do Circuito Turístico Serra do Cabral e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, além dos produtores locais. O campeonato Pixel e Gol também vai aquecer os artistas para o momento dos projeções com uma dose de esporte logo pela manhã na qual jogam com os moradores locais. Aulas de yoga e passeio nas cachoeiras da região também fazer parte do programa que inclui artistas, moradores e visitantes da região. Para quem quiser degustar as delícias da gastronomia local os restaurantes estão preparando um circuito gastronômico temático especialmente para esta data, no qual se pode desfrutar delícias como o prato “Toca do Surubim, preparado pela Chef Carla Rocha, do restaurante Dom Ratão; consiste numa releitura charmosa da tradicional casquinha de siri, onde o Surubim, peixe suculento do Rio das Velhas e do Rio São Francisco, assume o protagonismo. Um prato que celebra as águas e a biodiversidade do cerrado em perfeita harmonia com o propósito do “Cerrado Mapping Festival”!

O Cerrado Mapping Festival 2024 é realizado com recursos públicos através da Lei Paulo Gustavo. Realizado e produzido pela organização Oficina de Imagens – Comunicação e Educação – em parceria com o Darklight Studio (Brasil e Barcelona) – que há 15 anos através do Festival Visual Brasil em Barcelona criou um intercâmbio cultural com o objetivo de fomentar experiências estéticas que aliam video mapping, memória e educação patrimonial. Outros parceiros envolvidos nesse processo são:  Coletivo Telenoika/Barcelona/ES; Inter TV; Resort Águas de Santa Bárbara; Pousada Veredas da Vila.

Serviço

Cerrado Mapping Festival

Fazenda Santa Bárbara s/nº, zona rural, Augusto de Lima – MG

29, 30 e 31 de agosto de 2024

18h até as 1h

Informações:
www.youtube.com/c/CerradoMappingFestival

@cerradomappingfestival

www.cerradomapping.com

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br