Congresso da Associação Mineira de Hotéis de Lazer será realizado em Belo Horizonte

Por:Turismo de Minas
Sem categoria

01

jun 2025

Atualizado em: 03/06/2025 ás 18:16

No dinâmico cenário da hotelaria global e nacional, onde inovação e disrupção caminham lado a lado, conceitos como multipropriedade e inteligência artificial têm transformado profundamente a gestão de empreendimentos e a entrega de experiências ao hóspede. É nesse contexto que será realizado o 4º Congresso AMIHLA 2025 – Desafios da Hotelaria, nos dias 4 e 5 de junho, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte.

Promovido pela Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA), o evento se consolida como a principal feira de negócios e conhecimento do setor hoteleiro em Minas Gerais, com expectativa de reunir mais de 2 mil participantes ao longo dos dois dias, segundo a organização.

Voltado para gestores, diretores e tomadores de decisão do setor, o Congresso AMIHLA reunirá especialistas em hospitalidade e executivos de destaque em painéis, palestras e espaços qualificados de networking. O objetivo é fomentar a troca de ideias, gerar conexões estratégicas e apontar caminhos inovadores para impulsionar o turismo mineiro diante dos novos paradigmas do mercado.

Multipropriedade em expansão: um mercado bilionário

Um dos principais temas do AMIHLA 2025 será o mercado de multipropriedade, atualmente uma das apostas mais robustas da hotelaria. Trata-se de uma modalidade na qual várias pessoas compartilham a propriedade de um mesmo imóvel, tendo cada uma o direito de uso exclusivo por um período determinado ao longo do ano. É uma alternativa viável para quem deseja usufruir de uma segunda residência de lazer, sem arcar com os custos integrais de aquisição e manutenção.

Regulamentada pela Lei nº 13.777/2018, a prática permite a comercialização e transferência das frações, garantindo segurança jurídica e flexibilidade aos proprietários. Segundo a PwC, o modelo, inserido na chamada economia colaborativa, deve movimentar cerca de US$ 335 bilhões até o final de 2025. No Brasil, o setor já alcançou R$ 100 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) somente em 2024, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Para abordar essa tendência, Alejandro Moreno, sócio e diretor da Trul Hotéis e ex-presidente da RCI — empresa referência mundial em intercâmbio de férias —, compartilhará sua visão estratégica sobre os desafios e oportunidades do setor. Atualmente, a Trul amplia sua atuação com a gestão de mais de 2,3 mil apartamentos, incluindo novos empreendimentos em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.

“O modelo de multipropriedade é especialmente atrativo para empreendimentos com mais de 80 unidades habitacionais (UH’s), sendo uma excelente alternativa de negócio para investidores e operadores”, avalia Alexandre Santos, presidente da AMIHLA. “Mas é fundamental estarmos atentos à inteligência artificial, que se apresenta como uma aliada poderosa, tanto para grandes redes quanto para pequenos empreendimentos. A inovação tecnológica será um divisor de águas nas operações hoteleiras nos próximos anos.”

Inteligência artificial: eficiência na gestão de receitas

Outro destaque da programação será o uso da inteligência artificial (IA) na hotelaria, com foco na automação e no aumento da eficiência operacional. A especialista Waléria Fenato, consultora de Revenue Management com mais de duas décadas de atuação no setor, comandará a palestra “Automatização e IA na gestão de Revenue Management”, na qual abordará como a aplicação de tecnologias avançadas tem transformado a precificação, a análise de dados e a tomada de decisões mais assertivas.

A proposta é mostrar como pequenos, médios e grandes empreendimentos podem utilizar a IA como aliada para maximizar receitas e reduzir perdas.

Grandes nomes da hospitalidade e lançamento da AMIHLA Week

O congresso contará ainda com palestras de profissionais renomados, como Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts; Waléria Fenato, especialista em tendências e marketing turístico; Bárbara Botega, Secretária Adjunta de Comunicação do Estado de Minas; Jorge Rocha, jornalista, professor universitário e cofundador do projeto Futuro 50+; Fabiana Silveira, sócia e diretora do Parque do Avestruz Eco Resort; e Ariadne Silva, referência em hospitalidade, coaching e mentoria para o setor.

Além do congresso, o evento abrigará uma feira de negócios com mais de 50 marcas estratégicas da cadeia hoteleira. Será um ambiente propício para conexões comerciais, trocas de experiências e geração de parcerias.

Outro grande destaque será o lançamento oficial da AMIHLA Week, campanha promocional que oferecerá ao público descontos especiais em hospedagens nos hotéis associados, com validade até junho de 2026. A iniciativa visa fomentar o turismo interno e aumentar a taxa de ocupação nas diversas regiões mineiras.

“A AMIHLA Week é uma grande alavanca promocional, pensada para beneficiar toda a cadeia do turismo e consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos do Brasil”, reforça Alexandre Santos.

Expositores no congresso – Fotos: Divulgação AMIHLA

Programação do 4º Congresso AMIHLA

📅 4/6 – Quarta-feira
🕔 MANHÃ
✅️ Perspectivas do turismo mineiro e suas potencialidades
➡️ Leônidas Oliveira @leonidas_oliveira_
💼 Secretário de Cultura e Turismo de MG @culturaeturismomg

✅️ Conhecendo hábitos de consumo 50+ para alavancar negócios
➡️ Jorge Rocha @jorgerocha
💼 Jornalista e cofundador do Futuro 50+

🕔 TARDE
✅️ A humanização das mídias sociais
➡️ Fabiana Silveira @fabianasilveira
💼 Diretora do Parque do Avestruz Eco Resort @parquedoavestruz

✅️ Políticas públicas em benefício do setor hoteleiro
➡️ Bárbara Botega @barbara.botega
💼 Secretária Adjunta de Comunicação de MG @governomg

📅 5/6 – Quinta-feira

🕔 MANHÃ
✅️ Liderança inspiradora na hospitalidade
➡️ Ariadne Silva @asconsultoriahoteleira
💼 Referência em hospitalidade e coaching

✅️ Pra cima e pra frente
➡️ Lizete Ribeiro @lizeteribeiro
💼 CEO do Grupo Tauá @tauaresorts

🕔 TARDE
✅️ Multipropriedades e Hotelaria: Construindo Carreiras se Sucesso
➡️ Alejandro Moreno @alexmorpen
💼 Diretor da Trul Hotéis @trulhoteis

✅️ Automatização e IA na gestão de Revenue Management
➡️ Waléria Fenato @wfenato
💼 Especialista em tendências e marketing turístico

Serviço

4º Congresso AMIHLA
Data:
4 e 5 de junho de 2025
Horário: das 10h às 18h
Local: Centerminas Expo – Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – Dom Joaquim, Belo Horizonte/MG
Inscrições: https://eventos.gofree.co/amihla-desafios-da-hotelaria_35254/

Sobre a AMIHLA

Em meio aos desafios e incertezas provocados pela pandemia, um grupo visionário de empresários da hotelaria de lazer de Minas Gerais uniu forças e fundou a Associação Mineira de Hotéis de Lazer, em abril de 2020. Movidos pela paixão pelo turismo e pela determinação de enfrentar os obstáculos impostos pelo momento, esses empreendedores criaram uma entidade com o objetivo de fortalecer o setor e abrir novas oportunidades de negócios para o mercado de turismo e eventos no estado.

Com o compromisso de representar e promover os melhores empreendimentos hoteleiros de Minas, a AMIHLA reúne dezenas de associados e se tornou uma voz influente no cenário mineiro. Ao longo de sua trajetória, tem trabalhado incansavelmente para defender os interesses dos empresários hoteleiros, promover a excelência na prestação de serviços e contribuir para o crescimento sustentável do turismo regional.

Associados AMIHLA

  1. Águas de Santa Bárbara Resort Hotel – Augusto de Lima
  2. Arraial do Conto Hotel e Lazer – Cordisburgo
  3. CEP Lago Hotel Ecológico e Pousada – Lagoa Santa
  4. Chácara Bike Park – Santana dos Montes
  5. Eco Porto Resort – Mirabela
  6. Escarpas Eco Village – Capitólio
  7. Free Time Park Hotel – Caeté
  8. Hotel Fazenda da Chácara – Santana dos Montes
  9. Hotel Fazenda Igarapés – Igarapé
  10. Hotel Fazenda Planalto da Jaguara – Matozinhos
  11. Hotel Fazenda Sertão Veredas – Paraopeba
  12. Hotel Fazenda Horizonte Belo – Bruamdinho
  13. Hotel Fazenda Vale Amanhecer – Igarapé
  14. Hotel Fazenda Cheiro Verde – Mercês
  15. Hotel Rio de Pedras – Itabirito
  16. Hotel Serra do Gandarela – Rio Acima
  17. Maquiné Park Hotel – Caetanópolis
  18. Parque do Avestruz Eco Resort – Esmeraldas
  19. Pousada do Rei – Sarzedo
  20. Pousada Fazenda do Engenho – Santana do Riacho
  21. Pousada Pontal – Curvelo
  22. Pousada Princesa do Vale – Belo Vale
  23. Pousada Quinta da Lua – Capitólio
  24. Ecopousada Serra Verde – Itabirito
  25. Quatro Estações Pesqueiro e Hotel Fazenda – Esmeraldas
  26. Village Resort – Jaboticatubas
  27. Tauá Resort Hotel – Caeté
  28. Villa Imperial Hospedaria – Funilândia

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br