Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 28/12/2018 ás 14:36
Minas Gerais é berço de grandes eventos musicais e artistas, que fizeram e fazem história ao longo dos anos. Nomes como Lô Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes e Flávio Venturini marcaram uma geração com a criação do Clube da Esquina. Nos dias atuais bandas como Jota Quest e Skank, levam o nome de Minas Brasil afora.
O estado também é famoso pelos eventos musicais, como a vesperata, a sinfonia das águas, os concertos no órgão e a temporada da orquestra filarmônica, além das diversas bandas de música das cidadezinhas do interior.
Confira abaixo a seleção que fizemos das tradicionais apresentações musicais que acontecem por Minas.
Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?
Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!
Um dos eventos musicais mais emocionantes acontece todos os anos em Diamantina. O espetáculo tem suas origens nas práticas musicais tradicionais do século XIX e foi recentemente considerada Patrimônio Cultural de Minas Gerais. A apresentação acontece na Rua da Quitanda, com músicos da Banda do 3º Batalhão da PMMG e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz. Os músicos ficam posicionados nas sacadas dos casarões e os maestros sobre um tablado no centro da rua se revezando na regência. O público fica iluminado pela luz amarelada dos lampiões que rodeiam os artistas. O show é surpreendente para quem assiste pela primeira vez e também para os fãs de carteirinha. As apresentações da temporada 2017 acontecem dois ou três sábados por mês, de abril a outubro. Veja as datas no site.
Um espetáculo ao ar livre com apresentações de diferentes ritmos, executados pela Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas. A Sinfonia das Águas passa por clássicos de óperas, grandes compositores do século XX, temas de filmes, música italiana e pelas músicas premiadas em festivais de música popular brasileira. O evento ainda conta com cantores e bailarinos, além de projeções na fachada do Palace Hotel. Confira a programação aqui.
O órgão da Matriz de Santo Antônio é um exemplar do século XVIII e foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. Na época a cidade vivia a influência musical do período barroco e o órgão acompanhava a liturgia e as celebrações familiares. O instrumento foi restaurado e voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical de Tiradentes. Toda sexta-feira à noite acontecem os concertos, um verdadeiro convite para os turistas.
A Orquestra se apresenta regularmente na capital mineira e também em outras cidades do país. O repertório é composto por grandes obras eruditas. Com intuito de atrair novos ouvintes a filarmônica oferece programação a preços populares. Há também programas educacionais como os Concertos para a Juventude, os Concertos Comentados e os Concertos Didáticos. Os ensaios e as apresentações são na Sala Minas Gerais, inaugurada em 2015, com uma das melhores acústicas do mundo. As datas da temporada deste ano podem ser conferidas no site.
Você já assistiu alguma desses eventos musicais? Conta pra gente nos comentários! Conhece outras atrações musicais de Minas? Deixa aqui embaixo!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário