Por:Turismo de Minas
nov 2018
Atualizado em: 12/03/2019 ás 00:37
Aleijadinho deixou a sua marca estado. Destaque para sua participação em uma das principais obras do barroco, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Ícone de Congonhas, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade. A cidade ainda abriga festejos durante a semana santa, como procissões e encenações da Paixão de Cristo, além do Festival da Quitanda, em maio.
O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi construído depois que o minerador português Feliciano Mendes teve uma prece atendida. Em agradecimento, decidiu levantar fundos para edificação de um santuário parecido com o Santuário de Braga, em Guimarães, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no Porto.
Tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1985, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos tem 12 profetas esculpidos por Aleijadinho em pedra sabão. O profeta Daniel, que guarda a entrada da igreja, é considerado a obra prima do artista.
O Santuário é formado pela Basílica, pelo Conjunto dos Profetas, pelas Capelas dos Passos – Via Sacra, pela Capela do Santíssimo, pela Sala dos Milagres e pela Sede da Administração do Santuário.
A principal capela da Via Sacra é a que retrata a subida do calvário. Isto, porque o Cristo foi esculpido por Aleijadinho e pintado por Mestre Ataíde, é considerado pelos pesquisadores a expressão barroca mais forte da América Latina.
Outro ponto turístico de Congonhas é a Romaria. O espaço servia de hospedagem para os fiéis, que lotam a cidade de 7 a 14 de setembro, durante o Jubileu do Senhor Bom Jesus. Hoje é um espaço cultural, com museus e informações turísticas.
O Museu de Congonhas foi inaugurado em 2015. Conta com um acervo composto por 342 peças de arte sacra e objetos de religiosidade popular, destaque para ex-votos e santos de devoção.
Esta rua transporta o turista para os século XVIII, pois mantém o casario colonial e o calçamento de pedras. Nela estão a Igreja de São José, o Museu da Imagem e Memória, e a sede da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
A 5 km do centro da cidade fica o Parque da Cachoeira, com piscinas naturais, quadras, área de camping e de alimentação. O Rio Santo Antônio forma várias cachoeiras, sendo que a principal tem 20 metros de altura.
O evento movimenta a cidade todo mês de maio. Período que são montadas barquinhas para exposição e venda das quitandas tradicionais da cidade e da região. Tem até um concurso que elege o melhor quitute. Além de shows e lançamento do caderno de receitas. Este ano a 17ª edição será realizada dia 21 de maio.
Você conhece Congonhas? Deixe um dica nos comentários pra gente!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário