Por:Turismo de Minas
nov 2018
Atualizado em: 30/08/2019 ás 12:37
Em parceria com a Expedia Brasil produzimos uma matéria especial sobre Sabará e como a cidade é surpreendente! Situada na Estrada Real, a apenas 25 km de Belo Horizonte, Sabará guarda preciosidades arquitetônicas do período colonial.
Com mais de 300 anos de história, Sabará se destaca pela riqueza cultural e pelas belezas da arquitetura, que remetem ao período do ciclo do ouro. Destaque também para os eventos gastronômicos, que ressaltam os ingredientes locais e são imperdíveis.
No centro histórico, estão algumas construções datadas da segunda metade do século XVIII, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um esqueleto de pedra que foi abandonado com a abolição da escravatura, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que abriga obras de Aleijadinho.
Tem ainda a Igreja de São Francisco, feita em alvenaria de pedra e dedicada a padroeira dos franciscanos Nossa Senhora Rainha dos Anjos, e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com arquitetura típica das primeiras construções religiosas de Minas Gerais e decoração interna simples.
Mais afastadas da área central, estão construções mais antigas, datadas da primeira metade do século. Um exemplo é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, feita em taipa de pilão e pau a pique, e a pequena Igreja de Nossa Senhora do Ó, singela por fora e deslumbrante por dentro.
Outro fator que também atrai turistas a Sabará todos os anos, é o turismo religioso. A Semana Santa é uma tradição da igreja católica e é celebrada na cidade desde o século XVIII. No centro histórico de Sabará, os eventos são organizados pelas paróquias de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição, com a colaboração da comunidade em geral. Durante a semana acontecem missas, procissões, vigílias, encenações e grandes celebrações, que atraem centenas de pessoas.
Visitar o Museu do Ouro é viajar no tempo. O casarão colonial onde funcionava a intendência e a fundição da cidade reúne itens relacionados à extração, fundição, cunhagem e controle do ouro, com destaque para o piso térreo de pedras redondas.
Desde 1757 as águas da nascente do Morro de São Francisco abastecem a cidade. Depois de caminhar pelas ladeiras históricas este é o lugar certo para matar a sede. Reza a lenda que quem bebe a água do Chafariz do Kaquende sempre volta à Sabará.
O Teatro Municipal, antigamente conhecido como Casa da Ópera, é o segundo teatro mais antigo do Brasil em funcionamento. O local é famoso não só pela arquitetura, mas também pelos frequentadores ilustres. Em 1831 teve a presença do o imperador Dom Pedro I e da imperatriz D. Amélia. E em 1881 foi a vez de receber Dom Pedro II. O espaço atualmente está fechado para reforma.
A Palma Barroca é muito comum na cidade, são arranjos de flores metálicas feitas a partir de lâmina de cobre, banhados a ouro e prata e utilizados em andores, oratórios e altares. A pouco tempo, a palma barroca passou a ser utilizada também como objeto de ornamentação nas casas e acessórios pessoais como bijuterias. Ela pode ser encontrada em lojinhas de artesanato no centro histórico.
Sabará também conquista o turista pela boca. No distrito de Pompéu existem restaurantes caseiros, que servem a deliciosa comida mineira, feita no fogão à lenha. Anualmente, acontece na cidade dois eventos gastronômicos que atraem muitos visitantes: o Festival do Ora-Pro-Nobis e o Festival da Jabuticaba.
O Festival do Ora-Pro-Nobis, é um dos eventos mais tradicionais da cidade e, geralmente, acontece no mês de maio. O ora-pro-nobis é uma hortaliça muito comum em Minas e acompanha diversos pratos, como costelinha e frango.
O Festival da Jabuticaba movimenta a cidade durante o mês de novembro, com degustação da fruta in natura, geleias, doces, compotas, sorvetes, rocamboles e outras variações de receitas à base da fruta.
Tem dicas sobre Sabará? Deixe nos comentários!
? GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem de Minas Gerais para planejar sua viagem, aqui! O Guia turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado só vendido pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real!
? HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!
? CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!
✈ PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!
??⚕ ASSISTÊNCIA VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!
? AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui!
ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDA – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337
No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário