Por:Turismo de Minas
mar 2023
Era ali, no segundo andar, que a noitada acabava com a visão do nascer do sol, depois da empreitada na boemia. Tarde ou cedo demais, era como terminava com chave de ouro a diversão, não sem a saideira gelada e uma boa comida para repor as energias.
São muitas as histórias relacionadas ao Bolão, reduto gastronômico no coração do Santa Tereza. Nas paredes, uma infinidade de relógios lembra o dia em que o então dono, surpreendido por um cliente às 4 horas da madrugada, tentou avisar do horário de encerramento. Também adornam o restaurante discos pendurados, doados pelos “filhos” famosos.
Bandas como Skank, Pato Fu e Sepultura, nomes como Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio e Lô Borges, têm histórias sobre o Bolão para contar. Ali chegavam atraídos pelas receitas simples e saborosas, como o Rochedão (arroz, feijão, ovo e carne, acompanhados ou não de batata frita e macarrão) e o espaguete à bolonhesa, as estrelas do cardápio – clássicos que agradam, claro, não apenas os artistas, mas uma legião de belo-horizontinos.
A abertura do Bolão em Santa Tereza, data de 12 de outubro de 1961, pelas mãos do casal José da Rocha Andrade e Maria dos Passos Rocha, mineiros de Ponte Nova. Ao lado dos filhos Maria Isaura, Nadir, Antônio, Maria José, Marilda, Sílvio, José Maria, Terezinha e Márcia, abriram o Bar Rocha & Filhos, que mais tarde veio a se chamar Espagueti do Bolão, logo em frente à Praça Duque de Caxias. O nome que se mantém até hoje vem do apelido que José Maria Rocha, um dos herdeiros, homem de boa prosa e sorriso hospitaleiro, recebeu de frequentadores.
O Bolão 2 foi inaugurado perto da primeira sede, no conjunto que hoje também conta com as unidades do Coração Eucarístico e na Esplanada do Mineirão. A família se dividiu na administração do negócio – entre os filhos e netos dos fundadores, cada um toma conta de uma das unidades. No Bolão em frente à praça no Santa Tereza, a direção já está nas mãos da terceira geração.
Nos tempos de auge, o restaurante chegou a servir mais de 15 mil pratos por mês, e não se rende a modismos gastronômicos – o encanto vem da raiz.
Serviço:
Endereço: Praça Duque de Caxias, 288, Santa Tereza
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, de 11h às 23h
Domingo, de 11h às 17h
Telefone: (31) 3463-0719
Instagram: @bolaosantatereza
Site: bolaosantatereza.com.br
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário