Atualizado em: 19/08/2020 ás 17:19
REGULAMENTO 3º CONCURSO CULTURAL FOTOGRAFE MINAS 2020
1 – APRESENTAÇÃO
O Turismo de Minas, fundado em 2005 e principal mídia especializada do setor no estado, convida os interessados a participar do 3º Concurso Cultural Fotografe Minas.
2 – DO OBJETO DO CONCURSO
O Concurso Cultural Fotografe Minas promove o turismo do estado através do registro fotográfico de suas paisagens e pontos turísticos. Além de estimular a criatividade fotográfica como manifestação artística e cultural, divulgando as peculiaridades mineiras.
3 – DA ORIENTAÇÃO SOBRE O TEMA
O Concurso Cultural Fotografe Minas tem como tema o turismo praticado em todas as regiões do estado, bem como seus cenários e pontos de visitação.
Para os temas propostos, serão considerados somente os itens mencionados abaixo que enfoquem os seguintes aspectos do patrimônio turístico:
– Paisagens
– Arquitetura
– Folclore
– Artesanato
– Costumes
– Compras
– Vida noturna
– Cultura
– Esporte
– Lazer
– Gastronomia
– Religiosidade
– Monumentos
– Festas e eventos de todos os tipos: carnavalescos, negócios, culturais, juninos, natalinos, religiosos, esportivos, gastronômicos ou qualquer outro aspecto que caracterize Minas Gerais e seu povo.
Não serão aceitas fotos selfies ou posadas.
4 – DO CONCURSO
4.1 – COMO PARTICIPAR
O presente Concurso é exclusivamente cultural, sendo dispensada a obtenção de qualquer autorização, conforme Lei nº 5768/71 e Decreto nº 70.951/72, art. 30.
O Concurso é aberto a quaisquer interessados.
Prevalecerá a originalidade e a criatividade do participante.
Os interessados em participar deverão compartilhar no aplicativo Instagram entre 19 de agosto e 19 de setembro de 2020 fotos de Minas Gerais com a #FotografeMinas2020, além de marcar e seguir o perfil @turismodeminas.
As fotos deverão ser postadas até as 23h59 do dia 19 de setembro de 2020, horário de Brasília.
Cada participante poderá compartilhar quantas fotos quiser utilizando a (hashtag) #FotografeMinas2020 e marcando e seguindo o perfil @turismodeminas.
As fotos postadas não poderão conter aspectos contrários à moral, aos bons costumes ou às legislações federal, estadual ou municipal vigentes. Não poderão também incentivar a violência, tampouco conter qualquer espécie de indicação de preconceito racial, religioso, social ou político, sob pena de o participante ser desclassificado desta promoção e ainda responder integralmente por qualquer dano causado.
O participante, ao inscrever sua obra neste concurso, assume pessoalmente, de forma exclusiva, toda e qualquer responsabilidade, civil e ou criminal, relacionada com pessoas, animais e objetos retratados em sua obra, decorrente da concepção, da criação ou da divulgação da obra inscrita, excluindo de tais responsabilidades o Turismo de Minas e a Comissão Julgadora.
O Turismo de Minas não se responsabiliza por nenhuma falha técnica de transmissão de dados, problemas de acesso à internet, serviços prestados pelo provedor do cliente, bem como em qualquer caso fortuito ou de força maior que possa impedir a participação do usuário.
Lembramos que, no período do concurso, o perfil do Instagram deve ser público para que os jurados tenham acesso às fotografias.
4.2 – DOS REQUISITOS PARA O CONCURSO
Os trabalhos devem OBRIGATORIAMENTE retratar o turismo do estado, bem como suas paisagens e costumes, segundo especificações do item 3.
Não poderão concorrer trabalhos que já foram premiados em outros concursos.
O participante nesta promoção assume, desde já, que o trabalho apresentado é de sua autoria e que não constitui plágio de espécie alguma.
4.3 – DA SELEÇÃO E DO RESULTADO
Serão considerados pela Comissão Julgadora: tema proposto, técnicas fotográficas, estética, criatividade e qualidade da apresentação.
Serão desclassificadas as fotografias que estejam em desacordo com o item 3.
Que estiverem fora das especificações dos itens 4.1 e 4.2 e suas colocações;
O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento causará a desclassificação do participante;
As fotografias serão avaliadas por um júri composto de profissionais reconhecidos no meio fotográfico, cultural e turístico. A decisão final é inquestionável e irrecorrível.
O resultado do Concurso será anunciado no dia 27 de setembro de 2020, Dia Mundial do Turismo, no Instagram @turismodeminas e no site turismodeminas.com.br
4.4 – DOS PRÊMIOS
Cada ganhador, 1º, 2º e 3º colocados, levará uma diária de hospedagem em um hotel da rede Accor, e um Guia de Viagem de Minas Gerais.
Somente uma fotografia por autor poderá ser premiada. Caso um autor seja classificado com mais de uma fotografia, o júri escolherá aquela que será a premiada. Os prêmios serão entregues aos premiados ou representantes (mediante procuração específica).
PARÁGRAFO ÚNICO
As fotografias inscritas, inclusive as premiadas em 1º, 2º e 3º lugares, passam a ser de propriedade do Turismo de Minas e podem ser utilizada(s) em publicações diversas, montagem de exposições, apoio decorativo, folhetos e outras peças promocionais, conteúdo editorial e jornalístico que porventura venham a ser produzidas pelo Turismo de Minas, durante 10 anos a partir da data de divulgação dos resultados, sem qualquer ônus, consulta prévia ou aviso e, também, serem cedidas para quaisquer órgãos governamentais para promoção turística do objeto retratado, ressalvada a citação do autor(a) como crédito. As fotografias não poderão ser comercializadas em nenhuma hipótese.
5 – DISPOSIÇÕES FINAIS
O Turismo de Minas se reserva o direito de, por motivo de força maior ou caso fortuito, alterar os termos deste Regulamento, informando previamente os participantes deste concurso cultural e sempre buscando assegurar sua legalidade sem prejuízo de seus participantes.
A participação neste Concurso implica a aceitação pelos participantes, de forma ampla e irrestrita, de todas as exigências e disposições deste Regulamento. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.
Quaisquer dúvidas sobre o regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: contato@turismodeminas.com.br com o assunto Fotografe Minas.
6 – FORO
As partes elegem o foro da comarca de Belo Horizonte (MG) para dirimir quaisquer dúvidas resultantes deste edital, renunciando expressamente qualquer outro, por mais privilegiado que seja.