Por:Turismo de Minas
Notícias
dez 2021
A 16ª edição do Festival das Cataratas teve cerca de 5 mil participantes durante os dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Eventos do Rafain Palace, em Foz do Iguaçu (PR).
A cerimônia de abertura ocorreu na noite do dia 1º de dezembro, no centro de convenções do hotel Grand Carimã, reunindo autoridades do Paraná e do Brasil e foi transmitida pelo canal no Youtube do Festival das Cataratas.
Durante a abertura, o idealizador do Festival das Cataratas e atual secretário de turismo e projetos estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, destacou o momento como crucial para a retomada do turismo. “Temos observado uma alta ocupação na hotelaria e na visitação dos atrativos, mostrando que o nosso destino vem trabalhando com muita responsabilidade, sem abrir mão dos protocolos sanitários”.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou a geração de emprego e renda na cidade, e o potencial do destino para receber voos internacionais na maior pista de aeroporto do Sul do Brasil.
“O turismo tem um papel fundamental e será a grande alavanca da economia nos próximos anos”, enfatizou, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
As obras executadas na cidade, como a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, e a duplicação da Rodovia das Cataratas foram citadas pelo vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana, que também lembrou da expansão da malha aérea da Azul Linhas Aéreas no Estado.
Já o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, classificou o turismo como uma ‘fênix’ que ressurgiu das cinzas. “Nesses quase dois anos nenhum outro segmento de atividades passou por tantas dificuldades, mas o trade não deixou em momento algum de acreditar na recuperação e no ressurgimento do setor”.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, não pode estar presente na cerimônia, mas enviou um vídeo para o evento, no qual lembrou que Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados por viajantes nacionais e internacionais.
Também participaram da abertura o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira; o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben; e a coordenadora nacional do turismo do Sebrae Nacional, Ana Luzia de Andrade Lopes.
Como já é tradição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou o Troféu Amigos do festival a algumas personalidades durante a abertura do evento. Eles receberam uma peça criada pela arquiteta Mira Momo Angeli. Nesta edição, foram homenageados o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o embaixador da Tanzânia, Emmanuel John Nchimbi; e a diretora de relacionamento do Festival das Cataratas, Renata Sakamoto.
De acordo com a organização, a feira realizada no centro de convenções do hotel Rafain Palace, com 7 mil metros quadrados, 250 estandes, 1.300 marcas que foram apresentadas aos 5.000 profissionais do turismo (agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros), nos dias 2 e 3 de dezembro.
Por meio de uma parceria com o Sebrae, o festival promoveu rodadas de negócios com o objetivo de fazer com que os empreendedores retornassem de Foz do Iguaçu com bons negócios na bagagem. “Foi uma edição especial para todos nós. Um momento de celebrar esse novo turismo, seguindo todos os protocolos sanitários, mas com muito otimismo de que as coisas estão se encaminhando da melhor maneira possível”, destacou a diretora do Festival das Cataratas, Mayara Angeli.
A programação contou ainda com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – considerado o maior evento técnico-científico de turismo da América Latina – o Salão MICE Cataratas, a arena gastronômica, palestras, mentorias e capacitações. Uma das novidades foi a realização do Conexão Cataratas Podcast, que contou com diversas entrevistas ao longo de toda a programação do evento. O conteúdo foi transmitido ao vivo para o público que não esteve presencialmente no evento, e as gravações estão disponíveis no canal do Festival das Cataratas no Youtube.
Entre os 250 estandes do festival, destaque para a cidade de Parauapebas, que participou pela primeira vez do evento, com um dos maiores estandes. A cidade de São Luís, no Maranhão, patrocinou os cordões dos crachás, divulgando a marca turística do destino. Foz do Iguaçu participou divulgando a nova identidade visual turística, demonstrando um destino que valoriza sua diversidade da fauna, flora e cultura. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais não participou da feira, apenas o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, divulgando a Rota do Queijo, em São João del-Rei, no estande do Ministério do Turismo.
Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas comemora a realização de mais uma edição do evento. “O festival é o maior evento do Brasil, em espaço de exposição e contou com a participação de expositores de todo país, além do Paraguai. Em 2022, pretendemos realizar o primeiro evento do turismo versão 4.0.”, conclui.
O 3° Fórum dos Secretários Municipais de Turismo (Anseditur) foi realizado no dia 1/12, durante o Festival das Cataratas. A abertura do Fórum foi feita pelo anfitrião, o presidente do Anseditur e também secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches, que deu as boas-vindas aos convidados.
“A pandemia nos deu a oportunidade de igualar o mundo todo. Todos estão passando pela Covid-19. Mas o destino que souber se reinventar agora, vai sair da frente. Então, se não nos capacitarmos, se os dirigentes e secretários não tiverem conectadas ao segmento privado, as prefeituras vão falir. O prefeito está preocupado com a saúde, mobilidade urbana e educação. Quem se preocupa com o turismo são os empresários, é por isso que precisamos ficar colados com eles, porque são eles que geram a economia, e nós somos os fomentadores, as pessoas que criam os laços. Vamos seguir fomentando parcerias para consolidar nosso destino”, disse Sanches.
Durante a reunião da entidade, foram apresentados trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Viagem (Braztoa) e pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
Dentro da programação do festival, ocorreram apresentações, uma delas foi sobre o mercado halal, que até 2024, deve movimentar US$ 3 trilhões ao ano. Na palestra do CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, foi explanado como os estabelecimentos e a cidade devem se preparar para receber esse tipo de turista, com seus hábitos e costumes, o que chamou a atenção do público.
Foz do Iguaçu é a segunda maior colônia árabe-muçulmana do Brasil, com cerca de 25 mil representantes, e está prestes a se tornar a primeira cidade turística com atrativos halal da América Latina.
Após os primeiros passos serem dados na Expo Dubai 2020, durante o festival ocorreu a primeira reunião de um grupo de trabalho focado em tratar a cidade como um destino halal.
A palavra halal, no idioma árabe, significa lícito, permitido, de acordo com as regras estabelecidas pela Lei da Jurisprudência Islâmica (Shariah) que rege os costumes dos muçulmanos. O halal para os muçulmanos significa todo o modo de vida deles.
Como servir comida para o muçulmano – esta comunidade não pode consumir nenhum alimento que contenha derivado do porco e nem bebida alcoólica. É haram, ou seja, proibido.
Portanto, os hotéis, restaurantes e lanchonetes da região precisam começar a pensar em ambientes diferenciados para atender aos muçulmanos.
Ambientes apropriados para atendimento – Os hotéis devem preparar instalações especiais, para que o muçulmano possa realizar suas cinco orações diárias. No quarto, é interessante que o estabelecimento indique a direção da Kiblan (direção para Meca, para o muçulmano direcione suas orações). Deixe sempre um Alcorão, tapetes e horários de oração disponíveis nos quartos, além de um frigobar sem bebidas alcoólicas e canais de tevês árabes são bem-vindos. E toda a comida a ser oferecida deve ser halal.
Spas e piscinas – Para que as mulheres se sintam mais à vontade, é importante que o hotel ofereça trajes, para que elas se cubram enquanto estiverem na piscina ou spas. Reserve um horário específico para as muçulmanas frequentarem este local.
Etiqueta para atender aos muçulmanos – As mulheres podem se cumprimentar com beijos e abraços. Os homens na maioria das vezes se beijam no rosto. Mas o homem não pode beijar uma mulher. Como forma de respeito, o homem deve cumprimentar uma mulher muçulmana com sua mão direita sobre o lado esquerdo de seu peito. É a forma mais educada e respeitosa. Detalhe: em hipótese alguma a mulher pode dar a mão para o homem.
Utilize sempre roupas que cubram o ombro e os joelhos. Shorts e saias curtas não são bem vistos pelos muçulmanos.
Sobre o acordo – O protocolo assinado em Dubai entre o município de Foz de Iguaçu e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira foi intermediado pela Cdial Halal e Grupo Invest Paraná, com apoio do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. O protocolo prevê treinamento de equipes para abordagem e atendimento adequados a este público, com capacitação que envolve a alimentação halal, questões culturais, dentre outros.
Foz do Iguaçu, que tem 250 mil habitantes, foi escolhida para ser hub de inovação do turismo Wakalua, a partir de 2022. O Wakalua é um movimento global que tem o apoio da Organização Mundial do Turismo, e busca soluções tecnológicas para o turismo, envolvendo empresas e startups.
De acordo com o Paulo Angeli, secretário de turismo e parcerias estratégicas de Foz do Iguaçu, “queremos mostrar para o mundo que Foz do Iguaçu é uma cidade turística e inovadora. Estamos criando um ambiente favorável para investidores, principalmente, no turismo. E mudamos o lema da cidade: aqui é bom para viver, sentir e investir”, comenta.
Até 2019, o Festival das Cataratas ocorria no mês de junho, mas o sucesso das últimas duas edições realizadas, em dezembro, fez com que os organizadores repensassem a data para o próximo ano. Resultado: a 17ª edição do evento está confirmada para os 1º e 2 de dezembro, com a solenidade de abertura em 30 de novembro.
“Conversamos com muitos expositores e participantes, que manifestaram o desejo de manter o evento para dezembro. O que percebemos é que a qualidade da feira e das negociações aumentou consideravelmente nas últimas edições”, destaca Mayara Angeli, diretora do evento.
Durante o ano, alguns eventos servirão como preparativo para o festival. Em março, ocorre mais uma edição da maratona tecnológica Hackatour Cataratas – que terá como tema “Destinos Sustentáveis e Cidades Inteligentes no Turismo” – e em agosto, será a vez do Hackatour Cataratas Developers.
Em junho será realizado, de forma hibrida, o Conexão Cataratas, que vai servir como “aquecimento” do evento, com a promoção de uma série de capacitações e palestras relacionadas a diversos assuntos do mundo do turismo.
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com os patrocínios do Sebrae, da CNC e da Fecomércio/PR e ainda conta com as parcerias estratégicas da Brazoa, do Visit Iguassu, do Comtur, da Abeoc Brasil.
Informações: festivaldascataratas.com
Confira os conteúdos do canal do Youtube Festival das Cataratas aqui
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*Os jornalistas Luana Bastos e Marden Couto viajaram a Foz do Iguaçu a convite do Festival das Cataratas
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