Por:Turismo de Minas
Sem categoria
maio 2019
Faltam poucos dias para a 5ª edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), que vai ser realizado no estacionamento do Mineirão nos próximos dias 18 e 19, e a expectativa é grande. O evento, que tem apoio da Belotur, vai movimentar o turismo e a economia da capital com sua programação repleta de arte, cultura, gastronomia e, claro, rótulos premiados de cervejas mineiras e de outros estados.
“Estamos chegando na reta final muito felizes com a resposta e com o calor que o público está tendo com o evento. A proposta do palco 360º está criando uma expectativa, uma surpresa, assim como as cervejarias premiadas e as bandas”, afirma Fred Barros, sócio da Play Cultural, produtora do evento.
São esperadas 20 mil pessoas nos dois dias do evento que vai contar com 50 estandes e mais de 400 rótulos de cerveja. Segundo Fred, os ingressos estão ‘voando’. “A galera tem que agilizar para não pagar mais caro na hora ou até ficar sem, lembrando que oferecemos o ingresso solidário, por meio do qual é possível comprar ingressos pelo valor de meia-entrada mediante a doação de 1kg de alimento. Assim é possível se divertir, pagar menos e ainda ajudar a quem precisa”, destaca Fred.
Convidado especial
Este ano, o convidado internacional do evento é o americano Jason Buehler, cervejeiro da Denver Beer Company, que participou da primeira edição do festival e vem representar seu país, já que este ano os Estados Unidos são os homenageados pelo festival. Ele fará uma palestra para convidados no UniBH na quinta-feira (16), às 19h.
Buehler vai participar da produção da cerveja colaborativa do FICC com mestres cervejeiros mineiros na sexta-feira que precede o evento, agregando seu conhecimento e sua técnica para o novo rótulo que será criado juntamente com os produtores locais.
Cervejarias e gastronomia
Está confirmada a participação das cervejarias Bodebrown (PR), Verace, Backer, Athos, Emmerich, Brust, Vinil, Copina, Fathach, Confrades, Kremer, Jeeb Beer, Leuven (SP), Krug Bier, Uaimii, Mont Serrat, Octopus, Albanos, Sátira, Roots Beer, Audaz, Da Cuesta, Läut, Loba, Wäls, Colder, Cervejaria Campinas (SP), Cervejaria 040, Walross, Fürst, Be Hop, Circuito do Rock, Antuérpia, Koala, Capa Preta, Baden Baden, Falke Bier, Avura e Dünn.
Quem não bebe cerveja não precisa ficar de fora, também haverá estandes de drinks (Equilibrista), whiskey e gin (Backer). Para harmonizar com as bebidas, o público pode optar por carne de sol com mandioca ou frango crocante com batata chips (Célia Braga), comida portuguesa (Restaurante do Porto), pastéis (Napolitano), tropeirão e macarrão na chapa (Tropeirão de Lourdes), empanadas (Pizza Sur), além de batatas no cone, entre outras delícias.
Atrações culturais
O FICC é um evento pensado para toda a família (inclusive é petfriendly) e conta com intervenções artísticas, atrações circenses, espaço kids e shows inesquecíveis valorizando o bom e velho rock and roll. No sábado (18), vão se apresentar no palco 360º as bandas Dias de Truta, Gamp, Tianastácia, Camisa de Vênus Oficial e RPM.
O tecladista do RPM, Luiz Schiavon, adianta que o público pode ser preparar para um grande show. “A galera pode esperar muito rock, muita energia e muita vontade de tocar de novo em BH. Vamos fazer um barulho grande. Sou de família mineira com muito orgulho”.
Schiavon fala também sobre a ‘harmonização’ entre o rock e a cerveja artesanal. “Tocar o rock’n roll na garagem e fazer a própria cerveja também na garagem são coisas muito próximas. Tenho muitos amigos que têm nano e microcervejarias e produzem coisas excepcionais, é muito legal! Não dá pra desvincular o rock da breja, é uma coisa que está absolutamente ligada”, afirma.
Já Marcelo Nova, vocalista do Camisa de Vênus, conta que preparou uma apresentação exclusiva para o FICC. “Nós estamos lançando nosso novo dvd e nosso cd duplo gravados ao vivo e vamos para Belo Horizonte fazer o show ‘Dançando em BH’, onde vamos tocar todos os hits do Camisa. É uma espécie de resumo da nossa história de 39 anos de banda que vamos resumir em duas horas de show. Podem ir tranquilos que o resultado é incontestável!”, declara o vocalista.
No domingo (19) as atrações são Glasgow9, FICC Beer Band, Plebe Rude, Cachorro Grande,D.a.n.g.e.r.s e Lurex Queen Tribute. Além das bandas, o público também vai curtir o som dos djs Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, André Kbça e Motoca.
Vale destacar que no domingo (19) o FICC recebe os participantes da corrida de rua Run & Burn, da Harley-Davidson, que será realizada nas imediações do Mineirão às 8h. Após completarem o percurso, os inscritos na prova já vão ser recepcionados pela banda Texas Flood, às 10h30, que promete um rock and blues “nervoso” e apresentações explosivas com clássicos de Rolling Stones, ZZ Top, Creedence, Ritchie Kotzen, Joe Cocker, Eric Clapton e muitos outros.
Tecnologia
O FICC será um dos eventos cervejeiros mais tecnológicos do mundo, com a utilização da plataforma Gofree, que vai sistematizar toda a compra e venda de bebidas, ingressos e estandes. “Com a Gofree colocamos todos os processos embutidos na mesma plataforma, desde a compra do ingresso do evento pelo consumidor até a aquisição dos estandes pelos cervejeiros”, destaca Diogo Kfoury, organizador do FICC e sócio da Play Cultural.
Ele também destaca a utilização do sistema cashless que organiza o consumo dos participantes, com abastecimento de um cartão de créditos utilizado na compra das cervejas e na parte gastronômica.
Ingresso solidário
Alinhado com a questão filantrópica, o FICC está disponibilizando, mais uma vez, a compra de ingressos solidários mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível pelo valor de R$ 40 por dia. O valor inteiro é R$ 80, desta forma quem contribuir com o alimento paga o valor da meia-entrada.
Toda a arrecadação será encaminhada à cidade de Medina e será destinada a projetos sociais do Vale do Jequitinhonha, região reconhecidamente carente de recursos. Os ingressos são limitados. Eles podem ser adquiridos pelo link https://www.eventosgofree.com/ficc-360-no-mineirao_1046.
Sobre o FICC:
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015, da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural. Em 2018 participaram 24 mil pessoas – em dois dias de festival – experimentando mais 500 rótulos de cervejas, embalados por mais de 300 artistas que acompanharam o público no consumo de 60 mil litros de chope.
Sobre a Play Cultural
A Play Cultural, fundada há quatros anos, surgiu da parceria dos produtores culturais Frederico Vasconcellos e Diogo Kfoury idealizadores e realizadores do maior Festival de Cerveja de Minas Gerais. A produtora cultural busca o coletivo para gestão, criação, produção e realização de eventos.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário