Fire Festival bate recorde de público em Belo Horizonte

Por:Turismo de Minas
Sem categoria

05

set 2022

Atualizado em: 13/08/2025 ás 20:26

Com mais de 6 mil participantes, 1,4 mil colaboradores na operação e mais de 120 atrações, o evento contou com conteúdo em três palcos simultâneos e espaços para networking e diversão. 

Mais de 6 mil participantes na edição de 2022 – Foto: Marden Couto

Com mais de 6 mil pessoas participantes, o retorno do Fire Festival, um dos maiores festivais de empreendedorismo digital, marketing, tecnologia e inovação da América Latina, teve sua sexta edição finalizada com sucesso no Expominas, em Belo Horizonte. Dos dias 1 a 3 de setembro, o evento mobilizou nomes como Thiago Nigro, Pedro Sobral, Gkay, Nathalia Arcuri, Rachel Maria, Gloria Groove e mais de 120 atrações com grandes nomes do universo da comunicação e do empreendedorismo.

Organizado pela Hotmart, o festival contou com mais de 1,4 mil colaboradores (sendo destes, mais de 800 fornecedores externos e mais de 600 funcionários da Hotmart), mais de 90 painéis e palestras em 3 palcos simultâneos e mais de 25 mil interações nas redes sociais sobre o evento. “O Fire Festival 22 ultrapassou nossas expectativas. A interatividade do público enriqueceu muito cada aprendizado, acredito realmente que alcançamos nosso objetivo de propagar o cenário de empreendedorismo digital e Economia Criativa. A iniciativa abrirá portas para a referência dos profissionais e os próximos passos deste cenário no marketing e tecnologia”, comenta Nathalia Cavalieri, General Manager da Hotmart.

O primeiro dia do Festival (1/9) trouxe grandes nomes como Alok, Gkay, Nathalia Arcuri, Paulo Cuenca, Isabela Matte, entre outros, que abordaram a economia de influência, consciência midiática e negócio digital. Além disso, o CEO e cofundador da Hotmart, João Pedro Resende, apresentou as oportunidades e desafios que a Web 3.0 oferece para os negócios digitais.

JP, cofundador da Hotmart, empresa que organiza o Fire, destaca os resultados do setor – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Já o segundo dia (2/9) foi marcado por conscientização nos negócios, uma vez que, além dos direcionamentos midiáticos, o evento também contou com discussões sobre impacto social na Creator Economy, incluindo nomes como Preto Zezé, Ana Fontes e Nina Silva. Os criadores do Mundo Bita, Felipe Almeida e Chapiles, trouxeram reflexões sobre experiência sensorial, inclusão, uso de telas, capacidade musical e interatividade com o público sem menosprezar a inteligência das crianças. Wendell de Carvalho, Rhavi Carneiro, Priscila Zillo, Victor Damásio também mobilizaram os painéis do dia. Pedro Sobral teve lotação em sua palestra, que levantou pontos sobre mercado digital e produtos capazes de grandes faturamentos.

Criadores do Mundo Bita contaram sobre a história e o sucesso da empresa | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

O último dia do evento contou com nomes como Rachel Maia, que abordou a importância da pluralidade nas empresas e a educação para um ambiente de trabalho mais diverso. Fechando o evento, Thiago Nigro, CEO do Grupo Primo, fez a apresentação final do palco Innovation e falou sobre o “jeito primo” de fazer marketing digital, levando o público ao êxtase de participação. “Buscamos mesclar os temas para que todos os participantes encontrassem exatamente o que procuram para seu momento de carreira, negócio ou até de desenvolvimento pessoal. Os palestrantes contribuíram com reflexões, dados, casos de sucesso e experiências para que todos saíssem do evento com um impulso solidificado para os próximos passos no mercado digital”, completa Cavalieri.

Thiago Nigro, que foi um destaques do Fire, falou sobre as oportunidades de investimento no mercado – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

 

Atrações 
Repetindo o sucesso de 2019, o Fire também contou com o Espaço Fun, com Foodpark, DJs, bandas e ativações; a área VIP, que neste ano ganhou um restaurante exclusivo e um estúdio ao vivo patrocinado pela Wepod, com gravações de entrevistas com os principais produtores do mercado digital; e a Hotmart Store, com com uma coleção de peças especiais criadas para esta edição. Outra novidade foi que este ano os participantes puderam aproveitar pela primeira vez o espaço Creators Hall, voltado para fomentar negócios entre patrocinadores e participantes, incluindo uma área exclusiva de exposição de agências parceiras.

Área externa do evento com área de lazer e praça de alimentação | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

A edição do Fire também inaugurou a primeira ação da Hotmart com NFTs, os non fungible token, ou tokens não fungíveis. Durante o evento houve a distribuição, de forma aleatória e única, de um NFT para cada participante do evento. Além de serem colecionáveis, os ativos digitais valeram recompensas no evento de acordo com o tipo da NFT recebida, possibilitando desde descontos no ingresso de 2023 a itens na Hotmart Store.

O festival contou ainda com patrocínio da AWS (Amazon Web Services), Buzzlead, Etus, Reportei, Sebrae/MG e Tactus. Além disso, na área exclusiva de agências parceiras Hotmart, teve patrocínio da 4Multiplus, Agência Vê, Like Marketing, Produtora Power, e Rocket Lançamentos. O evento também teve apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e Belo Horizonte Surpreendente.

Área de expositores e parceiros do evento | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Turismo

Durante os 3 dias de eventos o Fire fomentou toda a cadeia produtiva do turismo, além de divulgar Belo Horizonte para todo Brasil e alguns países. Foram 6 mil participantes, sendo 90% de outras cidades brasileiras e outra parte vinda de países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Estiva-se um movimento na economia da cidade de uns R$ 10 milhões, entre hospedagens, transportes, alimentação e serviços. Os hotéis da capital ficaram lotados durante o período do evento.

Entrada do evento, no Expominas, em Belo Horizonte | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

 

Edição 2023

A Hotmart já confirmou a edição para o ano 2023, com perspectiva de superar a atual performance.

Informações e ingressos: firefestival.hotmart.com 

Paulo Cuenca foi também um dos destaque a edição com suas sacadas de marketing | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

HotmartFundada em 2011, pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma das líderes globais no mercado de produtos digitais. A empresa conta com mais de 1,7 mil funcionários e fornece todo o ecossistema para a criação e venda de conteúdos digitais como cursos online, ebooks, podcasts entre outros formatos. A empresa faz parte do grupo Hotmart Company e contabiliza mais de 35 milhões de usuários, mais de 580 mil produtos cadastrados e vendas em mais de 188 países.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br