Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 08/01/2019 ás 00:29
As belezas de Minas Gerais são famosas no mundo real e também na ficção. Algumas cidades do estado já foram cenários para filmes, minisséries e novelas.
Confira a lista com algumas produções antigas e atuais gravadas em terras mineiras. Que tal programar uma viagem e reviver algumas cenas?
Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?
Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!
Localizada no sul do estado, a cidade foi cenário para a gravação de várias novelas. Destaque para O Fim do Mundo (1996), Alma Gêmea (2005), América (2005), Paraíso (2009), A Favorita (2009), Amor Eterno Amor (2012). A mais recente foi a novela Império (2014), da Rede Globo. Nesta última, a Chapada do Abanador, na área rural da cidade, foi escolhida para representar o Monte Roraima, uma montanha na fronteira entre Brasil e Venezuela.
A cidade foi locação para a minissérie Mad Maria (2005) que contava a história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré na região da Amazônia, no norte do país. A locomotiva 332 e o Trem da Serra da Mantiqueira foram usados como cenário na gravação dos últimos episódios da minissérie e o município se transformou em Porto Velho por sete dias.
A minissérie Hilda Furacão (1997) movimentou a cidade de Tiradentes durante as suas gravações. Na época ficou famosa como a cidade fictícia de Santana dos Ferros. No início dos anos 90, o local também foi locação para a minissérie Memorial de Maria Moura e do filme Menino Maluquinho. A cidade ainda foi retratada na novela Coração de Estudante (2002). Além disso, suas ruas e paisagens serviram de set de filmagem para alguns trechos do filme sucesso de bilheteria Chico Xavier (2010).
A novela Alto Astral (2014) destacou a cidade de Poços de Caldas em suas gravações. As Thermas Antônio Carlos foram transformadas na locação do hospital da cidade fictícia de Nova Alvorada. Outras novelas e minisséries também foram gravadas na cidade. Em 2006 a fabricação de cristais foi utilizada em cenas na novela O Profeta. Já na década de 80, a minissérie Memórias de um Gigolô e a novela Livre para Voar fizeram a maior cidade do sul de Minas como set de gravação.
A Estação das Aguas da cidade virou Estação de Formosura, cidade imaginária da novela Cordel Encantado (2011). Não foi a primeira vez que a cidade participou de produções globais. Cenas das minisséries Aquarela do Brasil (2000) e Gabriela (2012), além da novela Chocolate com Pimenta (2003) também foram gravadas na mesma região.
A minissérie Liberdade, Liberdade (2016) movimentou cerca de 90 pessoas na cidade de Diamantina. A trama que conta a história da filha de Tiradentes utilizou a cidade como locação para as primeiras cenas. O município também já sediou outros trabalhos como a minissérie. Alguns exemplos são: A Cura (2010) e a segunda versão da novela Irmãos Coragem (1995), da Rede Globo e a minissérie Rei Davi (2011), da Rede Record. Os filmes A Dança dos Bonecos (1986), de Helvécio Ratton, e Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues, também foram gravados na cidade.
Algumas cenas da novela Velho Chico (2016) foram gravadas na região do norte de Minas Gerais. O famoso barco a vapor, Benjamin Guimarães, que navegava pelo Rio São Francisco, está localizado na região. Na trama a embarcação era conhecida como Gaiola Encantada. As gravações foram um marco na cidade de Pirapora e a população local também participou como figuração.
Conhece outra cidade mineira que ficou famosa na telinha ou na telona? Conta para gente nos comentários!
No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real!
Catas Altas também foi cenários de gravação da globo.