Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 31/12/2018 ás 16:46
A comida mineira é famosa no país inteiro. São deliciosos pratos típicos e uma variedade para ninguém botar defeito. A fama da culinária mineira é tão boa que provar as delícias daqui é item imprescindível na lista dos turistas. E se tem algo que mineiro valoriza é fatura, então se você vem visitar o estado, prepare-se para comer bem e comer muito.
Para comprovar como a culinária mineira conquista todo mundo, listamos alguns pratos típicos que só de pensar já dão água na boca. Confira!
O frango com quiabo é um clássico, muito comum nas mesas dos mineiros e também nos restaurantes típicos. Não tem como vir a Minas e não provar esse prato.
Em Minas esse prato é conhecido como frango ao molho pardo, mas existem variações em outras regiões, como no nordeste onde é chamado de galinha à cabidela. A sua origem é portuguesa e a base do molho pardo é o sangue, que incrementa ainda mais a receita.
Ideal para os dias frios, a canjiquinha com a costelinha é um convite a comilança. Esse prato é tão gostoso que é impossível comer uma vez só.
O tropeiro é famoso na mesa do mineiro e prato oficial de quem vai ao estádio Mineirão, em BH. A iguaria leva farinha, ovo, carnes variadas e feijão. Conta-se que a receita surgiu dos tropeiros, nome dado aos homens responsáveis por transportar os alimentos durante o período colonial.
Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?
Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!
É um feijão batido com farinha, um prato também muito comum de se encontrar nos restaurantes. Rodelas de ovos e cebolinhas são os típicos itens de decoração na receita.
Mandioca com carne de boi, a vaca atolada está muito presente quando a temperatura dos termômetros começam a cair. A origem do nome é justamente porque a carne fica embrenhada em meio à mandioca.
Um arroz mais carregado que utiliza a suã – um tipo de carne de porco -, como ingrediente principal. O mais divertido é sugar a carne do osso, fazendo barulho.
A rabada com agrião também tem seu valor na culinária mineira. Ela é cozida por horas e horas junto com o agrião e servida desmanchando.
A regra para não desperdiçar é juntar as sobras das refeições e fazer um grande mexido, colocar um ovo estalado por cima dá aquele toque especial. A ideia é tão boa que existem até restaurantes que possuem a opção mexido no cardápio.
Essa maravilha feita de água e fubá vai bem como acompanhamento de quase todos os pratos mineiros. Pode ser molinho ou cortado em pedaços.
Sem dúvida a couve está no top 5 das verduras que o mineiro mais gosta. Além disso, acompanha várias receitas e ainda garante nutrientes para quem come. Pode ser consumida crua ou refogada.
Os embutidos também agradam muito por aqui, seja para compor receitas, para o churrasco ou para comer com pão ou pão de queijo em uma parada pela estrada. É possível encontrar uma grande variedade de linguiças pelo estado.
Qual a sua comida mineira preferida? Conta pra gente nos comentários!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário