Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 07/01/2019 ás 02:50
Seja de carro, de moto, de bicicleta, a cavalo ou a pé, a Estrada Real atrai cada vez mais pessoas. São muitos os interessados em desbravar seus caminhos. Durante a Expedição Turismo de Minas, em março e abril, era só alguém ver nosso Jeep que vinha logo perguntando: Vocês estão percorrendo a Estrada Real? É impressionante a popularidade da rota, que foi transformada em produto turístico há 17 anos.
Os caminhos foram desenhados no século XVII para escoar diamantes e ouro de Minas Gerais até os portos, no Rio de Janeiro, e hoje proporcionam um mergulho no nosso passado com uma boa dose de natureza e construções históricas.
A maior rota turística do país tem 1.600 km que passam por 199 municípios, sendo 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. Descubra o que tem de melhor em cada caminho:
Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?
Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!
Com 710 km de extensão, foi a primeira rota feita para levar as pedras preciosas até o mar: começa em Ouro Preto e passa por Tiradentes, São João del-Rei e Caxambu, culminando em Paraty. Pode ser cumprida em 15 dias de bicicleta, 48 dias a pé, 8 dias de carro e 24 dias a cavalo.
Trecho mais jovem da Estrada Real, foi definido entre 1722 e 1725. Com total de 515 km entre Ouro Preto, Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis. O trecho mais desafiador para quem caminha é entre Ewbank da Câmara e Juiz de Fora, com 59 km.
Quando Diamantina se tornou uma das maiores fornecedoras de diamantes para Coroa Portuguesa, foi criado um caminho para ligá-la a Ouro Preto. São 395 km entre belezas como a Cachoeira do Tabuleiro, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Sitio Arqueológico da Pedra Pintada.
A trilha de 160 quilômetros passa por Cocais, Caeté, Sabará, Nova Lima e Glaura. Pelo caminho – que tem 77% de estrada de terra – uma série de atrativos. Por exemplo, o Museu do Ouro, a cênica Serra da Piedade e a bela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Marcos da Estrada Real estão espalhados por todo o caminho. E pra quem acha que é só enfeite, tá muito enganado. Eles são fixados onde existem bifurcação, e servem para orientar o viajante quanto ao caminho. Se está posicionado do lado direito da estrada, significa que você deve virar à direita, e vice versa.
Para deixar a viagem ainda mais divertida, acesse o site da Estrada Real, preencha o formulário e leve o número gerado e 1 kg de alimento não perecível a um dos seis pontos de apoio, para retirar seu Passaporte da Estrada Real. Depois é só ir carimbando pelos caminhos e pegar o certificado no final.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Estrada Real? Compartilhe com seus amigos! Conhece algum cidade cortada pela rota? Conte pra gente nos comentários!
No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário