Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 03/10/2019 ás 03:13
No início deste mês (dez/2018), fomos conferir o resultado da restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro, a convite da Anglo American. A igreja ficou a coisa mais linda do mundo. Foi impossível não se emocionar com a beleza das cores, dos detalhes e a paz que aquele ambiente transmite.
Foi mais impactante ainda ver toda a população rezando e celebrando a reabertura das portas da igreja. A vibração da população era contagiante. A igreja estava abarrotada e como a lotação foi máxima, um telão foi instalado na parte da fora para aqueles que não conseguiram entrar no templo.
A obra durou cerca de seis anos e recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões da Anglo American. A restauração é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visto que a Anglo American explora uma jazida de minério na cidade há anos. Além do apoio da paróquia e da Prefeitura Municipal.
A reabertura da Matriz Nossa Senhora da Conceição aconteceu no dia 8 de dezembro, dia da padroeira do município. E para celebrar a data, a cidade contou com uma programação especial. Entre os dias 7 e 8 de dezembro teve missa solene, festival gastronômico, exposições e palestras.
O dia amanheceu com toque dos sinos e banda de música, café comunitário, Momento Mariano com Coroação de Nossa Senhora, procissão saindo do Santuário e a solenidade de entrega das chaves da Igreja Matriz. A abertura das portas foi aclamada por uma calorosa salva de palmas.
A missa solene foi celebrada pelo arcebispo de Diamantina e administrador apostólico da Diocese de Gunhães, Dom Darci Nicioli, e demorou quase três horas. Mas nem a demora abalou a população que estava com os olhos vidrados em cada detalhe da matriz.
A Matriz Nossa Senhora da Conceição estava interditada para visitação do público desde 2005 e sua abertura devolveu à Conceição do Mato Dentro parte de sua história. A igreja existe há mais de 300 anos e carrega preciosidades do Barroco Mineiro.
À noite, a região do Mercado Municipal Maurílio Lages ficou movimentado com barraquinhas variadas, shows, além da feirinha com produtores locais de cerveja, cachaça e queijo. A festa foi bem animada e reuniu centenas de pessoas para celebrar o aniversário da cidade.
O trabalho foi realizado pela Cantaria Conservação e Restauro e ficou incrível. Foi um dos maiores trabalhos de restauração já realizados no país. A igreja foi tombada em 1948 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Matriz de Conceição do Mato Dentro apresentava uma série de problemas estruturais e nos elementos artísticos. Com a restauração os elementos foram revisados, reforçados e em alguns casos até substituídos.
Os sistemas elétrico e de iluminação foram completamente trocados. Além disso, com a retirada das camadas de tinta e a recuperação da pintura original, foram descobertas várias pinturas artísticas históricas.
Na capela-mor foram reveladas pinturas da reprodução ilusionista de elementos arquitetônicos com cenas da vida de Nossa Senhora. Também foram identificados painéis no estilo de uma recriação de azulejaria com passagens da vida de Cristo e da Assunção de Nossa Senhora.
Outra curiosidade são os traços das chamadas chinesices encontradas nas pinturas em tábuas com desenhos vermelhos, pretos e ocre. Destaque também para a presença de perfis de índios botocudos, primitivos habitantes da região, na terminação das vestes das mulheres representantes das três virtudes e dos cinco sentidos do forro da sacristia.
Segundo a equipe técnica, as pinturas reveladas foram cobertas por tintas em dois momentos diferentes, em 1816 e 1933. Isso de acordo com as primeiras pesquisas realizadas. Mas, não há registros oficiais sobre essas pinturas reveladas na restauração da igreja matriz.
Até o momento, acredita-se que a retratação da vida de Cristo, em estilo azulejaria, foi inspirada nas obras de Bartolomeo Ricci, de 1607.
A restauração da Igreja Matriz revela um importante e inesperado patrimônio artístico e sacro em Minas Gerais. Além disso, proporciona aos conceicionenses e turistas a oportunidade de admirar e contemplar todas as belezas disponíveis no templo.
A cidade fica a pouco mais de 160km de Belo Horizonte. Um destino famoso, principalmente, para os amantes do ecoturismo, com opções de trilhas e cachoeiras incríveis na região. Confira aqui a matéria completa, que fizemos sobre a cidade!
Qual é sua igreja preferida em Minas Gerais? Conta pra gente aqui nos comentários!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário