Lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte

Por:Turismo de Minas

15

fev 2017

Atualizado em: 08/09/2021 ás 01:24

O Mercado Central de Belo Horizonte foi considerado, o terceiro melhor mercado do mundo, pela Revista Tam Nas Nuvens, em 2016, atrás do Borough Market, em Londres, no Reino Unido e  do La Boqueria, em Barcelona, na Espanha. É o atrativo turístico mais visitado da capital mineira e recebe mais de 30 mil visitantes ao dia, entre turistas e belo-horizontinos que vão em busca de produtos e serviços.

Fachada da entrada principal do Mercado Central, na Av. Augusto de Lima | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

Fachada da entrada principal do Mercado Central, na Av. Augusto de Lima | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

No local é possível encontrar, entre as 400 lojas, quase tudo que é produzido em Minas, desde os artesanatos, queijos, doces, temperos, aromas e sabores marcantes da cultura mineira.

Fundado em 1929, o mercado é o ponto de encontro dos belo-horizontinos.

Confira a lista das lojas imperdíveis do Mercado Central, que representam a diversidade de Minas Gerais!

 

Assista ao vídeo visitando as lojas do Mercado Central

Baixe o Ebook Turístico de BH e o Guia Turístico de Minas Gerais para planejar sua viagem

 

Cores e sabores do Mercado Central de Belo Horizonte | Foto: Marden Couto

Cores e sabores do Mercado Central de Belo Horizonte | Foto: Marden Couto

 

Veja a lista de lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte

 

LEIA TAMBÉM: Um roteiro completo por Belo Horizonte

 

1 – Tradicional Limonada

A tradicional limonada do Mercado Central, sempre geladinha, é ótima pedida para matar a sede em um dia quente. O suco é famoso e muito procurado pelos que frequentam o mercado. A loja é uma das mais antigas do Mercado Central e funciona desde 1938.

Tradicional Limonada, no Mercado Central | Foto: Gabriel Maciel / Turismo de Minas

Tradicional Limonada, no Mercado Central | Foto: Gabriel Maciel / Turismo de Minas

 

2 – Du Pain

A padaria artesanal mais charmosa do Mercado Central. Oferece um leque de produtos de qualidade e o croissant de chocolate é uma das melhores pedidas do local.

Os croissants da Du Pain estão entre os melhores de BH | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

 

3 – Comercial Sabiá

Oferece grande variedade de fumo de corda e seus derivados, além de cachimbos, charutos, palhas e palheiros, todos expostos em prateleiras de vidro. Porém o local é conhecido pelo pão de queijo recheado com pernil e o bolo de mexerica. Leve dinheiro, pois o local, mesmo turístico, em pleno século 21, não aceita cartões de crédito.

Pão de queijo recheado com pernil está entre os mais pedidos da loja | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

4 – Roça Capital

O ponto de encontro dos produtos feitos com toda simplicidade da roça, mas com a sofisticação dos sabores. Os queijos e os doces são um convite a experimentar as melhores delícias de Minas.

Roça Capital, vende produtos mineiros, especialmente, queijos, de diversas regiões | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

5 – Café Dois Irmãos

O espaço é decorado com fotos de políticos e de jogadores de futebol que já estiveram por lá. Local ideal para tomar um cafezinho acompanhado da broinha de fubá.

Café Dois Irmãos | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

6 – Empório Árabe D’Hana

Especializado em produtos e comida árabes o local tem opção de pratos prontos, pastas, doces e congelados. O kibe a a esfirra são as opções mais famosas da loja.

Empório D’Hana | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

7 – Praça do Abacaxi

Local onde a fruta é comercializada e motivo de uma das lendas que envolvem o Mercado Central. Os primeiros salões de beleza e barbearias do Mercado eram localizados perto da praça do Abacaxi. Por causa dessa proximidade, muitos clientes terminavam o corte e sempre eram vistos com um pedaço da fruta na mão, o que originou o boato de que quem cortava cabelo, ganhava um pedaço da fruta.

Praça do Abacaxi | Foto: Gabriel Maciel | Turismo de Minas

Praça do Abacaxi | Foto: Gabriel Maciel | Turismo de Minas

 

8 – Casa Cheia

O Casa Cheia é um dos restaurantes mais tradicionais do Mercado Central, com o que há de melhor na culinária mineira. Em funcionamento desde 1978, oferece almoço e petiscos. O prato mais famoso é conhecido como Mineirinho Valente, que leva canjiquinha, queijo, lombo defumado, costela desossada, linguiça caseira e, por cima, molho de espinafre.

Restaurante Casa Cheia, no Mercado Central | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

 

9 – Dünn Delikatessen da Cerveja

Quem curte uma cerveja artesanal, no Mercado tem uma loja onde é vendida a cerveja Dünn que tem diversos estilos. Um dos destaques que vale a pena experimentar é a cerveja américa amber ale, feita com goiabada. No local também é vendido insumos e equipamentos para se fazer cerveja caseira.

Dünn Delikatessen da Cerveja | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

10 – Bar da Lora

O prato mais famoso é o fígado acebolado com jiló, sempre acompanhando de uma cerveja gelada, e degustado em pé pelos muitos frequentadores. O cardápio possui outras opções convidativas como a carne de panela com molho de cerveja preta.

Fígado com jiló é um dos pratos mais pedidos nos bares do Mercado Central

 

11 – Comercial Enedir Biscoiteria

Para que procura guloseimas, este é o local certo. Doces típicos, balas e biscoitos são os produtos disputados pelos turistas que visitam a barraca.

Comercial Enedir | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

12 – Cachaça de Minas

Local para comprar as melhores cachaças do estado, com mais de 900 rótulos. A loja também oferece uma gama de cervejas artesanais e licores típicos.

Cachaça de Minas | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

 

CURIOSIDADES DO MERCADO CENTRAL

Visita Guiada

Se você quiser conhecer melhor o Mercado pode fazer uma visita guiada gratuita, disponível em sete idiomas, na qual é possível ver um pouco de tudo e aprender muito da história do local. As visitas são realizadas de segunda a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h para grupos de até 20 pessoas. Para agendar a visita envie email para agendamento@mercadocentral.com.br

No mercado também há um posto de informações turísticas na entrada principal pela Avenida Augusto de Lima, 744.

Posto de Informações Turísticas de Belo Horizonte, no Mercado Central | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Espaços

O Mercado Central oferece o espaço Cozinha Escola, que ensina receitas saudáveis e saborosas e promove aulas gratuitas de culinária, toda semana.

No estacionamento também há um espaço com brinquedos para crianças.

Espaço da Cozinha Escola no Mercado Central

Religiosidade

Dentro do mercado há uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. A imagem foi doada por uma comerciante portuguesa e em 1964 os comerciantes que compraram e reformaram o espaço decidiram construir uma capela para a imagem, que passou a ser padroeira do Mercado.

Capela Nossa Senhora de Fátima, dentro do Mercado Central | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

SERVIÇO

Mercado Central Belo Horizonte

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744, Centro, Belo Horizonte /  Minas Gerais

Telefone: 31 3274-9434/9497

Horários de funcionamento

Segunda-feira a sábado: 8h às 18h

Domingo e feriado: 8h às 13h

Estacionamento: diariamente – 7h às 21h

mercadocentral.com.br

 

ASSISTA AO VÍDEO BELO HORIZONTE #VEMPRABH #MERCADOS

 

LEIA MAIS

Mercado Novo BH: o lugar mais descolado da cidade!

14 lembrancinhas de Minas que você tem que levar na mala

6 doces mineiros que você tem que provar

 

 

DICAS PARA PLANEJAR E ORGANIZAR SUA VIAGEM

📘 GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem para planejar sua viagem, aqui! O Guia Turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado e vendido exclusivamente pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real! Se preferir, pague com boleto, transferência, PIX ou depósito – entre em contato: WhatsApp

🛏 HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!

🚗 CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um no aeroporto ou no ponto de sua chegada. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!

📌 Precisa de um ROTEIRO DE VIAGEM personalizado com dicas das cidades, estradas, hotéis, restaurantes, atrativos etc? Entre em contato que montamos de acordo com seu orçamento e disponibilidade para que tenha a melhor experiência de viagem. WhatsApp (31) 99681-1337

🌎 AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem aérea, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui ou entre em contato: WhatsApp 31 99681-1337

PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!

👨🏻‍SEGURO VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!

ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDAS – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337

 

 

Gostou das dicas sobre o Mercado Central de BH? Conhece outras lojas bacanas? Conte pra gente nos comentários!

 

mercado

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Ana Lúcia Corrêa Andrade disse:

    Adorei o mercado. Sou de Nova Iguaçu, RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br