Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 02/09/2019 ás 16:51
O estado de Minas Gerais reúne diferentes regiões produtoras de queijo. Aliás, o estado tem uma das tradições queijeiras mais antigas do país, graças aos colonizadores portugueses que transmitiram os métodos de produção no século XVIII.
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2008, o queijo mineiro mantém a tradição artesanal, sempre produzido com leite cru. São mais de 30 mil pequenos produtores em 600 municípios.
Neste post você conhece as sete regiões produtoras do estado e confere as cidades nas quais as fazendas são abertas para visitas. Assim como o mineiro, que é louco por queijo, você também vai se apaixonar por esta iguaria!
O queijo canastra, que hoje é um dos mais notórios de Minas, é fabricado em sete cidades da região, mas é em São Roque de Minas que está concentrado o maior número de produtores, que abrem suas fazendas e casas para receber os visitantes. Eles são tão organizados que criaram a Associação dos Produtores de Queijo Canastra – Aprocan, onde você pode conhecer um pouco sobre cada associado e o trabalho desenvolvido pela entidade (queijodacanastra.com.br). Entre os produtores mais conhecidos estão: o Zé Mario, da Fazenda São Bento; o Guilherme, do Capim Canastra; o Carlos Henrique e a Solange, da Capão Grande; e o João Carlos, da Agro Serra.
Leia matéria com dicas e roteiro sobre São Roque de Minas (fazendas e parque da Canastra)
A produção queijeira local é feita pelos municípios da microrregião de Irajá, que compreende os municípios de Araxá, Tapira, Pratinha, Conquista, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Sacramento e Medeiro. Entre os destaques está o produtor Alexandre Honorato, ganhador do título de melhor queijo do estado, em 2009, que se dedica ao ofício há 30 anos e hoje tem uma produção de 100 quilos por dia, na Fazenda Só Nata. Em 2017, o Sítio Real, dos produtores Reinaldo e Dalva foram também premiados com cinco medalhas de ouro: no concurso regional, em Araxá; no concurso estadual, em Tiradentes; no concurso popular no Festival do Queijo, em BH; e duas no concurso nacional, em São Paulo.
Leia matéria com dicas e roteiro sobre Araxá
A produção do queijo é facilitada por características naturais do local, como a fertilidade do solo e a abundância de água, além de um clima ameno. Na Fazenda Pavão, a família de João José de Melo trabalha no ramo há quatro gerações, produzindo o queijo Artesanal Imperial, que recebe uma resina amarela para promover uma cura mais lenta.
O queijo da região é produzido em dez municípios: Serro, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Materlândia, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Paulistas. Graças ao clima quente, a iguaria local é menos maturada, e costuma também ser macia.
Leia matéria com dicas e roteiro sobre Serro
A microrregião abrange 15 municípios. É possível realizar o Roteiro dos Queijos Finos no Caminho Velho da Estrada Real, que vai de Paraty a Ouro Preto, passando por São Vicente de Minas, Carrancas, Madre de Deus de Minas, Andrelândia, Cruzília, São João del-Rei e São Sebastião da Vitória. No caminho, provam-se os queijos locais trazidos ao Brasil nos anos 1920 pelos dinamarqueses, como os azuis, brancos e suíços.
A região do Alto Paranaíba, no oeste do estado, lançou em 2006 o selo “Queijo do Cerrado”. Diferente do queijo da canastra, o do cerrado deve ser consumido mais cedo. Geralmente é na fase de maturação média e tem como características o sabor amanteigado e a consistência macia.
Entre os dez municípios que a compõe há 1,3 mil produtores de queijo. Entre eles está o Gilson Fernandes da Costa, de Monte Carmelo, vencedor do primeiro concurso da região. Ele trabalha na área há 20 anos e produz 13 quilos de queijo por dia.
Ficou com vontade de comer um queijinho? Compartilhe com seus amigos e marque logo uma viagem por Minas! Conhece algum lugar bacana que produz queijo? Conta pra gente nos comentários!
? GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem de Minas Gerais para planejar sua viagem, aqui! O Guia turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado só vendido pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real!
? HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!
? CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!
✈ PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!
??⚕ ASSISTÊNCIA VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!
? AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui!
ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDA – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337
No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real!
Costumamos pegar a estrada, principalmente pelas cidades mineiras, minha esposa é namorada nasceu em carmo da mata..
Já visitamos alagoa, atrás do famoso queijo artesanal,premiado internacionalmente….
Visitamos também o triângulo dos queijos finos,cruzilia, minduri e são vicente de minas….
Já visitamos tantas cidades que perdemos as contas…aliás inclusive Maria da fé e outra tantas atrás do azeite….
Claro, não poderia deixar de citar andradas,cidade com dez vinícolas….
Recomendo visitá-la na época da festa do vinho em julho….
Boa, Francisco!
Tem muita coisa para fazer aqui!
Tenho enterece em distribuir queijos de minas o espírito santo.
Que coisa boa!
O ouro branco de Minas…
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas de viagens! 🚙 😀
http://www.instagram.com/turismodeminas
http://www.youtube.com/turismodeminas
http://www.fb.com/turismodeminas
http://www.twitter.com/turismodeminas