7 cidades mineiras que estão na rota da peregrinação

Por:Turismo de Minas

04

dez 2018

Atualizado em: 06/07/2022 ás 20:52

Fé e devoção também marcam o turismo em Minas Gerais e atraem milhares de fiéis em peregrinação. São cidades que guardam histórias de santos e outras importantes personalidades, que viveram fazendo o bem e acalentando muitos corações.

Separamos sete cidades que retratam a vida dessas pessoas e possuem templos frequentemente procurados por devotos e turistas, que vão até os municípios para conhecer um pouco mais da história, pedir, agradecer, e também pagar promessas. Confira!

Conheça a rota da peregrinação em Minas

1 – Curvelo

Em Curvelo, a Basílica de São Geraldo, é a única do gênero no mundo dedicada ao santo. Situada na região central do estado, a 170 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade reúne milhares de fiéis na época da festa de São Geraldo, que começa a ser comemorada 8 dias antes. Durante a Oitava são realizadas celebrações, procissões e carreatas em honra ao santo. São Geraldo é conhecido como Padroeiro das Mães e das Crianças, por causa dos milagres que Deus fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, assim as mães da Itália se afeiçoaram a ele e fizeram dele o seu padroeiro.

Basílica de São Geraldo | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

2 – Baependi

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi, é famoso pela história de Francisca de Paula de Jesus, popularmente conhecida como Nhá Chica, que foi beatificada no dia 4 de maio de 2013. Nascida em um distrito de São João Del-Rei mudou-se muito pequena para Baependi e dedicou a sua vida à religião. Faleceu em 14 de junho de 1895, data que marca a celebração de sua memória para os fiés. Sua fama de santidade se alastrou pela região e ainda em vida Nhá Chica passou a ser aclamada pelo povo como ‘a Santa de Baependi’, por sua fé e clarividência. O milagre atribuído à santa e considerado pelo Vaticano foi a cura com o poder da oração de uma doença congênita no coração de uma professora.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

3 –  Três Pontas

Em Três Pontas é a fé no Padre Victor que atrai milhares de fiéis. Um jovem negro que teve a escravidão marcando a sua história e o desejo de ser sacerdote, o que na época era impensável. Mas ele venceu os preconceitos e se tornou o primeiro padre ex-escravo no Brasil. Sua memória é celebrada no dia 23 de setembro, data do seu falecimento. Conta-se que a vida do padre foi permeada por bondade e atenção aos mais necessitados. Em Três Pontas o religioso reunia as crianças para passar alguns ensinamentos como música, francês e religião.

 

4 – Congonhas

O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas foi declarado pela Unesco, em 1985, Patrimônio Mundial da Humanidade. A igreja tem seu interior decorado em estilo rococó e a parte externa é adornada com estátuas dos Doze Profetas, esculpidas por Aleijadinho, além de seis capelas que representam as Estações da Cruz. O Jubileu do Senhor Bom Jesus recebe mais de 100 mil pessoas todos os anos e acontece entre os dias 7 e 14 de setembro. Perto do santuário fica a Romaria, que servia de hospedagem para os fiéis, e hoje é um espaço cultural.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

5 – Caeté

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural. Fica no alto da montanha, a 1.746 metros de altitude. O Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza. Todos os anos milhares de fiéis fazem peregrinações para realizar suas orações. Em 2017 o templo completa 250 anos e vai realizar uma programação especial para unir devotos em grandes celebrações para comemorar a data.

Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

6 – Confins

Santuário Schoenstatt Tabor da Liberdade é uma réplica do Santuário original, localizado em Schoenstatt, na Alemanha. É um dos 22 existentes no Brasil. O local reúne devotos da Obra Internacional da Mãe Rainha de Schoenstatt. Está situado em Confins, a 30 quilômetros de Belo Horizonte. A festa da Mãe Rainha é celebrada no dia 18 de outubro e reúne milhares de devotos. No dia da festa o Santuário oferece infraestrutura com barraquinhas de comidas típicas, estacionamento, posto médico e segurança. Já no dia 18 de maio é celebrado o aniversário do Santuário.

 

7 – Uberaba

A cidade tem forte relação com o médium Chico Xavier, uma das referências do espiritismo. Em setembro de 2016 foi inaugurado um Memorial em sua homenagem. O espaço é destinado a diversas atividades sociais e culturais com a comunidade, além de promover palestras, seminários e oficinas. A estrutura ainda conta com mais de 180 obras escritas pelo médium. Além disso, há fitas e livros sobre a história de Chico Xavier. O médium é figura de projeção internacional e os livros que psicografou tiveram milhões de exemplares vendidos. O forte laço entre o médium e Uberaba faz com que muitos admiradores de Chico Xavier visitem a cidade para conhecer um pouco mais sobre a história dele.

Memorial Chico Xavier, em Uberaba

 

 

Conhece outras cidades que tem o turismo marcado pela fé? Escreva pra gente nos comentários!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br