Chico Xavier: veja quais atrativos visitar nas cidades onde ele viveu

Por:Turismo de Minas

13

mar 2019

Atualizado em: 06/07/2022 ás 20:44

No dia 2 de abril, Chico Xavier completaria 107 anos. Referência no espiritismo, o médium ficou conhecido internacionalmente e vendeu mais de 50 milhões de cópias de seus livros, traduzidos para diversos idiomas. Todo o valor arrecadado com direitos autorais sempre foi doado a instituições de caridade. Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, foi um dos mais importantes expoentes do espiritismo no Brasil.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Chico Xavier ao longo da sua trajetória, foi criada pelo Governo de Minas uma honraria denominada Comenda da Paz Chico Xavier, que, anualmente, desde 1999, é entregue a pessoas físicas e jurídicas que trabalham pela promoção da paz e do bem-estar social. Em 1981 o médium foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

Veja quais atrativos visitar nas cidades onde Chico Xavier nasceu e morreu!

 

Pedro Leopoldo

Os filmes sobre a vida e obra do médium aguçaram a curiosidade das pessoas para conhecerem um pouco mais a sua cidade natal. A grande procura, fez com que Pedro Leopoldo, local em que Chico Xavier nasceu e viveu por 49 anos, ingressasse na rota do turismo religioso. Um roteiro turístico foi criado para os interessados em conhecer mais sobre a vida do médium.

O passeio inicia por uma praça, em seguida visita a escola onde ele estudou e um pequeno memorial no centro, localizado na última casa em que Chico Xavier morou. Alguns detalhes da casa foram preservados como no tempo em que ele vivia lá, como as roseiras e o quarto onde ele dormia. O turista também pode conhecer os mais de 400 livros psicografados por Chico e as 200 biografias escritas sobre o médium. Além de visitar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado pelo médium.

Busto de Chico Xavier, na Praça, em Pedro Leopoldo

 

Uberaba

A cidade de Uberaba também possui forte relação com o médium. Em setembro de 2016 foi inaugurado um Memorial em sua homenagem. O espaço é destinado a diversas atividades sociais e culturais com a comunidade, além de promover palestras, seminários e oficinas. O memorial possui um holograma reproduzindo momentos de psicografia juntamente com áudios de Chico Xavier. A estrutura ainda conta com mais de 180 obras escritas pelo médium, além de fitas e livros sobre a história de Chico Xavier.

Em 1959 Chico Xavier mudou para Uberaba e fundou o centro espírita Comunhão Espírita Cristã, onde recebia pessoas em busca de contato com parentes falecidos. Mais tarde Chico criou também outro centro espírita, a Casa da Prece. O forte laço entre o médium e Uberaba faz com que muitos admiradores de Chico Xavier visitem a cidade para conhecer um pouco mais sobre a história dele.

Memorial Chico Xavier, em Uberaba

 

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, nasceu no dia 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Seu pai, João Cândido Xavier, foi operário da Fábrica de Tecidos e vendedor de bilhetes de loteria. Sua mãe, Maria de São João de Deus, lavadeira e também operária da Fábrica de Tecidos, deixou órfãos dez filhos (uma morreu muito cedo), estando Chico, à época de sua desencarnação, com 5 anos de idade.

Cursou apenas o ensino fundamental. Começou a trabalhar muito cedo, inicialmente na Fábrica de Tecidos. Em seguida, trabalhou em um bar, depois em um armazém, e após por 25 anos de serviço ininterrupto na Fazenda Modelo. Aposentou-se em 1961, por invalidez, na cidade de Uberaba.

Catalogados pela Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo estão mais de 500 livros psicografados pelo maior médium de todos os tempos, em diferentes gêneros literários e traduzidos em vários idiomas. Foram vendidos mais de 50 milhões de exemplares até o momento, sendo que todos os direitos autorais sobre as obras foram cedidos a instituições beneficentes.

Chico dedicou sua vida aos necessitados e sofredores, consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do mundo. É um dos brasileiros que mais homenagens recebeu, pois são inúmeros os títulos de cidadania honorária, diplomas e comendas em seu nome. Em 1981, foi agraciado com a mais alta comenda do Estado de Minas Gerais, a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com expressiva votação. Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Comenda Chico Xavier. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Telemar e da Rede Globo Minas, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, também por votação popular.

Chico Xavier faleceu no dia 30 de junho de 2002, em Uberaba. O seu exemplo comoveu e até hoje serve de inspiração para todos aqueles que desejam construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz. Chico Xavier dizia sempre: “A melhoria do mundo começa em cada um de nós”. (Fundação Cultural Chico Xavier – Jhon Harley)

 

Homenagens dos pedroleopoldenses a Chico Xavier

– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Cidadão Benemérito Pedroleopoldense”
(12/10/1967)
– Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo: Praça Chico Xavier (15/11/1980)

– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Comenda Chico Xavier” (agosto/1995).
Diferenciar da “Comenda da Paz Chico Xavier” do Governo do Estado de Minas
Gerais.
– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Semana Cultural Chico Xavier” (2017)

Personagens Importantes na Vida de Chico Xavier: Maria de São João de Deus (mãe), Padre Sebastião Scarzello (confessor), Rosária Laranjeira (professora), Cidália Batista Xavier (segunda mãe), José Cândido Xavier (irmão) e Maria Luiza Xavier (irmã).

Instituições espíritas fundadas por Chico Xavier em Pedro Leopoldo:

Centro Espírita
Luiz Gonzaga em 21/06/1927 e o Centro Espírita Meimei em 31/07/1952.

A primeira instituição espírita de Pedro Leopoldo foi o Centro Espírita Amor e Luz fundado no dia 05/02/1903 com sede na Rua Dr. Herbster (residência particular), tendo como primeiro presidente Raul Hanriot.

 

Bibliografia Recomendada

– Notáveis Reportagens com Chico Xavier (Hércio Arantes – IDE)
– As Vidas de Chico Xavier (Jornalista Marcel Souto Maior)
– Mandato de Amor (Geraldo Lemos – UEM)
– No Mundo de Chico Xavier (Elias Barbosa – IDE)
– Meus Pedaços do Espelho (Marlene Nobre – FE)
– O Voo da Garça e Nas Trilhas da Garça (Jhon Harley – Vinha de Luz)

Fonte: Prefeitura de Pedro Leopoldo

 

Você já visitou estas cidades? Deixe uma mensagem pra gente contando a sua experiência!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Gratidão à Chico Xavier por ter vindo a este Orbe de provas e expiações. Tive a honra de conhecê-lo. Como ele nos faz falta…

  2. Meu nome Sérgio sou muito grato pela esistencia de Chico Xavier aprendi a viver outra vida após conhecimento do livro dele obriga Chico meu amigo de coração.

  3. Fabian Viégas (Novo Hamburgo/RS) disse:

    Pedro Leopoldo/MG é uma cidade agradável, de bom clima, gente hospitaleira e lugares para visitar. A Fazenda Modelo, onde Chico Xavier escreveu “Paulo e Estevão”, dentre tantas outras obras, pode ser visitado, e o local está preservado. Há algumas estórias sobre Chico Xavier e o “sapo Amigo”, personagem que se tornou famoso na fazenda.
    Há também em Uberaba, além do Memorial, o túmulo de chico Xavier, que pode ser visitado durante o dia com bastante tranquilidade. Há na frente uma florista que vende flores, arranjos e vasos de flores para os visitantes do cemitério municipal. É de fácil localização. Vale a pena conhecer as duas cidades e conhecer um pouco mais sobre sobre a pessoa de Chico Xavier e a personalidade espírita que cativa e encanta muitos de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br