Por:Turismo de Minas
mar 2023
Casa dos boêmios entre os anos de 1940 e 1960, já que não fechava as portas à noite, o Café Palhares guarda curiosidades que lembram uma cidade jovem e inocente. Era um dos redutos da capital mineira para a reunião de uma vasta clientela.
O estabelecimento foi inaugurado em 9 de março de 1938 pelos irmãos Palhares que, em 1944, venderam para João Ferreira, o uberabense Seu Neném, e o cunhado, Aziz. Agora, a administração está nas mãos de João Lúcio Ferreira e Luiz Fernando Ferreira, filhos de Seu Neném. O filho de Luiz Fernando, André Ferreira, representante da terceira geração, também se aventura na dianteira do negócio.
O Kaol (arroz, ovo e linguiça, acompanhados da cachaça) é o que tornou o Café Palhares uma entidade gastronômica em BH e o que o mantém vivo até hoje. O prato ganhou incrementos, como a farofa e a couve, introduzidas nos anos 1970, e o torresmo, mais uma estrela da combinação, a partir de 1980. Atualmente, entre as opções de acompanhamento, pernil, carne cozida, dobradinha e língua, com um saboroso molho de tomate servido por cima. No cardápio, também brilham o sanduíche de pernil, o sanduíche de linguiça, o pastel de carne e o chope gelado, porque ninguém é de ferro.
Entre 1950 e 1960, quando o Centro era ponto de convergência cultural, o Café Palhares viu momentos de auge. Depois de se divertir dançando ou aproveitando os cinemas de rua, o lugar era o destino preferido dos belo-horizontinos. É ali onde foi instalado o primeiro aparelho público de TV da capital.
O Palhares ganhou fama como QG dos esportes. Quando o Mineirão ainda não existia, no café se encontravam ingressos para as partidas de futebol no Independência, onde eram divulgados os resultados dos jogos, em um placar do lado de fora. Hoje, mantem viva a tradição que carrega, faz parte da memória afetiva da cidade.
Entre clientes de diferentes esferas, de futebolistas e políticos a lojistas, médicos, advogados, desembargadores, jornalistas, músicos, artistas e intelectuais, em torno do balcão o clima democrático sempre foi um grande atrativo, um charme a mais.
Serviço:
Endereço: Rua Tupinambás, 638, Centro
Funcionamento: Segunda-feira a quinta-feira, de 8h às 17h
Sexta-feira, de 8h às 19h
Sábado, de 8h às 16h
Telefone: (31) 3201-1841
Instagram: @cafepalhares
Site: www.cafepalhares.com.br
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário