Bar do Antônio

Por:Turismo de Minas

29

mar 2023

Do costume de jogar no chão um pouco de cachaça para o santo, veio o apelido. O comerciante despejava a bebida no canteiro à frente do bar e clientes, vendo isso, brincavam que ali nasceria um pé de cana. Foi assim que frequentadores acabaram plantando uma muda da espécie e o estabelecimento ganhou a alcunha bem-humorada.

O Bar do Antônio, assim carinhosamente chamado “pé de cana”, existe desde a década de 1960. Os irmãos Márcio, Roberto e Marco Túlio Bontempo adquiriram o estabelecimento das mãos de seu fundador, o maranhense Antônio de Abreu Ferreira, que abriu a casa em 1964. O primeiro endereço, no Sion, no ano 2000 foi transferido para outro ponto, na mesma rua. Para não fugir à tradição, a planta também está na unidade mais recente, no Luxemburgo, aberta em 2014.

Entre os clientes fiéis, uma experiência que passa de pai para filho. Tem gente para todos os gostos: mais velhos ou mais jovens, homens ou mulheres, quem aparece para um happy hour depois do trabalho ou quem passa a noite por ali. Entre as histórias curiosas, a famosa carta dos fiados, recurso para os frequentadores mais antigos pegos de surpresa na hora que chega a conta. Entre eles, um freguês que levou o filho recém-nascido ao bar, dizendo que o pequeno, quando crescesse, assumiria a ficha.

A identidade do Bar do Antônio vem muito dos petiscos, tão saborosos como criativos. Em todas as opções do cardápio, mais de 50 na lista, ingredientes típicos da boemia, como mandioca, filé, linguiça, carne seca, jiló, torresmo e muito mais.

Entre as pratas da casa, a Carnoba, filé em cubos com molho de carne e taioba e batata empanada com recheio de quatro queijos e bacon, e o Boi Doido, um tipo de carne louca feita com lagarto desfiado, azeitonas e alcaparras, servido com fatias de pão. Outro sucesso é a costelinha assada guarnecida com molho de rapadura e cachaça, servida com queijo pachá mineiro, no tira gosto chamado Costelinha Embriagada.

Além das cervejas nacionais e importadas e do chopp gelado de produção própria, da querida branquinha de todo dia, o menu tem mais de 170 rótulos, entre eles a mítica Anísio Santiago, que custa quase R$ 90 a dose.

 

Serviço:

Endereço: Rua Flórida, 15, Sion

Funcionamento: Domingo e segunda, de 11h às 18h

Terça a sábado, de 11h às 23h

Telefone: (31) 3221-2099

Instagram: @bardoantonio

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br