Portugal Trade Meeting passa por 5 cidades brasileiras

Por:Turismo de Minas
Notícias

28

set 2023

Atualizado em: 09/05/2025 ás 00:23

O Portugal Trade Meeting – Roadshow 2023 passou por 5 cidades no Brasil no mês de setembro: Salvador (19), Brasília (20), Belo Horizonte (21), São Paulo (22) e Rio de Janeiro (25). Agentes de viagens e operadoras de turismo, puderam conhecer de perto as 15 empresas portuguesas que estão participando da ação no Brasil, são elas: Top Atlântico DMC, Quality Tours Global Services, Living Tours, TempoVip DMC, Transalpino, Your Tours Portugal, Around Parallel, Project Travels & Events, Expotel Lda, PHC Hotels – Portuguese Hospitality Collection, United Hotels of Portugal, Vila Galé Hotéis, Discovery Hotel Management, Grupo Carrís e TAP Air Portugal.

O Portugal Trade Meeting conta com o apoio do Turismo de Portugal, Smiles Viagens, Vila Galé Hotéis, Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal, Integração Trade e produção da AVIAREPS Brasil.

O Turismo de Minas esteve presente no Roadshow na manhã da sexta-feira (22) no Consulado de Portugal em São Paulo.

Para a desenvolvedora de produtos da Flot Viagens, Maria Santos, que leva muitos grupos a Portugal, é muito importante conhecer novos fornecedores portugueses, “já que a Flot é muito tradicional e está há 30 anos no mercado é sempre bom ter novidades, saber de novas experiências, porque é um destino onde os brasileiros se sentem em casa, e tem a facilidade de ser a mesma língua”, explica Maria Santos.

O novo diretor de marketing e vendas do Grupo Vila Galé, Pedro Ribeiro, que assumiu o trabalho no grupo no último dia 1, o Portugal Trade Meeting – Roadshow 2023 é uma oportunidade de mostrar aos agentes de viagens e operadoras de turismo no Brasil os vários segmentos e destinos que a hotelaria do grupo oferta tanto no Brasil quanto em Portugal e é um motivo para falar sobre os novos lançamentos que estão por vir como Cuba, Espanha e novas unidades em Portugal.

Pedro Ribeiro, novo diretor de marketing e vendas da rede Vila Galé

Como o turismo começou a mudar

O português, Bernardo Cardoso é diretor do Visit Portugal, contou que iniciou a carreira no turismo em 2015, que sempre trabalhou no marketing de empresas de grande consumo, e teve a ver com uma primeira abordagem ao mercado através de um cliente oculto em que teve a oportunidade de visitar quase todas as agências de viagens mais importantes de São Paulo e de algumas das regiões do Brasil. Cardoso percebeu que quase não havia produtos portugueses nas agências de viagens, e quando tinha, era produtos básico e muito estereotipados, os produtos portugueses no Brasil não estavam imprimindo o que o turismo do seu país realmente oferecia.
Ele desenhou um plano de ação com uma segmentação diferente, mostrando outros destinos, e o ano de 2016 seguiu com muitas capacitações e treinamentos, no ano seguinte Portugal já apresentava um novo panorama no turismo, um crescimento de 70%, foram quase um milhão e meio de visitantes brasileiros.
“Portugal é um país muito autêntico, muito genuíno, muito diversificado e com essa base fomos criando eventos, capacitações, retirando feiras que não agregavam valor, e buscando outras com maior presença do agente de viagem, acredito que foi um bom percurso,” explicou Bernardo Cardoso.

Bernardo Cardoso, diretor do Visit Portugal

Boatos sobre altos custo em Lisboa

Em pesquisas recentes o Housing Anywhere classificou Lisboa como a cidade com aluguéis mais caro da Europa. E as pesquisas da CIA Landlords, que ganhou o nome de The Cost of Living Crisis: How big is the gap between outgoings and incomings around the world? – no item cidades menos viáveis financeiramente para se viver no mundo, colocou Lisboa em terceiro lugar, atrás de Londres e Roma no topo da lista.
Bernardo Cardoso acredita que é uma boa oportunidade para responder sobre o assunto, já que Lisboa não é uma cidade cara como dizem. Ele fala que os valores são muito acessíveis, e afirma que Portugal é um destino em conta comparado a outros países europeus. Ele fala que nos último dois ou três anos teve um aumento nos preços em decorrência da procura e oferta por hotéis e restaurantes, o que é natural em qualquer mercado, e foram 20 milhões de turistas estrangeiros nestes anos, e mais 7 milhões de turistas portugueses transitando no próprio país –
Entre os países que mais vistam Portugal estão Inglaterra, França, Espanha, EUA e Brasil, para ele o fato dos turistas fora da Europa deixarem mais euros em Portugal tem a ver tendências de consumo.

Destinos portugueses em destaque

No turismo de Sol e Praia, segue o Algarve, descoberto pelos brasileiros recentemente, os arquipélagos dos Açores e Madeira, que o diretor do Visit Portugal considera diferentes do que os brasileiros normalmente visitam em Portugal, tanta pela diversidade e a autenticidade dos arquipélagos – “madeira é mais urbana e os Açores mais verdes com mais presença da natureza”, explica Cardoso.
O Alentejo é bem desenvolvida no enoturismo, mas o vinho em Portugal é transversal, tem Lisboa e Porto, são ao todo sete regiões turísticas.

Existem outros motivos que levam o turista a Portugal, o surfe, as ciclovias, o turismo religioso, os roteiros literários de José Saramago, Fernando Pessoa e Almeida Carride, o turismo de saúde. Bernardo Cardoso aposta no turismo do mar e disse que não existe limite para Portugal se inovar – “Nos criamos experiências e amamos receber as pessoas que nos visitam”, finaliza Cardoso.

Parceiros do Portugal Trade Meeting

Reportagem e fotos: Mary de Aquino

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br