Portugal Trade Meeting passa por 5 cidades brasileiras

Por:Turismo de Minas
Notícias

28

set 2023

O Portugal Trade Meeting – Roadshow 2023 passou por 5 cidades no Brasil no mês de setembro: Salvador (19), Brasília (20), Belo Horizonte (21), São Paulo (22) e Rio de Janeiro (25). Agentes de viagens e operadoras de turismo, puderam conhecer de perto as 15 empresas portuguesas que estão participando da ação no Brasil, são elas: Top Atlântico DMC, Quality Tours Global Services, Living Tours, TempoVip DMC, Transalpino, Your Tours Portugal, Around Parallel, Project Travels & Events, Expotel Lda, PHC Hotels – Portuguese Hospitality Collection, United Hotels of Portugal, Vila Galé Hotéis, Discovery Hotel Management, Grupo Carrís e TAP Air Portugal.

O Portugal Trade Meeting conta com o apoio do Turismo de Portugal, Smiles Viagens, Vila Galé Hotéis, Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal, Integração Trade e produção da AVIAREPS Brasil.

O Turismo de Minas esteve presente no Roadshow na manhã da sexta-feira (22) no Consulado de Portugal em São Paulo.

Para a desenvolvedora de produtos da Flot Viagens, Maria Santos, que leva muitos grupos a Portugal, é muito importante conhecer novos fornecedores portugueses, “já que a Flot é muito tradicional e está há 30 anos no mercado é sempre bom ter novidades, saber de novas experiências, porque é um destino onde os brasileiros se sentem em casa, e tem a facilidade de ser a mesma língua”, explica Maria Santos.

O novo diretor de marketing e vendas do Grupo Vila Galé, Pedro Ribeiro, que assumiu o trabalho no grupo no último dia 1, o Portugal Trade Meeting – Roadshow 2023 é uma oportunidade de mostrar aos agentes de viagens e operadoras de turismo no Brasil os vários segmentos e destinos que a hotelaria do grupo oferta tanto no Brasil quanto em Portugal e é um motivo para falar sobre os novos lançamentos que estão por vir como Cuba, Espanha e novas unidades em Portugal.

Como o turismo começou a mudar

O português, Bernardo Cardoso é diretor do Visit Portugal, contou que iniciou a carreira no turismo em 2015, que sempre trabalhou no marketing de empresas de grande consumo, e teve a ver com uma primeira abordagem ao mercado através de um cliente oculto em que teve a oportunidade de visitar quase todas as agências de viagens mais importantes de São Paulo e de algumas das regiões do Brasil. Cardoso percebeu que quase não havia produtos portugueses nas agências de viagens, e quando tinha, era produtos básico e muito estereotipados, os produtos portugueses no Brasil não estavam imprimindo o que o turismo do seu país realmente oferecia.
Ele desenhou um plano de ação com uma segmentação diferente, mostrando outros destinos, e o ano de 2016 seguiu com muitas capacitações e treinamentos, no ano seguinte Portugal já apresentava um novo panorama no turismo, um crescimento de 70%, foram quase um milhão e meio de visitantes brasileiros.
“Portugal é um país muito autêntico, muito genuíno, muito diversificado e com essa base fomos criando eventos, capacitações, retirando feiras que não agregavam valor, e buscando outras com maior presença do agente de viagem, acredito que foi um bom percurso,” explicou Bernardo Cardoso.

Boatos sobre altos custo em Lisboa

Em pesquisas recentes o Housing Anywhere classificou Lisboa como a cidade com aluguéis mais caro da Europa. E as pesquisas da CIA Landlords, que ganhou o nome de The Cost of Living Crisis: How big is the gap between outgoings and incomings around the world? – no item cidades menos viáveis financeiramente para se viver no mundo, colocou Lisboa em terceiro lugar, atrás de Londres e Roma no topo da lista.
Bernardo Cardoso acredita que é uma boa oportunidade para responder sobre o assunto, já que Lisboa não é uma cidade cara como dizem. Ele fala que os valores são muito acessíveis, e afirma que Portugal é um destino em conta comparado a outros países europeus. Ele fala que nos último dois ou três anos teve um aumento nos preços em decorrência da procura e oferta por hotéis e restaurantes, o que é natural em qualquer mercado, e foram 20 milhões de turistas estrangeiros nestes anos, e mais 7 milhões de turistas portugueses transitando no próprio país –
Entre os países que mais vistam Portugal estão Inglaterra, França, Espanha, EUA e Brasil, para ele o fato dos turistas fora da Europa deixarem mais euros em Portugal tem a ver tendências de consumo.

Destinos portugueses em destaque

No turismo de Sol e Praia, segue o Algarve, descoberto pelos brasileiros recentemente, os arquipélagos dos Açores e Madeira, que o diretor do Visit Portugal considera diferentes do que os brasileiros normalmente visitam em Portugal, tanta pela diversidade e a autenticidade dos arquipélagos – “madeira é mais urbana e os Açores mais verdes com mais presença da natureza”, explica Cardoso.
O Alentejo é bem desenvolvida no enoturismo, mas o vinho em Portugal é transversal, tem Lisboa e Porto, são ao todo sete regiões turísticas.

Existem outros motivos que levam o turista a Portugal, o surfe, as ciclovias, o turismo religioso, os roteiros literários de José Saramago, Fernando Pessoa e Almeida Carride, o turismo de saúde. Bernardo Cardoso aposta no turismo do mar e disse que não existe limite para Portugal se inovar – “Nos criamos experiências e amamos receber as pessoas que nos visitam”, finaliza Cardoso.

Reportagem e fotos: Mary de Aquino

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br