8 dicas de marketing digital para quem atua na área de turismo

Por:Turismo de Minas

05

dez 2018

Atualizado em: 14/07/2020 ás 13:50

Dizem que é preciso ser visto para ser lembrado e nada melhor do que utilizar a internet para estar presente em todo lugar. Os recursos de busca nos auxiliam a encontrar produtos e serviços, a pesquisar preços de passagens, hospedagens, transportes, tudo a um clique.

A internet facilitou muito o acesso à informação e com o passar do tempo estratégias como o marketing digital foram ganhando cada vez mais espaço e impactando várias áreas.

O setor de turismo é uma dessas áreas e hoje trazemos dicas importantes para auxiliar profissionais do setor. Se você tem dúvida de como o marketing digital pode melhorar o seu negócio, confira as dicas abaixo.

1 – Descubra seu público alvo

O primeiro passo é definir para quem o seu conteúdo será direcionado. Mapeie seus clientes e especifique seu público alvo para criar conteúdo certeiro para eles. Atente-se ao tipo de linguagem que é melhor consumida pelos seus clientes, assim é mais fácil traçar estratégias eficientes para atingir o seu público.

 

2 – Crie um blog

A internet é o primeiro canal em que as pessoas realizam pesquisas, por isso é muito importante ter um blog para criar um canal de comunicação direto com o seu cliente. Esse recurso gera proximidade com as pessoas e interesse maior pelo seu produto/serviço. Além disso, as pessoas costumam buscar referências na internet antes de consumir algo ou se hospedar, por exemplo.

 

3 – Tenha consistência

Ter periodicidade para publicar o conteúdo é uma forma de fidelizar os seguidores. Faça um planejamento e defina quantas vezes por semana irá postar e cumpra o cronograma custe o que custar. Esteja certo que o seu público e as pessoa que o acompanham ficarão na expectativa do próximo conteúdo. Crie conteúdos interessantes e pertinentes, além de apenas trabalhar a divulgação da sua marca.

 

4 – Seja persistente

No início você terá poucos leitores, mas com o passar do tempo eles irão aumentar. Todo mundo começa assim e aos poucos você vai adequando quais estratégias se encaixam melhor com o seu público. Sem falar que o conteúdo não é perecível, em qualquer época é possível buscar e consumir o que foi dito.

 

5 – Varie o formato das postagens

Utilize textos, fotos, vídeos, podcasts e infográficos assim é possível atingir diferentes leitores. Cada leitor prefere consumir a informação em um formato e quanto mais variável possível, maior a chance de alcançar leitores diversificados.

 

6 – Atualize as redes sociais

Você deve fazer pelo menos um post por dia nas redes sociais. Lembre-se a periodicidade é muito importante. Isso não significa que você precisa ter todas as redes sociais, o ideal é que você escolha a que seu público mais usa e foque nela. Crie um planejamento para que as redes sociais estejam sempre alimentadas com informação útil e de qualidade para o seu leitor.

 

7 – Interaja com seus leitores

Não deixe seu leitor sem resposta, interaja com ele, pois ele está te dando dicas sobre seu produto/serviço. Convide-o a participar comentando, curtindo, compartilhando o seu conteúdo. Responda as dúvidas, agradeça as dicas e os feedbacks enviados. Tenha uma relação mais próxima e evite utilizar muita formalidade nesses meios. As redes sociais são uma excelente forma de aproximar e compreender um pouco mais o seu público.

 

8 – Meça seus resultados

Análise seus resultados mensalmente e adeque suas estratégias para alcançar sua meta. Utilize as ferramentas disponíveis para mensurar esses resultados. Há várias ferramentas que podem ajudar no agendamento de postagens, no número de visualizações geradas pelo seu conteúdo, na taxa de cliques dos seus e-mails marketing e outras opções de monitoramento que podem facilitar na hora de mensurar os resultados. Acompanhe o progresso do seu trabalho para se aperfeiçoar cada vez mais e atingir o seu objetivo.

 

Você tem outras dicas ou dúvidas sobre marketing digital para turismo? Deixe sua sugestão nos comentários ou entre em contato pelo whatsapp ou e-mail!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Adriana Aparecida Budai disse:

    Olá, tudo bem?
    Espero que estejam bem.

    Eu preciso recomeçar e pensei em comercializar os melhores doces e queijos de minas, gostaria de ir pessoalmente aos lugares que vocês citam em suas dicas.
    Preciso me reinventar, quais empresas vc sugerem?
    Imagino que conheça todas e teria alguma sugestão de roteiro para que eu possa visitar saindo de SP até Lagoa dourada? Ou se for preciso ir um pouco mais estou a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br