Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 09/04/2019 ás 17:19
Texto: Luana Bastos – Fotos: MardenCouto
A Semana Santa é o período em que os cristãos celebram morte e ressurreição de Cristo. O turismo religioso tem grande força em Minas Gerais e viajar nessa época é uma excelente opção para conhecer um pouco mais da religiosidade do estado.
A popularidade do evento é tanta que todos os anos atrai inúmeros turistas. As igrejas das cidades históricas realizam lindas celebrações, além da encenação da Paixão de Cristo.
Durante a Semana Santa os fiéis podem participar das tradições locais, das procissões, assistir as encenações e ajudar a fazer os tapetes ornamentados.
Na cidade a Semana Santa é período de muito movimento de turistas e fiéis. Eles enchem as igrejas para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Em São João Del-Rei uma das tradições seculares é o Ofício das Trevas, que reconta o sofrimento de Jesus através de orações, salmos e leituras. A cada salmo rezado uma vela é apagada do candelabro triangular que fica sob o altar. Ao todo 14 das 15 velas são apagadas, apenas a que fica mais ao centro é mantida acessa e representa a luz de Cristo. O Ofício das Trevas acontece na quarta-feira da Semana Santa.
Assista ao vídeo com dobradas dos sinos, na torre da Catedral Nossa Senhora do Pilar, em São João
As procissões, ao som das matracas e do toque fúnebre das bandas de música, relembram o cortejo de Jesus aprisionado. Mais de 200 atores representam figuras bíblicas. Na quinta-feira, na Praça da Igreja Matriz, há encenação da Santa Ceia. Na sexta à noite, um dos pontos altos é a encenação da Crucificação de Cristo no Adro dos Profetas. Acontecem também o Sermão da Montanha e Exposição de Tapetes Ornamentais.
Diamantina
A cidade mantém ritos tradicionais nas celebrações da Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, segue com Procissão do Encontro, que retrata o encontro de Maria com seu filho, e passa pela cerimônia do Lava-Pés, momento em que Jesus participa da Última Ceia e lava os pés dos seus apóstolos. A Sexta-Feira da Paixão, marca a crucificação e a morte de Jesus Cristo, o sábado a Bênção do Fogo Novo e a Vigília Pascal, e no Domingo de Páscoa é celebrado pelos fiéis a Ressurreição. Uma das tradições mais antigas preservada na cidade é a “Guarda Romana”, na qual mais de 50 homens caracterizados participam da Via Sacra.
Assista ao vídeo que gravamos em Diamantina
As festividades incluem celebrações, Malhação do Judas e decoração das ruas com tapetes de flores e serragens coloridas. Na Procissão das Almas, uma das mais tradicionais, os fiéis se cobrem com lençóis brancos e, com velas nas mãos, e saem pelas ruas do centro histórico de Mariana.
Consideradas uma das Semanas Santas mais tradicionais do estado, em Ouro Preto arte e fé se misturam e atrai a atenção dos fiéis e visitantes. A cidade organiza as festividades ao longo de toda a semana, que envolve concertos de música sacra colonial e encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas. Há uma tradição no revezamento entre duas igrejas da cidade para realizar a encenação da Paixão de Cristo. Para o Domingo de Páscoa os fiéis se reúnem na confecção dos tapetes coloridos para a famosa procissão da ressurreição.
A Semana Santa é celebrada na cidade desde o século XVIII, uma tradição da Igreja Católica. No centro histórico de Sabará, os eventos são organizados pelas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição, com a colaboração da comunidade em geral. Durante a semana acontecem missas, procissões, vigílias, encenações e grandes celebrações.
Um dos maiores eventos de fé e devoção católica, a tradicional Semana Santa em Tiradentes conta com cerimônias diversas que marcam os últimos momentos da vida de Cristo. São missas, procissões e diversos eventos, que reúnem centenas de fiéis que buscam o destino para celebrar a fé.
Assista ao vídeo que gravamos em Tiradentes
Você já participou da Semana Santa em alguma destas cidades? Conta pra gente a sua experiência!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário