Museu de Congonhas lança Gincana Virtual

Por:Turismo de Minas
Notícias

18

maio 2020

Nesta semana, em que se comemora o Dia Internacional dos Museus (18/5), o Museu de Congonhas inicia as atividades da sua primeira Gincana Virtual. A iniciativa, online, necessária nesses tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, é uma das atividades que estão na programação da instituição que participa, mais uma vez, da Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM).

 

Esta é a 18º edição do evento, que este ano, propaga o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Seguindo esta proposta, a Gincana Virtual do Museu de Congonhas, é uma forma que a instituição encontrou de reunir pessoas de qualquer lugar do país e de idades diversas, para testarem seus conhecimentos sobre arte, patrimônio e história numa sadia competição, que desde as inscrições já esta movimentando as redes sociais do Museu. A Gincana começa nesta semana e se estende até o início de junho.

 

Mas a programação desta semana não para por aí. Nesta terça-feira, 19, às 20h, estreia no Canal Congonhas, um episódio especial da série “Promessa e Milagre”, sobre o Jubileu, festa religiosa que acontece na Cidade dos Profetas todos os anos. O capítulo, que encerra a produção, apresenta um relato emocionante da Romaria de Carmópolis de Minas, que reúne centenas de fieis que vem a pé para Congonhas em agradecimento ao Bom Jesus.

 

Na quarta-feira, 20, a instituição leva ao ar, um vídeo que explica a construção, detalhes artísticos e a história da Capela da Santa Ceia, edificação que faz parte do Santuário que é Patrimônio Cultural Mundial. O vídeo faz parte da série que realiza Mediações Virtuais sobre todo o conteúdo em exposição no Museu de Congonhas.

Na quinta-feira, 21, a Gincana começa a todo vapor, será lançada a primeira prova. Neste mesmo dia, na sessão #TBTdoMuseu, serão relembradas as atividades e eventos realizados nos anos anteriores durante a Semana dos Museus, com fotos vídeos e depoimentos dos participantes.

 

Já na sexta-feira, 22, é dia de #Sextou. A instituição vai fazer publicações com indicações de entretenimento cultural para quem é apaixonado por história, arte e patrimônio.

 

Para a criançada se divertir no final de semana, estreia a oficina “Dama dos Profetas”, ensinando a fazer uma nova versão deste jogo tão tradicional. E ainda terá a publicação de um novo #QuizdoMuseu, aguçando a curiosidade dos internautas.

 

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário disponível no site do Museu de Congonhas. Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou formando uma equipe.

 

Museu de Congonhas na Web:

Canal Congonhas: https://www.youtube.com/canalcongonhas

Facebook: www.facebook.com/museudecongonhas

Instagram: www.instagram.com/museusdecongonhas

Site: www.museudecongonhas.com.br

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br