São Paulo desenvolve ações para fomentar a retomada do turismo

Por:Turismo de Minas
Notícias

30

set 2021

Atualizado em: 01/10/2021 ás 20:17

A Fundação 25 de Janeiro, com as marcas São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e Visite São Paulo, junto com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo reuniram jornalistas de todo Brasil, no dia 23/9, no Sheraton WTC, para uma coletiva de imprensa sobre as ações para retomada do turismo no Estado.

A grande aposta é no turismo de lazer regional, mas a retomada dos voos e dos eventos também estão na pauta econômica do Estado, que avança com a vacinação.

Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro; Vinícius Lummertz, secretário de turismo de viagens do estado de São Paulo e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

 

Vacinação

O Estado de São Paulo é o principal emissor de turistas do Brasil. Mais de 50% da população do estado já está imunizada e a expectativa é que até novembro 100% dos adultos estejam completamente vacinados.

Isso reflete diretamente no consumo de viagens em todo o Brasil, pois o paulista é o público que mais consome serviços de turismo em 17 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais (27%).

Os paulistanos lideram o ranking também do total de viajantes em outros nove estados. Em Minas Gerais eles representam 24% do total de turistas, ocupando a primeira posição.   

Voos

Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, 74% das rotas domésticas pré-pandemia já estão em operação: “A expectativa é que 100% dos voos operados antes da crise retomem no primeiro semestre de 2022”.

As reaberturas das fronteiras também são fundamentais para o setor de turismo. A Argentina anunciou a reabertura em outubro e os Estados Unidos em novembro, o que deve incrementar o setor na retomada.

Antes da pandemia, a Gol tinha 800 voos diários, no auge da crise, chegou a ter 50 voos, e este mês já está com 400 voos dia, segundo dados da companhia. 

De acordo com Daniela Pereira, gerente de vendas da Gol Linhas Aéreas, novas rotas estão sendo lançadas, entre São Paulo e Bonito, duas vezes por semana, que começou em setembro: “além disso, em novembro estão previstas as retomadas dos voos internacionais para Cancun, Punta Cana e Montevideo”, completa a executiva.

Eventos

O setor de eventos, que teve grande impacto na pandemia, também está se recuperando. Eventos de pequeno porte estão sendo realizados, diariamente, em salas de hotéis, e os de grande porte, com mais de 500 pessoas, já foram autorizados.

Toni Sandos, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro, diz que mais de 80 eventos estão confirmados para acontecerem até o final deste ano: “O destaque é o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1, que será realizado de 12 a 14 de novembro”.

 

Eduardo Sanovicz, da Abear, Toni Sando, do São Paulo Convention e Guilherme Miranda, da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo

Iniciativas do Governo 

Guilherme Miranda, secretário executivo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, apresentou as principais iniciativas do órgão para a retomada: “São propostas definidas no planejamento da gestão do governador João Dória para o setor, que já estão em execução”.

O governo lançou o programa Distritos Turísticos, que dará apoio para expandir infraestrutura e desenvolvimento a partir do turismo. No início deste mês foi criado o Distrito Turístico de Olímpia, região conhecida pelos parques aquáticos. O próximo distrito a ser criado pelo governo é o Serra Azul, que concentra os parques temáticos. 

Outra ação é o SPEcoaventura, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) para qualificar, certificar e promover os mais de 200 destinos de natureza e aventura do estado de São Paulo, garantindo mais segurança para os turistas.

As Rotas Cênicas são outra aposta do governo, que lançou 4 caminhos turísticos, nos quais a própria viagem é um atrativo: Vale do Ribeira, Mantiqueira Paulista, Circuito das Águas e Flores e Litoral Norte. Plataformas, paradouros, mirantes e skywalks serão instalados ao longo das rodovias para complementar a experiência do viajante. 

A Cartilha Virtual de Estruturas Náuticas também é uma ação do governo para a retomada do turismo. O guia traz modelos de rampas e piers e passo a passo jurídico de licenciamento para fomentar o turismo náutico em 120 municípios às margens do mar, rios e represas.

O governo lançou também o Politurismo.Edu, colocando o turismo como matéria escolar. Alunos dos ensinos fundamental e médio, da rede pública estadual, terão à disposição disciplinas eletivas sobre o setor de viagens e turismo. Criando assim oportunidade para jovens que, em breve, estarão no mercado de trabalho.

 

*Luana e Marden viajaram à convite da Fundação 25 de Janeiro. 

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br