Turismo digital chama a atenção em Minas Gerais com foco no marketing e em recursos online

Por:Turismo de Minas
Sem categoria

22

fev 2022

Os últimos dois anos foram problemáticos para o turismo no Brasil, seja em Minas Gerais ou em qualquer outro estado. A crise que afetou todo o mundo fez com que as restrições impedissem muitas viagens, e isso acabou prejudicando hotéis, museus, companhias aéreas e agências de turismo. Entretanto, esse momento também exigiu que as ferramentas digitais começassem a ganhar espaço na região, com foco no marketing e também em recursos que permitam a visita de turistas no formato 100% online. Essas mudanças devem ditar o futuro do turismo mineiro pelos próximos anos.

A internet é um recurso infinito de ferramentas, principalmente com tecnologias que inovam várias áreas em um curto espaço de tempo. Isso significa impacto também no setor do turismo. Antes da popularização dos smartphones, por exemplo, a única forma de uma pessoa planejar uma viagem era com mapas físicos e a informação de outras pessoas. Atualmente, um dispositivo que tenha GPS faz quase todo o trabalho, e facilita a vida de qualquer turista. Isso mostra como essas ferramentas causam grandes impactos, mesmo que de forma pouco visível.

Outro bom exemplo está no campo dos jogos online. Apesar de os melhores cassinos estarem na Argentina e no Uruguai, os brasileiros fãs de apostas podem usar as plataformas de cassinos online para apostarem na internet. Alguns dos melhores sites, como o Amuletobet Casino e o LeoVegas Casino, possuem vários recursos que permitem uma experiência interativa. Apostar dinheiro real nas slots machines grátis é uma experiência dinâmica pelas diferentes temáticas que existem nas caça-niqueis virtuais. Além disso, para atrair mais pessoas, os sites oferecem rodadas grátis para novos usuários.

Tudo isso explica porque o turismo digital está ganhando foco total em Minas Gerais. A ideia de alguns órgãos públicos, principalmente a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, é fazer com que a internet consiga recuperar o setor nos próximos anos. O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para isso, mas não é a única. Alguns museus e locais estão apostando no streaming para oferecer uma visita virtual.

Os tours virtuais

A visita totalmente online não é uma novidade, pois esse recurso foi usado por vários lugares do mundo para atrair a atenção das pessoas na internet, inclusive aqui no Brasil. Ele funciona quando um local que costuma ser o destino de turistas disponibiliza filmagens, fotos e até mesmo um streaming para o público online, algumas vezes até mesmo sem cobrar nada. Em São Paulo, por exemplo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, também conhecido como MASP, recebeu milhões de visitas online durante as exposições virtuais disponibilizadas.

Isso também aconteceu em Minas Gerais, com a disponibilidade de tours virtuais em diferentes locais do estado. O Museu Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte, começou com a ideia em 2020 e não parou mais. Qualquer pessoa pode conhecer o local por dentro, inclusive algumas exposições, apenas acessando o site oficial do museu. Isso é algo inovador, e ajuda o turismo em momentos de restrição.

Marketing digital no turismo

Outra ferramenta que ganhou força nesses últimos dois anos foi a rede social. A ideia de compartilhar fotos e vídeos sobre diferentes locais, inclusive em toda a região de Minas Gerais, acaba servindo de marketing para o turismo. As pessoas conhecem apenas online, e acabam por criar a curiosidade de visitar ao vivo. O perfil Visite Minas Gerais no Instagram, por exemplo, possui quase 140 mil seguidores e muitas visualizações diárias. A rede acaba ajudando a mostrar alguns destinos turísticos mineiros.

Regiões que são menores, e menos populares, como é o caso de Governador Valadares, acabam ficando mais conhecidas na internet. A expectativa é que esses recursos façam diferença em 2022, quando a crise finalmente deixar o país e o turismo voltar a funcionar da melhor maneira possível. Enquanto isso não acontece totalmente, as cidades mineiras apostam nas redes sociais e nos tours digitais para conseguirem aparecer na mídia e também no feed dos usuários online.

O turismo digital é o futuro, e Minas Gerais tem conseguido se destacar com diferentes iniciativas. Desde 2020, o setor passa por muitas dificuldades, por isso é necessário arranjar alternativas. Os recursos digitais acabaram ajudando neste sentido, e devem continuar presentes pelos próximos anos. Seja com os tours virtuais ou então com foco no marketing digital, é inegável que o turismo mudou e que as cidades precisam se adaptar.

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br