4 lugares para você comprar artesanato em Minas 

Por:Turismo de Minas

01

dez 2018

Atualizado em: 29/04/2021 ás 20:33

O artesanato em Minas é uma das marcas registradas do estado. A produção sai das mãos de mais de 250 mil artesãos. E é sempre uma boa pedida para levar uma lembrança da viagem para casa. E o interessante, que os produtos assumem uma identidade diferente de acordo com a região do estado.

Argila, fibras vegetais, chifre, madeira, metal, papel, pedra, tecidos e couro, frequentemente, são trabalhados em todas as regiões de Minas Gerais. Mas, os principais destaques do estado são os materiais e lugares que listamos nesta matéria.

Se todas as vezes que você volta de viagem a família se reúne para a distribuição dos presentes, quando chegar de Minas vai surpreender o pessoal com peças únicas, que são a cara daqui.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

Os principais tipos de artesanato em Minas

Pedra-sabão (Ouro Preto)

A pedra-sabão é um material versátil com que se fazem desde joias a panelas. É extraída desde o século XVIII das jazidas de Santa Rita de Ouro Preto. A tradicional Feira de Artesanato do Largo do Coimbra reúne todos os dias mais de 50 expositores em frente à Igreja de São Francisco de Assis, com boa variedade de produtos.

 

 

Leia também: principais feiras em Minas Gerais

 

Estanho (São João del-Rei)

O estanho era sinônimo de luxo nas casas coloniais brasileiras do século XVIII. Mas, aos poucos, o material foi substituído por outras opções, como porcelana. O responsável por resgatá-lo foi o inglês John Somers, que em 1968 abriu uma fábrica em São João del-Rei para confeccionar produtos de estanho. Além disso, no estabelecimento que leva seu nome, é possível conhecer o processo de produção e adquirir jogos de chá e jarras de estilo medieval.

Estanho produzido em São João del-Rei | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

 

LEIA TAMBÉM: lugares para compras em Minas Gerais

 

Cerâmica (Vale do Jequitinhonha)

Na porção norte do estado, a região é conhecida desde os anos 1970 pela produção de cerâmica. As mulheres, chamadas de “paneleiras”, recorriam ao barro para gerar renda para a sua família. Em princípio, fabricavam itens como moringas e vasilhas, mas depois passaram a criar também objetos de decoração. A arte hoje é distribuída por comerciantes e pode ser encontrada em outras cidades mineiras.

Cerâmica do Vale do Jequitinhonha | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

 

Madeira (Bichinho)

Até os anos 1990, Bichinho, distrito de Prados, mantinha-se pela agricultura e pecuária. Com a abertura da Oficina de Agosto, em 1991, espécie de coletivo que promove o artesanato local, o lugar passou a produzir móveis e esculturas feitas de madeira de demolição, vendidos em diversas lojas dali e até no exterior.

Artesanato de madeira, em Bichinho | Foto: Marden Couto/TurismodeMinas

 

 

LEIA TAMBÉM – Saiba quais são as 10 cidades mineiras com a melhor qualidade de vida

 

#DicaTurismodeMinas

No Circuito Liberdade, em BH, está o Centro de Arte Popular – Cemig, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais.

 

Você também curte o artesanato de Minas Gerais? Compartilhe com seus amigos! Conhece algum lugar no estado que produza um artesanato diferente? Conte pra gente nos comentários!

 

DICAS PARA PLANEJAR E ORGANIZAR SUA VIAGEM

📘 GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem para planejar sua viagem, aqui! O Guia Turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado e vendido exclusivamente pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real! Se preferir, pague com boleto, transferência, PIX ou depósito – entre em contato: WhatsApp

🛏 HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!

🚗 CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um no aeroporto ou no ponto de sua chegada. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!

📌 Precisa de um ROTEIRO DE VIAGEM personalizado com dicas das cidades, estradas, hotéis, restaurantes, atrativos etc? Entre em contato que montamos de acordo com seu orçamento e disponibilidade para que tenha a melhor experiência de viagem. WhatsApp (31) 99681-1337

🌎 AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem aérea, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui ou entre em contato: WhatsApp 31 99681-1337

PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!

👨🏻‍SEGURO VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!

ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDAS – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br