Circuito Liberdade: saiba quais são as atrações imperdíveis

Por:Turismo de Minas

30

nov 2018

Atualizado em: 09/11/2020 ás 20:59

Quem ainda não conhece o Circuito Liberdade não sabe o que está perdendo. Os museus são muito legais, interativos e modernos, além de gratuitos! O complexo foi inaugurado em 2010 e reúne 16 espaços culturais.

Sem falar que fica no coração de Belo Horizonte, ao redor da Praça da Liberdade, que vive lotada de pessoas fazendo caminhada, crianças e cachorros correndo de um lado para o outro, e casaizinhos apaixonados.

A maioria dos prédios foi erguida para a inauguração da capital, em 1897, e abrigava as secretarias de estado. O complexo é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Visitamos o circuito no sábado e no domingo, e mesmo assim não conseguimos conhecer todos os espaços. A dica é ir primeiro ao prédio verde, onde fica o centro de informações turísticas, pegar o guia do visitante e planejar o passeio.

Veja abaixo quais são as atrações imperdíveis:

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

Museus do Circuito da Liberdade:

Edifício Niemeyer

Praça da Liberdade 2

Memorial Minas Gerais Vale

Esse museu é o melhor!!! Conta toda história de Minas Gerais, do século XVIII ao dias de hoje, de forma lúdica e abusando da tecnologia. São 31 salas temáticas que envolvem os visitantes em cenários repletos de tradições. As mais lindas são a Panteão da Política Mineira, onde os principais personagens da Inconfidência Mineira ficam tramando a conspiração, e A Fazenda Mineira, que tem objetos típicos da roça do chão ao teto. Dá para ficar o dia todo lá!

Horário de Funcionamento:
Terça, quarta, sexta e sábado: de 10h às 17h30. Quinta: de 10h às 21h30. Domingo: de 10h às 15h30.

Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale 2

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

De forma criativa esse museu descreve a história da mineração e da metalurgia no estado. São 18 salas recheadas de atrações que transporta o visitante para o universo dos metais, dos minerais e de seus componentes. As mais bacanas são o Elevador Virtual, que te leva até o fundo da Mina de Ouro do Morro Vermelho, em Nova Lima, e o Chão de Estrelas, com várias lunetas espalhadas pelo piso da sala, com um metal em cada para apreciação.

Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, de 12h às 18h. Quinta, de 12h às 22h.

Museu das Minas e do Metal

Museu das Minas e do Metal 2

Espaço do Conhecimento UFMG

Esse espaço faz um paralelo entre a ciência e o cotidiano, de maneira dinâmica e audiovisual. No local são exibidas as teorias da origem da vida e da evolução humana, deixando os visitantes com a pulga atrás da orelha. Os destaques são o Terraço Astronômico, onde toda quinta-feira, de 19h  às 21h, o visitante pode apreciar o céu com o auxílio do telescópio e de especialistas em astronomia (os ingressos gratuitos são distribuídos às 17h30) e o Planetário, que exibe filmes de astronomia em uma tela de 360º em alta definição, com sessões diárias e ingressos a R$ 6.

Horário de Funcionamento:
Terça a domingo, de 10h às 17h. Quinta, de 10h às 21h.

Sessões do Planetário:
Terça a domingo: às 13h, 14h*, 15h*e 16h. Quinta: às 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h. *As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta-feira, são reservadas aos grupos agendados.

Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB sempre traz a capital mineira importantes exposições mundiais, como a de Wassily Kandinsky, que causou um alvoroço na cidade e deu filas durante semanas. São 1.200 m² de área para exposição, sendo duas permanentes, o Salão Nobre e o Gabinete do Secretário, onde os visitantes encontram móveis de madeira da época da inauguração do edifício. Tem ainda o pátio interno do prédio, super convidativo para uma pausa para o café.

Horário de funcionamento:

Quarta a segunda, de 9h às 21h (fechado às terças)

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil 2

Casa Fiat de Cultura

No hall de entrada todos os olhares vão para a obra Civilização Mineira, de Candido Portinari, o maior quadro dele no estado. Nos demais andares ficam exposições temporárias de artistas, na maioria das vezes, brasileiros e italianos. Na programação tem ainda palestras, sessões de cinema e atividades educativas. Visitamos a maravilhosa exposição Almanaque, do mineiro Miguel Gontijo, com 66 pinturas que criam um almanaque atual. Fica em cartaz até 24 de julho.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta de 10h às 21h. Sábados, domingo e feriado de 10h às 18h.

Casa Fiat de Cultura 2

Casa Fiat de Cultura

Confira os demais espaços que compõem o Circuito Liberdade:

Academia Mineira de Letras

Arquivo Público Mineiro

BDMG Cultural

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (em implantação)

Cefart Liberdade

Centro de Arte Popular – Cemig

Centro de Informação ao Visitante – Rainha da Sucata (em implantação)

Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa

Museu Mineiro

Palácio da Liberdade (fechado para visitação neste governo)

Mais informações: circuitoliberdade.mg.gov.br

Circuito Liberdade

 

Você já conhece o Circuito Liberdade? Qual foi seu museu preferido? Conta pra gente aqui nos comentários.

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Zeca disse:

    Interessante as dicas do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br