Estrada Real: conheça os principais atrativos do Caminho dos Diamantes

Por:Turismo de Minas

04

dez 2018

Atualizado em: 08/01/2019 ás 01:00

Na sequência do circuito pela Estrada Real, depois de já termos falado sobre os caminhos Velho e Novo, destacamos agora o Caminho dos Diamantes. As belezas naturais são um dos destaques do trajeto, além disso é possível aproveitar o que há de melhor da gastronomia mineira em cada cidade.

O viajante percorre 395 km admirando a Serra do Espinhaço e suas belas paisagens. O percurso feito de bicicleta tem duração de 8 dias, já a pé são necessários 27 dias, de carro é possível concluir o trajeto em 4 dias e a cavalo em 14 dias. O caminho entre Diamantina eOuro Preto exige menos esforço físico do que o trajeto contrário.

Veja o que fazer em algumas cidades que fazem parte do Caminho dos Diamantes.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Ouro Preto

Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, recheada de ladeiras e casarões coloniais, Ouro Preto é uma viagem no tempo. Localizada há 95 km de Belo Horizonte, está entre as cidades históricas mais importantes do país. O principal ponto de referência turística da antiga Vila Rica é a Praça Tiradentes com o Museu da Inconfidência.

Mariana

Considerada berço da civilização mineira, por ter sido a primeira capital, cidade e vila do estado, Mariana atrai inúmeros visitantes. Situada a 112 km de Belo Horizonte, resguarda grande parte do patrimônio histórico cultural de Minas Gerais, como suntuosos casarões, igrejas, praças e museus.

Catas Altas

Localizado a 130 km de Belo Horizonte, Catas Altas agrega belas paisagens, com picos com mais de 2.000 metros de altitude e história com casas coloniais preservadas, ruas de pedras, igrejas coloniais, entre outros atrativos. Na cidade está uma das pérolas do barroco mineiro, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Santa Bárbara

A cidade produtora do tradicional mel, de nome homônimo, fica a 98 km de Belo Horizonte. Situada bem aos pés da Serra do Caraça, o local é tranquilo para se visitar e curtir as belas paisagens. As construções do século XIX compõe a paisagem pelo centro histórico.

Barão de Cocais

Situada nas proximidades da Serra do Caraça, a aproximadamente 90 km da Belo Horizonte. A região já era habitada por indígenas muitos anos antes. Os vestígios estão no sítio arqueológico Pedra Pintada, que possui pinturas rupestres.

Bom Jesus do Amparo

A 76 km da capital mineira, na Zona Metalúrgica de Minas Gerais, Bom Jesus do Amparo possui potencial para o turismo ecológico. O Recanto das Pedras é formado por um rio com três belas quedas d’água. As antigas fazendas também chamam a atenção dos visitantes. A mais conhecida é a fazenda Rio São João, datada do século VXIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Ipoema

No local é possível praticar ecoturismo e esportes radicais, como escalada, rapel, trekking, e mountain bike. Destaque para a Cachoeira Alta, uma queda d’água de aproximadamente 110 metros, considerada uma das mais belas do estado. Outra atração do distrito de Itabira é o Museu do Tropeiro, que possui um acervo de 400 peças adquiridas pelo colecionador José Dutra.

Itambé do Mato Dentro

Encravada na Serra do Espinhaço, a cidade se destaca pelo forte ecoturismo. Localizada a aproximadamente 122 km da capital mineira, Itambé do Mato Dentro possui diversas cachoeiras. Além de proporcionar refrescantes banhos de hidromassagem natural, permitem a prática de esportes radicais.

Morro do Pilar

Localizada a 151 km de Belo Horizonte, Morro do Pilar é um destino tranquilo onde é possível desfrutar de belas paisagens naturais entre cachoeiras, serras, trilhas e rios. Uma das atrações mais visitada na região é a Cachoeira da Fumaça, além do Rio Picão, do Rio Preto e da Serra do Cachimbo, nome dado devido ao seu formato. 

Serra do Cipó

A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço, a 90 km da capital mineira. É considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais. O local onde se encontra a Serra do Cipó tem origem no século XVIII, ao redor de uma pequena capela construída no local. A região é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa, que comprovam a existência humana no local há mais de 10.000 anos.

Conceição do Mato Dentro

Localizada a 167 km de Belo Horizonte, é um dos destinos queridinhos dos amantes de ecoturismo. Destaque para a Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior do país, com 273 metros. Os turistas que visitam a região encantam-se com as diversas cachoeiras, serras, lagos e exuberante natureza.

Alvorada de Minas

A região é conhecida pelas históricas fazendas de produção do queijo do Serro. O clima, a pastagem do gado e o relevo, definem o sabor e a forma de produção do queijo. Além disso, o distrito de Alvorada de Minas, Itapanhoacanga, é rodeado de belas cacheiras. Eles conservam ricas tradições folclóricas como Bumba Meu Boi, Folia de Reis e Marujada.

Serro

Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, a tricentenária Serro ainda guarda as características dos arraiais mineiros. Vila do Príncipe do Serro Frio, como era conhecida, foi sede de uma das quatro primeiras comarcas do estado, e foi elevada à vila em 1714. A cidade também possui fama pelo Queijo do Serro, produto típico na região. Serro foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938.

 

Diamantina

A cidade reserva um rico patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938 e, em dezembro de 1999, foi consagrada com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. O antigo Arraial do Tijuco teve a exploração de ouro e diamantes como principal atividade econômica, que garantiu a expansão da população deste centro histórico do estado.

 

ASSISTA AO VÍDEO QUE GRAVAMOS EM DIAMANTINA

 

Agora que você já sabe quais as cidades fazem parte do Caminho dos Diamantes, que tal botar o pé na estrada? Aproveite para fazer as paradas e carimbar o passaporte da Estrada Real! Já fez o percurso? Conta pra gente nos comentários a sua experiência!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br