Calendário: principais festivais de gastronomia de MG

Por:Turismo de Minas

01

dez 2018

Atualizado em: 02/05/2021 ás 01:25

A fama da culinária mineira ultrapassa as fronteiras do estado, e para fazer jus durante todo o ano várias cidades de Minas Gerais promovem festivais de gastronomia evidenciando produtos locais.

Dia 5 de julho é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento professor e escritor Eduardo Frieiro, autor do livro ”Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”. Publicado em 1966 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira obra a abordar a culinária mineira do ponto de vista histórico e sociológico.

Listamos os principais festivais de gastronomia de Minas Gerais, mês a mês, para você conhecer e se programar para provar estas delícias. Confira!

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?

Baixe nosso Ebook Turístico aqui

 

Meses dos principais festivais de gastronomia do estado

 

ABRIL

Já que Minas não tem mar, vamos para o bar. Já ouviu falar dessa premissa mineira? Belo Horizonte é a capital dos barzinhos e eles fazem tanto sucesso que desde 2000 existe o Comida di Buteco, um concurso na capital para eleger o melhor prato entre os botecos locais. O evento gastronômico cresceu tanto que chegou em outras cidades do país e agora também possui uma etapa nacional. A

MAIO

O mês de maio traz várias opções. Em Congonhas, acontece o tradicional Festival da Quitanda com diversas apresentações culturais, noite de caldos e viola e outras delícias da culinária mineira.

Em Catas Altas a atração é a Festa do Vinho, o evento une sabor e cultura aos pés da Serra do Caraça e conta com apresentação de artistas nacionais e bandas locais.

O Festival Boa Mesa, em Caxambu, movimenta os restaurantes da cidade com pratos especiais para o evento. Além de oferecer oficinas com chefs de todo o estado.

Balneário, em Caxambu | Foto: Marden Couto/TurismodeMinas

 

JUNHO

Com a chegada do frio, a opção para esquentar é a Expocachaça, em Belo Horizonte.

Em Piranguinho, todos os anos acontece a Festa do Pé de Moleque. A cidade é famosa pela produção do doce e tem esse preparo artesanal tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais.

JULHO

No sul do estado, em Extrema, acontece o Festival de Inverno da cidade: Extremamente Caipira e Festival Sabores da Roça.

A cidade de Andradas, também localizada no sul do estado, promove em julho a Festa do Vinho, o evento conta com atrações musicais e exposição das vinícolas.

A fama do queijo em Minas é indiscutível e todos os seus tipos encantam os que experimentam. Em São Roque de Minas, o Festival do Queijo Canastra tem mobilizado as pousadas e restaurantes locais durante todo o mês de julho.

Festival Igarapé Sabor, em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

 

AGOSTO

As cidades históricas também estão na rota dos eventos culinários. O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, ocorre em agosto e setembro. A cada ano o evento trabalha uma temática diferente.

Em Itabirito, a Festa do Pastel de Angu é que movimenta a cidade e reúne centenas de turistas para experimentar a iguaria.

SETEMBRO

Quando chega a estação mais florida do ano, a cidade de São Tiago já sabe que é mês de festa. A tradicional Festa do Café com Biscoito acontece em setembro e reúne centenas de turistas para experimentar cerca de 4 mil quilos de biscoitos.

A Festa do Rocambole e Mostra Cultural de Lagoa Dourada reúne vários sabores do quitute. Os rocamboles ficam disponíveis para degustação e venda. O mais procurado é o de doce de leite.

 

OUTUBRO

O Festival de Comida e Cultura da Roça acontece no mês de outubro, em Gonçalves. O evento valoriza as tradições e os hábitos rurais. A proposta é mostrar o melhor da culinária local, apresentar novos sabores e divulgar a região.

A goiabada é o famoso doce de Ponte Nova e por isso a cidade organiza a Festa da Goiabada

Festival Gastronômico e Cultural – Sabores do Peixe, em Capitólio

 

NOVEMBRO

O Festival Diamantina Gourmet os restaurantes participam com pratos exclusivos para o evento. Tem também cozinha ao vivo, com vários chefs do estado.

Em Sabará é o Festival da Jabuticaba que agita o mês de novembro. Há degustação da fruta in natura, geleias, doces, compotas, sorvetes, rocamboles e outras variações de receitas.

 

Já foi em algum destes festivais de gastronomia? Deixe uma mensagem contando sua experiência! Conhece outros eventos de gastronomia pelo estado? Escreva nos comentários!

 

LEIA MAIS

9 Produtos com Indicação Geográfica em Minas Gerais

8 festivais de inverno pelo interior de Minas

#VemPraBH mostra pontos turísticos da cidade pelo olhar de criadores de conteúdo digital

 

DICAS PARA PLANEJAR E ORGANIZAR SUA VIAGEM

📘 GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem para planejar sua viagem, aqui! O Guia Turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado e vendido exclusivamente pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real! Se preferir, pague com boleto, transferência, PIX ou depósito – entre em contato: WhatsApp

🛏 HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!

🚗 CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um no aeroporto ou no ponto de sua chegada. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!

📌 Precisa de um ROTEIRO DE VIAGEM personalizado com dicas das cidades, estradas, hotéis, restaurantes, atrativos etc? Entre em contato que montamos de acordo com seu orçamento e disponibilidade para que tenha a melhor experiência de viagem. WhatsApp (31) 99681-1337

🌎 AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem aérea, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui ou entre em contato: WhatsApp 31 99681-1337

PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!

👨🏻‍SEGURO VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!

ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDAS – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Wilson Saraiva disse:

    Aconteceu nos dias 11, 12,13 e 14 de Julho o Festival Gastronômico ”Igarapé Sabor”.Foi
    extraordinário e contou com mais de 40 mil entre turistas e o povo da
    região. Não entendo porque este festival não está na agenda dos melhores
    do Brasil, sendo que ganhou reconhecimento até pela ONU

  2. Wilson Saraiva disse:

    Aconteceu nos dias 11, 12,13 e 14 de Julho o Festival Gastronômico ”Igarapé Sabor”.
    Foi extraordinário e contou com mais de 40 mil entre turistas e o povo da região. Não entendo porque este festival não está na agenda dos melhores do Brasil, sendo que ganhou reconhecimento até pela ONU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br