Por:Turismo de Minas
dez 2018
Atualizado em: 13/03/2019 ás 20:40
As fazendas de cafés marcam presença pelo estado. No passado não muito distante, o café era visto apenas como uma das principais commodities exportadas pelo Brasil. No presente, já é considerado produto de luxo, bebida fina e sinônimo de sofisticação. O café é responsável por quase um quarto da produção mundial e mais da metade do mercado nacional. Sendo assim, é impossível não pensar em Minas Gerais quando o assunto é café.
Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas?
Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!
Com mais de um milhão de hectares plantados, o grão é o mais importante produto de exportação. Responsável por impulsionar o agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo. O Brasil e, particularmente, Minas Gerais, se destaca a cada ano pelos volumes produzidos. E também pela qualidade e diferenciais que só a bebida mineira tem. O grão bastante apreciado já se destaca, inclusive, em concursos com padrões internacionais. A explicação para tamanha qualidade é a perfeita combinação entre fatores de clima e solo, com terras de grande fertilidade, além das águas puras das principais regiões produtoras de café no Estado, como o Sul e o Cerrado.
O café, assim como o vinho, é influenciado por diferentes fatores que determinam suas características. Entre elas, aroma, corpo, acidez, amargor e doçura. Todos esses itens devem atingir uma harmonia para resultar numa xícara da bebida que revele grau extremo de qualidade e sabor. Também influenciam o paladar final de um café especial: altitude da área onde é plantado, tipo de solo, condições climáticas, genética do grão, manutenção dos cafezais, cuidados na colheita, armazenamento, seleção, torrefação, moagem e a origem dos grãos.
Entre 6% e 10% da produção total do Brasil são de cafés especiais e no mercado mundial, 12% da demanda já se volta para este tipo do produto. Porém, o país está atingindo um novo patamar em que o grão, atualmente com produção concentrada em volume, começa a migrar para o segmento gourmet, no qual o que mais vale é a qualidade do produto.
E o turismo também ganha com isso. Algumas fazendas cafeeiras de Minas recebem visitantes para conhecer a produção do grão. Outras já ofertam ao mercado roteiros turísticos para conhecer o grão do pé a xícara, como: a Rota do Café Especial, na Fazenda Sertão, na Serra da Mantiqueira, em Carmo de Minas; a Fazenda Pedra Redonda, na Serra do Brigadeiro, em Araponga; o programa Café Completo, na Fazenda Cachoeira, em Santo Antônio do Amparo; o Roteiro dos Cafés Especiais, na Fazenda Capoeira, em Areado.
No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real!
Boa tarde. Muito bem explicativo, mas como estamos em Maio de 2023, gostaríamos de uma atualização. Pretendemos visitar BH no período de 31.05 a 04.06 e gostaríamos de visitar uma fazenda com plantação de café para visitação e degustação de produtos típicos, que fosse mais perto de BH. Seria interessante que pusessem a distância da fazenda à BH. Ficaríamos muito agradecidos se nos indicassem alguma fazenda para nosso desejo ser realizado, pois entramos em contato com algumas agências e fazendas e não obtivemos retorno. Obrigado desde já.