7 lugares para você ver pintura rupestre em Minas Gerais

Por:Turismo de Minas

02

dez 2018

Atualizado em: 07/01/2019 ás 02:03

Além de histórias e belezas, Minas Gerais também reúne muitas peculiaridades. No estado é possível encontrar duas fases de pinturas rupestres, que são aqueles desenhos feitos pelos homens da pré-história, a Tradição Planalto e a Tradição São Francisco.

A primeira abrange a região central do estado e as manifestações mais conhecidas são pesquisadas na região de Lagoa Santa, Serra do Cipó e parte da Serra do Espinhaço. Já a Tradição São Francisco é encontrada na região norte, principalmente em Montalvânia e no Vale do Peruaçu.

Nestes desenhos, que são verdadeiras obras de arte, estão retratadas histórias, crenças e experiências de vida do homem pré-histórico. As pinturas rupestres foram uma das primeiras formas de arte e de comunicação do homem primitivo. Há quem considere as paredes das cavernas como o primeiro livro e a primeira tela da humanidade. Algumas pinturas presentes no estado datam entre dois e dez mil anos de idade.

Veja em quais lugares você encontra as pinturas rupestres em Minas Gerais!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

Onde estão as pinturas rupestres em Minas Gerais

Cocais

Na região de Cocais, distrito de Barão de Cocais, encontra-se um dos sítios arqueológicos de maior destaque do estado. Na Serra do Gentio, na Serra do Garimpo e na Pedra Pintada é possível encontrar várias pinturas rupestres, são cerca de 122 pinturas com mais de 7 mil anos.

 

Vale do Peruaçu e Januária

As Cavernas do Peruaçu estão situadas a 45 km de Januária, região norte do estado. Criado em 1999, com área de mais de 56 mil hectares tem como objetivo preservar o patrimônio geológico e arqueológico. A área é extensa, mas as principais cavernas estão concentradas nos 17 km dentro do vale, principalmente na Caverna do Rezar, que ficou conhecida por ser um local onde moradores antigos se deslocavam para rezar e pagar suas promessas.

 

Lagoa Santa

A região reúne pesquisadores e interessados nas pinturas rupestres. A cidade de Lagoa Santa possui várias grutas e museus, além de importantes pinturas rupestres. Além disso, no município é possível encontrar memórias de Peter Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira.

 

Montalvânia

A cidade possui várias grutas, lapas e outros locais com inscrições e pinturas rupestres milenares. Em um raio de 300 km em uma paisagem típica do cerrado, banhado pelo rio Conchá, que corta toda a cidade, a Lapa do Dragão e o Vale do Rio Cochá possuem preciosidades históricas.

 

Pedro Leopoldo

A cidade de Pedro Leopoldo tem um dos registros mais antigos de ocupação humana da América. Na região estão situados mais de quinze sítios arqueológicos, alguns ainda que não foram estudados. A Lapa da Cerca Grande e Lapa do Ballet possuem pinturas pelas galerias, em sua maioria da Tradição Planalto.

 

Serra do Cipó

Na região da Serra do Cipó estão pinturas rupestres e vestígios de civilizações diferentes, que viveram por ali há mais de 10 mil anos. O curioso é que as pinturas rupestres não foram feitas através de extratos vegetais e sim a partir de óxidos e hidróxidos de manganês e ferro, que eram encontrados na região. Alguns dos locais onde são possíveis encontrar essas pinturas são a Lapa da Sucupira, a Lapa do Gentio e a Lapa do Monjolo.

 

Serra do Cabral

O sítio arqueológico da Serra do Cabral possui diversas pinturas rupestres. A Lapa Pintada tem cerca de 50 metros de comprimento, 12 metros de altura e 25 metros de largura. As pinturas presentes lembram desenhos de emas, onças, tatus, capivaras e também figuras humanas. O acesso é melhor em períodos de seca, durante épocas chuvosas se torna bem difícil.

 

Você já visitou alguns desses sítios arqueológicos? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Eliane disse:

    sim, já visitei vários. Aqui em Minas Gerais o me mais gostei foi em Cocais. Além da localização, uma fazenda com uma imagem linda de vale e cachoeiras. As pinturas impressionam pq de acordo com o dono desta RPPN, as pinturas datam de mais de 6 milhões de anos. Suas características são as mesma das pinturas francesas. Fomos informados de que alguns franceses vieram até Cocais para confirmarem a veracidade desta origem. Lá, destaca uma pintura de uma mulher dando a luz a uma criança. Raridade. Vale a pena conhecer. Eu vi no texto q datam de 7mil, aí não compreendi direito qual informação estaria correta. Se alguém puder me ajudar…

  2. Aleatorio disse:

    Obrigado ajudou bastante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br