Santos Dumont: o pai da aviação é mineiro

Por:Turismo de Minas

01

dez 2018

Atualizado em: 06/01/2019 ás 01:58

Alberto Santos Dumont é uma das figuras ilustres de Minas Gerais, tem em sua história importantes feitos e sob sua autoria invenções revolucionárias. O pai da aviação, nasceu em 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, local que se tornou o município de Palmira e anos depois recebeu o nome de Santos Dumont, em homenagem ao seu personagem mais ilustre.

Desde pequeno, demonstrava fascínio pelas máquinas da fazenda do pai no interior de São Paulo. Aos 18 anos foi para Paris, na França, para completar os estudos e lá começou a se dedicar cada vez mais pela arte que tanto admirava, a de voar.

 

Voos

O primeiro voo com um balão de propulsão própria foi realizado em 1898 e a cada vez Santos Dumont testava outros dirigíveis em busca de aperfeiçoamento. Até que em 1901 conseguiu contornar a Torre Eiffel com o número 6. Foi premiado e condecorado pelo feito. Ficou conhecimento mundialmente recebendo homenagens na Europa, nas Américas e em especial no Brasil.

Em outubro de 1906 Santos Dumont realizou o voo com o 14-Bis, sem utilizar auxílio de dispositivos para lançamento. Durante 7 segundos, percorreu cerca de 60 metros, no campo de Bagatelle na capital francesa, com um aparelho mais pesado que o ar. Dois anos depois o inventor apresentou outro modelo, o Demoiselle (foto), um projeto completo desde o motor.

 

De volta

Em 1910, Santos Dumont resolveu encerrar sua carreira de inventor. Passou a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, ele retornou ao Brasil. Em 1914, com o surgimento da Primeira Guerra Mundial e ao ver seu invento utilizado para combates aéreos se decepcionou. Sua tristeza aumentou ainda mais ao ver o aeroplano usado durante a revolução de 1932 em São Paulo. Com esclerose múltipla e depressão, se suicidou em um hotel no Guarujá.

Seu corpo está enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. E na época, o médico Walther Haberfield removeu secretamente seu coração e o preservou em formol, durante longos anos. Depois da recusa da família, ele doou o coração para o governo e hoje ele está exposto no museu da Força Aérea, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

 

Lugares para visitar

Na cidade que leva o nome dele em Minas Gerais, há uma estátua em bronze em sua homenagem. No Museu Casa de Cabangu, casa onde o inventor nasceu, encontra-se um acervo composto por objetos particulares de Santos Dumont. Nas proximidades do museu, existe a Fazenda do Cabangu, onde tem um arquivo com documentos, objetos e fotos da aviação no Brasil.

Além da cidade onde nasceu, Santos Dumont deixou marcas em outros municípios pelo país. Em Petrópolis (RJ) há um Museu Casa do inventor, com várias criações propostas por ele, como por exemplo, o chuveiro e a escada, que só sobe começando com o pé direito. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor. No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, os visitantes podem assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. Conhecida como Encantada o local foi a residência de verão de Santos Dumont.

 

Você conhece outros personagens icônicos de Minas Gerais? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br