10 dicas imperdíveis de Minas para você curtir sua estadia

Por:Turismo de Minas

05

dez 2018

Atualizado em: 05/01/2019 ás 16:51

Minas Gerais oferece diversidade de atrativos e roteiros turísticos para todas as idades. Reunimos dicas imperdíveis em Minas para você. Confira:

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

Dicas imperdíveis de Minas

1 – Experimentar a culinária típica

A gastronomia mineira é reconhecida internacionalmente, não tem turista que chegue a Minas Gerais e não queira experimentar o pão de queijo, o feijão-tropeiro, o tutu, o angu, o frango com quiabo e o torresmo. Sem falar no queijo da Serra da Canastra, no pastel de angu de Itabirito, na goiabada de Ponte Nova, no doce de leite de Viçosa, no pé de moleque de Piranguinho, no rocambole de Lagoa Dourada e tantas outras delícias. Para completar, durante todo o ano são realizados festivais que celebram os ingredientes típicos e fazem a alegria dos visitantes.

 

2 – Passear de trem

Quem visita Minas Gerais não pode deixar de incluir um passeio de maria-fumaça ou de trem no roteiro. O estado conta com cinco opções para quem deseja voltar no tempo e embarcar na história: Ouro Preto – Mariana, São João del-Rei – Tiradentes, São Lourenço – Soledade de Minas, Passa Quatro – Coronel Fulgêncio e Belo Horizonte – Vitória, único trem de passageiros diário do Brasil. Da janela se avistam belas paisagens como serras, cânions e cachoeiras. Nas estações sempre tem degustação de produtos regionais, música típica e lojinha de artesanato.

 

3 – Viajar pelas cidades históricas

As Cidades Históricas de Minas Gerais são repletas de história, tradição, riquezas, manifestações e arte. Passear por esses 32 municípios é reviver o auge do ciclo do ouro e do diamante, época do surgimento dessas cidades. Entre os atrativos estão três Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco: Ouro Preto, Diamantina e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

 

4 – Conhecer uma mina de ouro

Em Ouro Preto e em Mariana o turista tem a oportunidade de conhecer uma mina de ouro e imergir no passado. A experiência é muito bacana e desafiadora, pois são corredores estreitos, escuros e úmidos. A Mina da Passagem, em Mariana, é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo, com 315 m de extensão e 120 m de profundidade.

 

5 – Relaxar nas águas termais

O Circuito das Águas é conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. São 10 municípios, com destaque para São Lourenço e Caxambu, que possuem lindos parques e balneários. Poços de Caldas e Araxá, não fazem parte do circuito, mas também são procuradas por seus complexos hidrominerais e por suas histórias de requinte e glamour que remontam a época dos hotéis cassinos.

 

6 – Caminhar pelos parques

Conhecida pelo seu mar de montanhas, Minas Gerais tem exuberante natureza com rica fauna e flora. O estado é uma boa pedida para quem gosta de praticar ecoturismo de turismo de aventura, pois tem parques com muitas trilhas e adrenalina. Entre eles: Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Estadual do Rio Preto, Parque do Itacolomi, Parque do Rio Doce e Parque da Serra do Rola-Moça.

 

7 – Explorar as grutas

Minas possui 2 mil das 3 mil cavernas catalogadas no Brasil. A Rota Lund, uma das principais áreas de visitação de grutas do país, faz referência ao pesquisador Peter Wilhelm Lund, que tornou o estado referência internacional em arqueologia, paleontologia e espeleologia. As três principais cavernas são a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa; a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas e a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo.

 

8 – Tomar banho de cachoeira

Com águas geladas e cristalinas as cachoeiras são boas opções para os dias mais quentes e também para quem quer repor as energias. As mais famosas são a Cachoeira do Tabuleiro, que fica em Conceição do Mato Dentro e é a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil; a Cachoeira Casca D’Anta, na Serra da Canastra; a Cachoeira Alta, em Ipoema; a Cachoeira Grande, na Serra do Cipó; a Cachoeira da Zilda, em Carrancas, ente outras.

 

9 – Visitar uma cachaçaria

É impossível falar de Minas sem citar a principal bebida produzida aqui, a cachaça. O estado é responsável por metade da produção nacional de cachaça de alambique, com 200 milhões de litros ao ano. Em Salinas, onde é feita a Havana, existem roteiros turísticos para os amantes da ‘marvada’. A cachaça já foi eleita a melhor do mundo. Em Brumadinho, tem a Rota da Cachaça, com visita a alambiques artesanais. E em Betim, fica o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, um complexo temático da bebida.

 

10 – Curtir os botecos

Conhecida como capital dos botecos, Belo Horizonte atrai turistas de todo o mundo a procura de um bom bar. Bairros como Lourdes, Savassi, Sion e Santa Tereza reúnem os botecos mais conhecidos da cidade. Com mesas nas calçadas, cerveja gelada e tira-gosto de primeira os botecos conquistam até os paladares mais exigentes.

Gostou? Tem alguma dica? Escreva aqui embaixo nos comentários!

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br