Retrospectiva 2017: investimentos e crescimento

Sem categoria

dez 2017

Atualizado em: 22/10/2019 ás 15:00

Sabíamos que tínhamos feito muita coisa este ano, mas quando fomos escrever esta matéria nos surpreendemos, pois vimos que fizemos muito mais do que pensávamos! Visitamos muitas cidades, moramos em diversos hotéis, lançamos um ebook, começamos a fazer vídeos, publicamos mais de 150 matérias no blog, fizemos 52 edições do caderno de turismo do jornal Estado de Minas, e prestamos serviços de fotografia e de produção de conteúdo para algumas empresas.

Veja o tanto de coisas que fizemos, mesmo em um ano desafiador!

BLOG

Em 2016, lançamos o blog do Turismo de Minas, que totaliza 285 posts. Em 2017, aplicando as estratégias de inbound marketing conseguimos elevar nossa audiência de 2 mil visualizações de páginas por mês, em 2016, para 200 mil visualizações de páginas por mês, e fechar o ano com uma audiência espetacular, de quase 2 MILHÕES* de visualizações de páginas.

Veja as 5 matérias mais lidas do blog:

Os 30 melhores hotéis-fazenda de Minas Gerais – 245 mil visualizações*

Serra da Mantiqueira: 7 cidadezinhas charmosas para você curtir a região – 123 mil visualizações*

4 lugares especiais de Minas Gerais para uma viagem romântica – 88 mil visualizações*

–  5 passeios de trem por Minas Gerais – 80 mil visualizações*

– Top 7 cachoeiras em Minas Gerais para visitar – 79 mil visualizações*

*Dados oficiais do Google Analytics

print google analytics tm 2017 2

Audiência de jan a dez 2017 – quase 2 milhões de visualizações de páginas

CIDADES VISITADAS

Como nosso trabalho exige que a gente viaje para produzir conteúdo, rodamos para baixo e para cima em 2017. Não pegamos informação da internet ou de terceiros, só divulgamos aquilo que conhecemos e que recomendamos. Veja por onde passamos!

Em Minas Gerais

– Belo Horizonte, é a nossa cidade base, onde passamos a maior parte do tempo.

– Cana Verde, é a cidade onde nasci (Luana) e onde meus pais moram. Todas as nossas coisas estão guardadas lá e, por isso, frequentamos bastante este ano

Tiradentes, fomos convidados a participar do Tiradentes em Cena – Festival de Teatro.

Uberlândia, fomos convidados para participar do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira.

Sabará, fizemos uma parceria com a Expedia Brasil para produzir uma matéria especial sobre a cidade.

Extrema, fomos convidados a participar do evento Extremamente Caipira e conhecer os atrativos da cidade.

Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, fomos convidados para palestrar na Fetur – Feira de Turismo de Catas Altas e conhecer os atrativos da região.

Alfenas, visitamos minha avó (Luana) que mora lá.

Fama, passamos o dia na cidade, que é conhecida por ser banhada pelo Lago de Furnas.

Nova Lima, fomos convidados para conhecer a Cervejaria Verace e participar da feira Experimente.

São Thomé das Letras, de tanto os leitores pedirem fomos conhecer a cidade para produzir conteúdo.

Diamantina, fomos convidados a participar do Diamantina Gourmet e aproveitamos para visitar os atrativos da cidade.

Monte Verde, fomos convidados para cobrir o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira.

Juiz de Fora, fomos participar de um evento do Juiz de Fora Convention e visitar a tia do Marden que mora lá e aproveitamos para conhecer os atrativos e produzir conteúdo sobre a cidade.

Ouro Preto, fomos convidados para a posse do novo presidente do Circuito do Ouro.

Nepomuceno, estivemos algumas vezes na cidade para buscar documentos para meu (Luana) processo de cidadania italiana.

Em frente a Catedral Metropolitana de Diamantina

No Brasil

São Paulo, em março passamos um mês lá visitando as principais empresas do setor. E durante o ano participamos de eventos como o Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, o Fórum Panrotas, a Mostra Viajar, a WTM Latin America e a Abav – Expo Internacional de Turismo.

Rio de Janeiro, fui convidada (Luana) para conhecer o Gran Melia Nacional Rio, hotel de luxo que foi inaugurado na cidade.

Salvador, o Marden foi convidado para cobrir a BNTM – Brazil National Tourism Mart, e eu fui convidada (Luana) para conhecer os atrativos da cidade.

Foz do Iguaçu, o Marden foi convidado a participar da Fit Cataratas – Festival de Turismo de Foz do Iguaçu.

Gramado, fomos convidados para cobrir o Festuris – Feira Internacional de Turismo e aproveitamos para produzir conteúdo sobre a cidade.

Bento Gonçalves, Canela e Nova Petrópolis, aproveitamos nossa ida ao Festuris para produzir um especial sobre a Serra Gaúcha.

Rota das Emoções, fui convidada (Luana) para conhecer os principais pontos turísticos da região, passando por Barreirinhas e Atins, no Maranhão; Parnaíba e Barra Grande, no Piauí; e Camocim e Jericoacoara, no Ceará.

marden e luana - turismo de minas

Passeando pelo parreiral da Vinícola Cristofoli, em Bento Gonçalves (RS)

No exterior

Lisboa e Sintra, fui convidada (Luana) para participar das comemorações dos 72 anos da TAP Air Portugal, conhecer o programa TAP Stopover e visitar os atrativos das cidades.

Lisboa, Évora, Viseu e Porto, o Marden foi convidado para fazer o TAP Wine Tour – um roteiro de visitas as vinícolas selecionadas pela companhia aérea e participar do TAP Awards – premiação aos principais parceiros da empresa.

HOTÉIS QUE MORAMOS

Desde junho de 2016, a gente mora em hotéis. Isso porque estávamos de malas prontas para fazer um intercâmbio, quando o jornal Estado de Minas nos convidou para fazer parte do caderno de turismo deles. Como já havíamos entregue o apartamento que alugávamos e vendido todos os móveis e eletrodomésticos, adiamos nossa viagem e optamos por morar em hotéis ao invés de recomprar tudo.

A experiência é interessante, mas como tudo na vida, tem o lado bom, do conforto, da comodidade e da oportunidade de conhecer os hotéis e regiões da cidade, e o lado ruim, que é viver em um quarto e abrir mão de ter nossas coisas. Carregamos apenas uma mala de mão, cada um, com roupas necessárias e as mochilas com os notebooks e câmera fotográfica, que são nossas ferramentas de trabalho.

Hotéis de BH onde moramos ou passamos mais tempo

Ville Celestine

Pousada Antares – São Thomé das Letras

Pousada Casa Pietá – Catas Altas

Pousada das Nascentes – Catas Altas

Hotéis e pousadas onde nos hospedamos no Brasil

Novotel Jaraguá – São Paulo

Encantos do Lago – Gramado

Saint Andrews – Gramado

Farina Park – Bento Gonçalves

Em São Paulo tivemos também a experiência de nos hospedar em um studio pelo Airbnb.

De boa no WZ Hotel, em São Paulo

Hotéis e pousadas que nos hospedamos no exterior

Vila Galé Ópera – Lisboa

Vila Galé Porto Ribeira – Porto

Vila Galé Porto – Porto

Vila Galé Évora – Évora

Douro Palace – Santa Cruz do Douro

EBOOK

O Ebook da Expedição Turismo de Minas foi mais um resultado da viagem que fizemos em março e abril de 2016, na qual percorremos 4.555 km e passamos por 40 cidades de Minas Gerais. Lançamos o material em setembro, e nele contamos os bastidores, os perrengues e as surpresas que encontramos pelo caminho.

capa ebook tm

Se você ainda não baixou, é só clicar no link: http://materiais.turismodeminas.com.br/ebook-expedicao

Corra, porque é gratuito e tem muitas dicas sobre Minas Gerais!

VÍDEOS

No meio do ano, após termos feito cursos e comprado mais equipamentos, começamos a produzir videos para nosso canal no Youtube. Fizemos vídeos em Extrema, na viagem de trem para Barão de Cocais, em São Thomé das Letras e em Diamantina. Juntos, eles já somam quase 12 mil visualizações.

Se você ainda não é inscrito no nosso canal, inscreva-se em www.youtube.com/turismodeminas

ESTADO DE MINAS

Desde novembro de 2016, toda terça-feira temos duas páginas no caderno de turismo do jornal Estado de Minas. Este anos publicamos 52 edições cheias de notícias, entrevistas e dicas de viagens. Além de matérias especiais!

Última edição (26/12) de 2017 do caderno de turismo do Estado de Minas:

CADERNO DE TURISMO DO JORNAL ESTADO DE MINAS - TURISMO DE MINAS - 26DEZ17-12

CADERNO DE TURISMO DO JORNAL ESTADO DE MINAS - TURISMO DE MINAS - 26DEZ17-9 CADERNO DE TURISMO DO JORNAL ESTADO DE MINAS - TURISMO DE MINAS - 26DEZ17-10

Clique no link e leia a edição completa:

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Você sabia que nossa empresa produz conteúdo para outras? Este ano fizemos reportagens especiais para alguns jornais, revistas e blogs. Veja abaixo.

Revista Viagem e Turismo – São Paulo

Revista Viajar Melhor – São Paulo

Jornal Brasilturis – São Paulo

Diário do Grande ABC – Santo André

O Bom de Viajar – blog da BHG Hotelaria – Rio de Janeiro

FOTOGRAFIA

Outro serviço que as empresas sempre precisam e que também fazemos é de fotografia, tanto para empresas quanto para eventos. Confira nossos clientes de 2017.

FGV – treinamento para os aplicadores do Enem 2017

Actual Convention – fotos das dependências do hotel

Clarion Lourdes – fotos das dependências do hotel

Dayrell Hotel e Centro de Convenções – fotos das dependências do hotel

Mercure Lourdes – fotos das dependências do hotel

OUTROS SERVIÇOS

Também prestamos outros serviços, como venda de anúncios para o caderno de turismo do jornal Estado de Minas, venda de banneres e publieditorial para o blog, e consultoria de inbound marketing. Se tiver precisando é só falar com a gente!

PARCEIROS

Aproveitamos esta retrospectiva para agradecer aos nossos parceiros, que acreditam no nosso trabalho e nos dão condições para continuar caminhando!

TAP Air Portugal

Air Europa

Tivoli Hotels

Sanchat Tour Operadora

MMTGapnet Operadora

Mundi Travel Operadora

Expedia Brasil

Para se tornar um parceiro, entre em contato com a gente!

PERSPECTIVAS 2018

Viu como nosso 2017 foi proveitoso? Fique ligado, pois teremos muitas novidade em 2018!

Continuaremos trabalhando com nosso portfólio de serviços e teremos um monte de novidades em nosso conteúdo, site e serviços. Aguarde!

Deixe suas sugestões de pautas e ideias, nos comentários, pelo e-mail: contato@turismodeminas.com.br ou whatsapp: (31) 99681-1337

luana e marden - turismo de minas