Cana Verde: onde fica e o que fazer

Por:Turismo de Minas

25

abr 2021

Atualizado em: 21/05/2021 ás 12:58

Cana Verde fica às margens do Lago de Furnas, no sul de Minas Gerais, a 225 km de Belo Horizonte e a 380 km de São Paulo. É o destino ideal para quem quer paz, tranquilidade e contato com a natureza.

Com apenas seis mil habitantes e economia baseada na agricultura (café) e na pecuária, a típica cidadezinha do interior de Minas mescla religiosidade, história, cultura, natureza e gastronomia. 

Datada de 1962, a cidade encanta os visitantes com o jeitinho mineiro de ser. Perambular por suas ruas e levar “um dedo” de prosa com os moradores é programa imperdível para vivenciar o dia a dia do local. 

 

Um dos casarões da cidade | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

O que fazer em Cana Verde 

 

Praça Governador Magalhães Pinto

O point da cidade é a Praça Governador Magalhães Pinto, onde os moradores e visitantes se encontram para colocar o papo em dia. Do local se tem uma bela vista panorâmica do Lago de Furnas. Ao lado da Igreja Matriz está o Solar dos Barbosa, um casarão do século XIX que chama atenção pela imponência. 

cana verde minas gerais

Praça Governador Magalhães Pinto, em Cana Verde | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Pedra da Laje

Uma das principais atrações do município é a Pedra da Laje, uma enorme pedra que fica na zona rural, no povoado da Laje, há 12 km do centro. No local existem trilhas para que os adeptos da caminhada possam chegar ao topo da pedra, a 500 metros de altitude. De lá se tem uma bela vista da região. No local é possível praticar além do trekking, voos de parapente. Para quem quiser se aventurar ainda mais, é permitido acampar.

cana verde

Lagoa de Furnas, visto da Pedra da Lage | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Lago de Furnas 

O Lago de Furnas é outra marca registrada de Cana Verde. Em suas margens não param de crescer os sítios e recentemente uma pousada foi inaugurada. Nas águas turvas é possível fazer passeios de canoa, barco, caiaque e jet ski, além de pescar. Uma das rotas preferidas dos turistas é o passeio pelas águas com a parada no Porto dos Mendes, local onde se pode degustar uma deliciosa isca de tilápia.    

Cachoeiras

Água é o que não falta na cidade. A poucos minutos do centro, de carro, moto, a cavalo ou de bicicleta é possível partir rumo a alguma cachoeira. A mais freqüentada é a da Usina, onde o turista pode se banhar nas limpas e geladas águas. 

Eventos

A cidade realiza alguns eventos durante o ano que atraem turistas, como o carnaval de rua com marchinhas e axé, a semana santa com encenações e tapetes ornamentais nas ruas, e o aniversário da cidade (1/9) com atrações culturais.

 

Você sabia?

O nome da cidade se deve ao fato de que quando os tropeiros passavam pela fazenda de Dona Maria do Rosário, a portuguesa que fundou a cidade, e pediam um pouco de cana para se alimentarem, para não dar ela sempre dizia que a cana estava verde. 

 

Desfile de carro de boi | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

 

LEIA MAIS

Carrancas

As 10 melhores paradas nas estradas de Minas Gerais

5 destinos de inverno para você aproveitar em Minas

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br