Por:Turismo de Minas
maio 2021
Atualizado em: 27/04/2022 ás 20:47
Típica cidadezinha do interior de Minas Gerais, Curvelo é datada 1875 e tem cerca de 80 mil habitantes. O município foi fundado pelos desbravadores que subiam e desciam os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e outras pedras preciosas.
Curvelo está a 170 km de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Turístico Guimarães Rosa. Descrita pelo famoso escritor como “Cidade Capital de Minha Literatura”, o município realiza durante o ano diversas festas populares, folclóricas e religiosas.
A cidade se destacou durante longos anos na cotonicultura, sendo considerada a terra do ouro branco. Atualmente tem grande evidência em outros setores, como agropecuária, educação, comércio, serviços, cultura e saúde.
As principais atrações de Curvelo são a Estação Ferroviária, antiga estação central que foi recuperada e abriga o Centro Cultural de Curvelo com museu, espaço multimeios, biblioteca e galerias de arte e a Basílica de São Geraldo, única no mundo exclusivamente dedicada ao santo italiano. No final de agosto e inicio de setembro a cidade recebe uma multidão de romeiros para celebrar a festa de São Geraldo com bênção papal e luminosa procissão.
Realizado no início de julho, o Forró de Curvelo reúne diversas barraquinhas de comidas típicas junina, quadrilha e shows. O Forró tem como intuito valorizar a cultura e a história da região. Cerca de 300 mil pessoas da cidade e da região se divertem na festa.
Em 2014, o Turismo de Minas foi convidado para fazer parte da banca de jurados do Concurso de Barracas das Entidades Beneficentes, que teve como campeão o Rotary Club de Curvelo Norte que usou a figura do espantalho para enfeitar a barraca. Os simbólicos bonecos foram confeccionados com duas mil garrafas pets recolhidas por crianças das escolas municipais e a ação foi realizada em parceria com a Associação Curvelana de Catadores de Recicláveis (Asccare).
Vocês precisam conhecer o Forró de Curvelo!
A melhor festa do Brasil