Curvelo: história, peregrinação e forró

Por:Turismo de Minas

21

Maio 2021

Típica cidadezinha do interior de Minas Gerais, Curvelo é datada 1875 e tem cerca de 80 mil habitantes. O município foi fundado pelos desbravadores que subiam e desciam os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e outras pedras preciosas.

Curvelo está a 170 km de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Turístico Guimarães Rosa. Descrita pelo famoso escritor como “Cidade Capital de Minha Literatura”, o município realiza durante o ano diversas festas populares, folclóricas e religiosas.  

A cidade se destacou durante longos anos na cotonicultura, sendo considerada a terra do ouro branco. Atualmente tem grande evidência em outros setores, como agropecuária, educação, comércio, serviços, cultura e saúde.

As principais atrações de Curvelo são a Estação Ferroviária, antiga estação central que foi recuperada e abriga o Centro Cultural de Curvelo  com museu, espaço multimeios, biblioteca e galerias de arte e a Basílica de São Geraldo, única no mundo exclusivamente dedicada ao santo italiano. No final de agosto e inicio de setembro a cidade recebe uma multidão de romeiros para celebrar a festa de São Geraldo com bênção papal e luminosa procissão. 

 

Basílica de São Geraldo

 

Forró de Curvelo 

Realizado no início de julho, o Forró de Curvelo reúne diversas barraquinhas de comidas típicas junina, quadrilha e shows. O Forró tem como intuito valorizar a cultura e a história da região. Cerca de 300 mil pessoas da cidade e da região se divertem na festa.

Em 2014, o Turismo de Minas foi convidado para fazer parte da banca de jurados do Concurso de Barracas das Entidades Beneficentes, que teve como campeão o Rotary Club de Curvelo Norte que usou a figura do espantalho para enfeitar a barraca. Os simbólicos bonecos foram confeccionados com duas mil garrafas pets recolhidas por crianças das escolas municipais e a ação foi realizada em parceria com a Associação Curvelana de Catadores de Recicláveis (Asccare).

Forró de Curvelo

 

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Vocês precisam conhecer o Forró de Curvelo!
    A melhor festa do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br