13ª Festa Portuguesa será realizada em Belo Horizonte

Por:Turismo de Minas
Sem categoria

05

jun 2023

Atualizado em: 06/06/2023 ás 18:36

No sábado, dia 10 de junho, será realizada a Festa Portuguesa, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte. O evento, que está na 13ª edição, conta atrações gastronômicas e culturais, que celebram a integração entre Brasil e Portugal.

Neste ano, a programação dá destaque para a música, com estilos que passeiam por Portugal, Minas Gerais, países da África, além de trazer diversos pratos típicos da culinária portuguesa. A festa tem entrada gratuita e reúne, das 10h às 20h, os melhores restaurantes típicos da cidade que apresentam suas receitas e apresentam a cozinha-show.

O evento, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio de Minas Gerais, celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “A Festa Portuguesa comemora em 2023 sua 13ª edição, e nesta vamos mais uma vez reafirmar a amizade entre Portugal e Minas Gerais com a melhor festa de rua de Belo Horizonte, trazendo atrações culturais e artísticas que refletem como as identidades portuguesa e mineira compartilham similaridades, numa sublime e indiscutível afirmação das raízes comuns”, diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais.

Apresentação na Festa Portuguesa | Foto: Caca Lanari

 

Programação gastronômica

As atrações gastronômicas contam com casas que carregam um DNA português em suas receitas e histórias, para que o público possa se deliciar com sabores vindos do além-mar e que fazem parte da raiz da cultura mineira. Dentre os participantes estão os restaurantes: Caravela, Capitão Leitão, Restaurante do Porto, Taberna Baltazar, Tasca São Bento e Vila Brasão; e as docerias: Doces de Portugal, Casa di Maria, Confeitaria Bela Lisboa e Tarte BH.

Sardinhas na brasa da Taberna do Baltazar | Foto: Natalia Meroto

 

Programação cultural

Já a programação artística apresenta a riqueza da cultura luso-brasileira manifestada em diversas linguagens, com destaque para a música. Entre as atrações estão DJ Andy Molinari e Boy, duo que prepara um set exclusivo para o evento, repleto de novidades, e com remix de músicas portuguesas, com lembranças de Fado, para garantir que todos tenham um dia inesquecível. O Coral Luís Camões se apresenta com músicas tradicionais de canto coral, sejam brasileiras ou estrangeiras, sacras, eruditas ou populares, sob a regência do maestro Leonardo Cunha. O grupo desenvolve uma constante pesquisa no repertório de músicas portuguesas sem deixar de lado as músicas brasileiras, mantendo sempre essa referência luso-brasileira.

Outra atração será a banda do Corpo de Bombeiros que se apresenta tocando diversos ritmos e estilos, com repertório nacional e internacional. O artista Pedro de Sena, gaiteiro desde 2014, formado pela EAST – Escola de Artes e Saberes Tradicionais, na cidade do Porto, apresenta-se com a tradicional gaita de fole. A festa contará também com show do mineiro Tom Nascimento, cantor, instrumentista, intérprete e compositor que revive sonoridades dos seus 25 anos de carreira dedicados à música.

A programação conta com apresentação de dois grupos folclóricos: o Grupo Aruanda, um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais; e o Grupo Gil Vicente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte com um espetáculo de música folclórica e tradicional portuguesa.

A Charanga Pop apresenta-se com releituras instrumentais para clássicos do rock, pop nacional e internacional. O público também poderá desfrutar do espetáculo “O País de Camões… E as suas Canções!” de Paola Gianinni, que conta com vasto repertório luso-brasileiro. Entre as atrações também está o artista Tarcísio Costa, que para além de diretor de marketing da Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, é fadista. A Festa Portuguesa contará ainda com show do grupo Alma Lusitana, formado em 2005, e único grupo de fado do sul do país, composto por Jéferson Luz, na guitarra portuguesa, Julia Machado, na voz, e Maurício Montardo, no violão.

Uma novidade este ano é a criação de pacotes turísticos em parceria com as operadoras Trilhas de Minas e Master Turismo no intuito de atrair um público lusófono que se encontra fora da cidade para que venham vivenciar Portugal em Belo Horizonte. É uma oportunidade para que mineiros de outras partes do estado venham até Belo Horizonte e também turistas de outras partes do país.

Pastéis de nata da Doces de Portugal

 

SERVIÇO

13ª Festa Portuguesa

Sábado, 10/6, 10h às 20h

Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim – Belo Horizonte

Acesso gratuito, com doação espontânea de alimentos para as obras sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola.

 

Programação artística

10h – Abertura e DJ Andy Molinari e Boy

10h30 – Coral Luís Camões

11h30 – Banda Bombeiros

12h – Gaita de Fole

12h30 – Tom Nascimento

13h30 – Grupo Aruanda

14h – Charanga Pop

15h – Grupo Gil Vicente

16h – Paola Gianinni com o espetáculo “O País de Camões… E as suas Canções!”

17h – Tarcísio Costa – apresentação de fado

18h – Alma Lusitana

19h – Banda de Rock Nolli Brothers

 

Mais informações:

Instagram: @festaportuguesabh

 

Patrocínios: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Gasmig (lei de incentivo à cultura) e Verace

Realização: Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais

Co-realização: Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH e Elos Clube

Apoios: Azeites Andorinha, Rádio CDL FM 102.9, Hospital na Residência, Instituto Camões, Atex do Brasil e Sabseg Seguros.

Parceria: Turismo de Minas, Travessia Cidadania, Lugares Viagens e #VEMPRABH

 

Compartilhe:

Comentários

  1. Robinson disse:

    Que maravilha!
    Sinto não estar em BH nesta data, para participar!
    Abraços à equipe Turismo de Minas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br