Entrevista: Jorge Rebelo de Almeida – presidente da Vila Galé

Por:Turismo de Minas
Notícias

02

jun 2023

Atualizado em: 06/06/2023 ás 16:28

Um caminho tão fecundo que era difícil imaginar no começo. Uma ideia que de repente vem à tona e transforma uma vida inteira – na verdade, vidas inteiras. Era o ano de 1986 e o então advogado Jorge Rebelo de Almeida, que no exercício da profissão tinha experiência com as atividades de turismo e construção civil, resolveu partir para uma nova jornada. Ele, que diz que tem prazer em criar novas coisas, pensou em um projeto diferente.

Está aí o embrião da rede de resorts Vila Galé, que tem 41 unidades em Portugal e no Brasil. Em conjunto com outros dois sócios, a abertura do Hotel Apartamento Vila Galé, agora Vila Galé Atlântico, na praia da Galé, em 1988, marca o surgimento dessa que é hoje a maior rede de resorts do Brasil, o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal, e figura ainda na lista das 200 maiores empresas hoteleiras do mundo. Uma história inspiradora de gente simples e trabalhadora, nas palavras de Jorge.

“Fazer, realizar, é o que me dá prazer. Honestamente, com o primeiro hotel, não sabia que se tornaria algo desse tamanho. Foi crescendo, caminhando, e eu tomei gosto. Aconteceu o segundo hotel, o terceiro, e por aí afora. Não poderia conceber tanto sucesso”, aponta. Mais do que arrumar camas para dormir, diz Jorge, cada hotel conversa com a identidade do lugar onde está, exaltando a cultura, a história, as raízes, ainda com a incorporação de preceitos de responsabilidade ambiental, e valorizando a mão de obra local, em uma interação com a comunidade.

A rede de hotéis Vila Galé reúne hoje 31 unidades em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas). Segundo Jorge, saindo do eixo Portugal-Brasil, em dois meses começa a operação em um hotel em Cuba, na ilha tropical de Cayo Coco, e há também a intenção de aportar no Sul da Espanha.

Vila Galé Porto Ribeira, no Porto – crédito Marden Couto

Novidade em Minas Gerais 

No Brasil, a primeira unidade em Minas Gerais será em Ouro Preto, com obras previstas para começar em outubro desse ano e conclusão para dezembro de 2024. O anúncio foi feito em um evento especial na cidade histórica no último dia 18 de maio, que aconteceu com a presença do fundador da rede, do Governo de Minas Gerais, dos representantes Salesianos, Deivisson Costa e Padre Moacir Scari (do grupo que gerencia o prédio que abrigará o hotel), do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e convidados.

O hotel será construído em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, e ocupará uma construção do século 18, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Se trata do antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, que entrou em funcionamento em 1779, e a sede das Escolas Dom Bosco, que passaram a operar no local, em 1896. A origem colonial está entre os encantos que impressionaram o empresário português. 

É uma propriedade fabulosa, emblemática, e estava abandonada. São 199 hectares, com moinho de água, rio, cachoeira, e também vamos criar um campo de vinho e azeite e trilhas ecológicas. Traços originais serão mantidos, com a incorporação do patrimônio histórico existente”, descreve Jorge. O hotel entra na categoria que a Vila Galé chama Collection, de padrão mais elevado (são os hotéis boutique, alicerçados em preceitos como exclusividade, cultura e arte), o segundo do tipo no Brasil – existe um na praia de Cumbuco, na cidade de Caucaia, no Ceará, e outro previsto para o centro histórico de São Luís do Maranhão.

O investimento na primeira unidade mineira é de R$ 80 milhões, com geração de 120 empregos permanentes diretos e 600 postos de trabalho indiretos. A proposta é ter ainda oferta gastronômica e de recreação, essencialmente para famílias com crianças.

São 210 quartos na primeira etapa e outros 70 na segunda, informa Jorge, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, spa Satsanga com piscina interior aquecida, clube infantil Nep com parque aquático, entre outros atrativos. Seguindo a tendência em criar hotéis temáticos, essa unidade, especificamente, contará com um Memorial do Colégio Dom Bosco e um Memorial da Polícia Militar, que já ocuparam o prédio.

Um dos princípios é lançar mão de um patrimônio sem utilização e explorar seu potencial para se tornar um equipamento turístico, passando por um processo de restauro. A Vila Galé tem expertise nesse quesito – oito hotéis da rede estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Rio de Janeiro, Vila Galé Collection S. Miguel, Vila Galé Collection Tomar.

Minas Gerais tem uma diversidade cultural relevante, um conjunto importante de cidades históricas, ícones da arquitetura e da arte, como Aleijadinho, na famosa Ouro Preto, uma gastronomia rica. Enfim, de grande potencial para o turismo”, acrescenta o presidente da Vila Galé sobre o estado que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Turismo, ocupa o segundo lugar entre os destinos mais procurados por turistas no Brasil.

A cerca de 100 quilômetros da capital, Ouro Preto, Patrimônio Mundial da Humanidade, desponta quando o assunto é história, cultura, religiosidade e belezas naturais, justamente o que a Vila Galé vem aqui explorar. Há ainda uma conversa com a prefeitura de Brumadinho para uma possível segunda unidade em terras mineiras, como revela Jorge.

Prédio do antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, onde será o hotel, em Cachoeira do Campo – crédito Divulgação

 

2023

Todos os hotéis da rede contam com diversos atrativos, entre bons restaurantes chefiados por grandes nomes da cozinha local e internacional e provas de vinho, atrações culturais, espaços para relaxamento e ambientes para eventos corporativos, além de ter os principais destinos de cada região bem perto e de fácil acesso.

Para 2023, está prevista a inauguração de três unidades em Portugal. O Vila Galé Collection S. Miguel, iniciativa de renovação de parte do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, para a formulação de um hotel de charme, projeto em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, com investimentos de cerca de 10 milhões de euros; o Vila Galé Collection Tomar, que será instalado no antigo convento de Santa Iria e do colégio feminino na região central do país, para ser uma unidade 4 estrelas, baseada no tema a Ordem dos Templários, com aporte também de 10 milhões de euros; além do Vila Galé Nep Kids.

Este último, em Beja, cidade portuguesa na sub-região do Baixo Alentejo, próximo do Vila Galé Clube de Campo, lança um conceito de hotelaria inédito: um hotel totalmente concebido para a garotada, onde os adultos só poderão entrar se acompanhados por crianças. A característica de ser uma empresa voltada em grande parte para o turismo de família, como conta Jorge, justifica um projeto inovador e cheio de encantos. “Um paraíso, o sonho de qualquer criança”, diz Jorge.

Essa unidade contará com cerca de 80 quartos e várias atrações projetadas para os pequenos, como parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis da Disney, trampolins, insufláveis, brinquedoteca, spa infantil, ilha do tesouro no meio de um lago, tirolesa, ateliê para iniciação em escultura, moda e pintura. Haverá ainda decoração 3D, parede de pintura e de escalada, piscina de bolas, slide e programação especial para os mais novos. O investimento ronda 10 milhões de euros. A Vila Galé é mesmo pioneira no tratamento especial em relação às crianças. Nas unidades do grupo, crianças de até 12 anos, acompanhadas dos pais, não pagam a estadia. “Afinal, quem meu filho beija, minha boca adoça”, brinca Jorge.

 

Vila Galé Ópera, em Lisboa – crédito Marden Couto

 

Planos

Com abertura para 2024, está previsto o Vila Galé Paço do Curutêlo, em Viana do Castelo, perto de Ponte de Lima, no Norte de Portugal. A Vila Galé vai requalificar o Paço do Curutêlo, investindo em um projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Será um hotel com 87 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão e eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinhas.

Também com inauguração para o ano que vem, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, na praia do Cumbuco, em Caucaia, cidade a 30 quilômetros de Fortaleza, que contará com 600 apartamentos, spa com piscina interior, salas de massagem, ginásio e quadras poliesportivas. Abrigado em uma área com dois quilômetros de faixa de areia, com a paisagem voltada para o mar e uma lagoa por outro lado, o hotel é um convite para desfrutar bons momentos ao lado de quem se gosta. Para aproveitar a localização privilegiada, terá um restaurante em frente à praia integrado com a piscina exterior para adultos. Para as crianças haverá um parque, clube infantil e parque aquático. O hotel contará ainda com um centro para apoio às atividades náuticas.

Vila Galé Cumbuco, no Ceará – crédito Marden Couto

 

Valores

Entre os princípios da rede Vila Galé, Jorge cita a valorização do que é mais autêntico em cada lugar, sem copiar modelos estranhos. Tanto é que a decoração das unidades segue inspirações diferentes e próprias de cada região – em São Paulo, a pegada é a da pintura, em Alagoas a literatura, em Fortaleza a cultura indígena e, em Portugal, há propostas baseadas em poesia, ópera, dança e moda, aqui citando apenas alguns exemplos.
O empresário avalia que o Brasil nunca ligou muito para o turismo e deveria apostar mais no segmento, afinal, é uma atividade econômica que justifica investimentos, dá oportunidades de trabalho para muitas pessoas, principalmente, para os jovens, e de importância também no aspecto social. “O Brasil tem um mercado interno fortalecido, mas pouco turismo internacional”, pondera.

A rede Vila Galé é composta por diversas sociedades, das quais se destaca a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A que se dedica à exploração e gestão de todas as unidades hoteleiras do grupo, bem como à realização de projetos e construção de novos empreendimentos turísticos. 

A última unidade inaugurada no Brasil foi o Vila Galé Alagoas, localizado em Barra de Santo Antônio, a 40 minutos de Maceió. Com investimento de R$ 150 milhões, o empreendimento foi inaugurado oficialmente no fim de agosto de 2022 e marca a 10ª unidade do Brasil, onde passa a totalizar 3,7 mil quartos e 1,5 mil colaboradores.

O início das operações no Brasil foi em 2001, com o Hotel Vila Galé Fortaleza. O capital da Vila Galé S.A. é integralmente português e detido por Jorge Rebelo de Almeida. Os padrões de qualidade e serviço estendem-se a todas as unidades, por isso, a Vila Galé criou diferentes conceitos que espelham os padrões de exigência do grupo:

Vila Galé Collection (hotéis boutique)

Inevitável (restaurantes)

Massa fina (pizzas artesanais e pastas)

Cervejaria Portuguesa (petiscaria mediterrânea)

Satsanga (spa e wellness)

Clube Nep (espaço dedicado às crianças)

Espaço Galera (dedicado ao público teen)

Casa de Santa Vitória (vinhos e azeites)

Val Moreira (vinhos do Douro e do Porto)

Jorge Rebelo de Almeida, natural de Lisboa, licenciado em direito, exerceu a advocacia até 1986, ano em que constituiu a Vila Galé S.A. Aos 74 anos, pai de quatro filhos – Gonçalo, o primogênito que trabalha com ele à frente do grupo, a médica Joana e as jovens estudantes Lara e Inês -, Jorge fala sobre os 35 anos de uma trajetória que segue firme para o futuro. “O balanço é muito positivo. Gerar emprego, gerar riqueza, ajudar tanta gente – isso me move. E também a possibilidade de deixar uma obra para a vida”, conclui.

 

Vila Galé Alagoas – crédito Marden Couto

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br