Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe movimenta cidade de Pequi 

Por:Turismo de Minas
Notícias

09

out 2021

Devido ao sucesso do evento, a segunda edição do festival já está confirmada em 2022.

 

O 1º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe foi um sucesso absoluto. Realizado nos dias 2 e 3 de outubro, o evento gastronômico movimentou a cidade de Pequi – Centro Oeste de Minas Gerais, com muitas atividades, network para os expositores e a presença de nomes de destaque da gastronomia mineira. Com promoção da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e os apoios da Prefeitura de Pequi, do Deputado Estadual Professor Irineu, do Circuito Turístico Trilha dos Bandeirantes, do Grupo de Gestores da Hotelaria Mineira, da Frente da Gastronomia Mineira e do Centro Universitário Una. O evento, que foi muito bem recebido na cidade com a presença de centenas de pequienses e visitantes, já se prepara para a segunda edição, em outubro de 2022.

Aulas de gastronomia durante o festival | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Renomados representantes da gastronomia estiveram presentes. Os chefs Edson Puiati, Danilo Simões, Ricardo “Penninha”, Ilmar Antônio, Ana Cristina, Juliana Duarte, Val Coimbra, Flávio Trombino e Guilherme Melo compartilharam conhecimentos, experiências e sabores com a criação de diversos pratos, inclusive à base de produtos locais. Na coquetelaria, Victor Quaranta, Leo Gomes e Lucas Tadeu demonstraram suas habilidades em criar drinks saborosos. 

Chefs, profissionais e estudantes da área de gastronomia participaram do festival | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Tambaqui Tambali, foi o prato criado com peixe, purê de bata e farofa, pela chef Valdelícia | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

O organizador do festival e coordenador da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Marcos Valério Rocha, destaca que a aceitação do evento foi positivamente surpreendente. “Estamos muito contentes com a realização do Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe em Pequi. Primeiro, porque ele foi abraçado pela prefeitura municipal segundo, porque ele foi também abraçado pela população da cidade. Com isso, esperamos dar continuidade ao evento, desenvolvendo o destino e impulsionando o turismo na região com o viés gastronômico”, comenta. 

Já para André Melgaço, prefeito de Pequi, o 1º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe foi uma forma clara de mostrar que é possível trazer ainda mais turistas para o município. “Nessa primeira edição do evento, tivemos a presença de centenas de pequienses e visitantes das cidades da região e de Belo Horizonte. Foi uma honra receber grandes nomes da gastronomia aqui em nossa cidade e confirmamos a realização do festival, em 2022”, completa. 

Marcos Valério Rocha, organizador do evento e André Melgaço, prefeito de Pequi, durante o Festival Serra Rio do Peixe | Foto: Marden Couto

 

Programação de primeira 

O evento contou com as aulas dos renomados chefs de Belo Horizonte, a curadoria do consultor e professor Wessery Zago e o auxílio de estudantes de gastronomia do Centro Universitário Una. No final de cada aula os presentes puderam degustar as iguarias. Alguns dos pratos foram feitos com o uso do pequi como base, além de produtos locais. 

Chefs Danilo Simões e Wessery Zago, com os alunos do curso de gastronomia: Alana Sena, Jéssica Santos, Fernando Clemente, Gabriel do Amaral, Lucas Souza e Rafael de Andrade

 

O festival teve também uma mostra de produtos da região com vendas de bebidas, como cerveja artesanal, drinks, vinhos e cachaça, além de comidas da região. Para animar o público ainda mais, o Mágico Marcelo, trouxe um show de primeira com o seu Magic Truck, que divertiu as crianças e adultos que estavam no evento.

O mágico Marcelo, com seu Magic Truck, divertiu o público | Foto Marden Couto / Turismo de Minas

 

O evento também apresentou as palestras da consultora de alimentos, Rosemeire de Ávila, sobre “Noções Básicas de Segurança de Alimentos” e da governanta hoteleira, Ariadne Silva, sobre “Novos Protocolos de Limpeza e Higienização”.

Alex Silva, do hotel Mercure Lourdes e Ariadne Silva, da AS Governança Hoteleira | Foto: Marden Couto

 

A organização do festival tomou todos cuidados com os protocolos de segurança necessários para a prevenção da Covid-19, com a aferição de temperatura, o uso de máscaras, o distanciamento social e o álcool em gel. 

Solenidade

A solenidade de abertura contou com as presenças de diversas autoridades: o prefeito de Pequi, André Melgaço, do vice-prefeito Diego Melgaço, do secretário de esportes Thalles Morato, da secretária de educação Kenia Mendes e do presidente da câmara de vereadores Ronaldo de Oliveira, acompanhado de todos os vereadores da casa. Ainda estiveram presentes, Dionane Honorário, prefeito de Maravilhas, Rodrigo Paiva, secretário de turismo de Pitangui, Délio Alves, assessor do deputado estadual Inácio Franco, deputado federal Eduardo Barbosa e o deputado estadual Professor Irineu, autor da emenda que viabilizou a realização do Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe.

Após a solenidade, Fernanda Fonseca, Superintendente de Marketing Turístico da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, proferiu a palestra “Gastronomia uma Receita para o Desenvolvimento do Turismo”.

Em seguida foi servida uma deliciosa Paella Mineira, preparada pelo conhecido professor e chef Edson Puiati, com o auxílio do coordenador do laboratório do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA, chef Wessery Zago, junto com a dedicada equipe de alunos do curso de gastronomia: Alana Sena, Fernando Clemente, Gabriel do Amaral, Jéssica Santos, Lucas Souza e Rafael de Andrade.

Abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades da região

 

Pequi

Localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 120 km de Belo Horizonte. O município foi criado em 1841 após a extinção do distrito de Santo Antônio de São Joanico. Em 23 de fevereiro de 2017 a cidade passou a integrar o Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes. A cidade possui atrativos turísticos, como a Cachoeira do Mato Camping Club, que é formada pelas águas do Rio Vermelho; o Ponto Chic que está localizado no topo da Serra do Rio Peixe, e possui uma linda vista da cidade e municípios vizinhos; a Igreja Nossa Senhora do Rosário que é a primeira capela em estilo barroco, tombado pelo patrimônio histórico e a Igreja Matriz Santo Antônio, que é padroeiro do município, que tem uma praça e escultura em sua homenagem.

Ponto Chic, na Serra Rio do Peixe | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pequi | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

Serviço

1º Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe 

Realizado dias 2 e 3 de outubro, em Pequi/MG

Mais informações: https://festivalserrariodopeixe.com.br  

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br