Mesa Ao Vivo Minas Gerais aborda a evolução da cozinha de afeto

Por:Turismo de Minas
Notícias

29

nov 2022

Evento gastronômico reúne em Belo Horizonte os principais chefs e especialistas do Brasil em aulas-show, palestras, degustações e jantares magnos

Nos dias 29 e 30 de novembro, Belo Horizonte recebe a 4ª edição do Mesa Ao Vivo Minas Gerais, circuito gastronômico nacional que reúne os principais chefs e especialistas em aulas-show, palestras, degustações, experiências e jantares. A sede do evento será a Faculdade Arnaldo, onde, sob a temática “Minas e o futuro: a evolução da cozinha do afeto” serão abordados os caminhos corretos para solidificar as conquistas mineiras na gastronomia das últimas duas décadas e identificar e debater quais os próximos passos.

Para Marcelo Wanderley, produtor cultural e correalizador do evento, a diversa e rica gastronomia mineira vive um ciclo de ouro, com Belo Horizonte sendo reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa da Gastronomia”, chefs e restaurantes listados entre os melhores do país e da América Latina, além de produtos mineiros sendo reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

“A culinária mineira foi enriquecendo ao longo dos anos e, em vez de perder suas características, ganhou status e destaque internacional. Mesmo assim, é necessário discutirmos, envolvendo todo o setor, de pequenos produtores a chefs renomados, como fortalecer essa gastronomia de afeto e fazer um exercício de futurologia para os próximos anos, além de incluir também as políticas públicas”, explica Marcelo Wanderley.

Programação com nomes de peso

O evento inclui programação gratuita e aberta ao público, batizada de Farofa. A feira reúne dezenas de pequenos produtores de várias partes de Minas Gerais com barracas de produtos próprios. São itens como azeite, cogumelos, frutas, geleias, queijos, vinhos, entre outros. É o espaço para conhecer e degustar as melhores bebidas e comidinhas entre as aulas do Mesa Ao Vivo. A feira irá receber também o Prepara Gastronomia, iniciativa do Sebrae Minas desenvolvida para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar.

Já as atividades pagas da Mesa ao Vivo se dividem em duas frentes: aulas-shows e salas de degustações. com ingressos que variam de R$ 90 a 160 — estudantes, assinantes da revista Prazer da Mesa, idosos e instituições parceiras têm desconto de 44%. Nas salas de degustação, estão previstos cafés, vinhos, cervejas e drinks, com Alexandro Luchesi, Julia Henrique, Wagner Ribeiro, entre outros.

Ao todo, serão 30 atividades de aulas-shows de nomes como Dário Costa, Babi Frazão, Léo Paixão, Heaven Delhaye, Jimmy Ogro, Flavio Xapuri, Caio Soter, Emmanuel Bassoleil, Fabiana Rodrigues, Pedro Frade, Taina Moura, Guilherme Furtado, Gabriella Guimarães, Ivo Faria e Caetano Sobrinho.

Jantares magno e beneficente

Além de promover conversas e práticas sobre o universo da comida, o evento oferece os jantares magno e solidário. Nesta edição, dois estabelecimentos da capital mineira, o Nuúu Restaurante e Bar e o hotel Fasano Belo Horizonte, recebem chefs para servir menus especialmente criados para a ocasião.

Na terça-feira (29), o hotel Fasano Belo Horizonte recebe a 8ª edição do Chefs Contra o Câncer, evento que arrecada verba para a manutenção da Casa de Acolhida Padre Eustáquio – Cape. Com convites limitados a R$ 950 por pessoa, o chef da casa, Macelo Pace, vai reunir em sua cozinha chefs estrelados, como o mineiro Léo Paixão, do Glouton, Emmanuel Bassoleil, francês com longa trajetória na gastronomia paulistana e que está há anos no comando do Skye, Heaven Delhaye, à frente das casas D’Heaven, Nonna per Heaven e Heaven Cucina, e Pedro Frade, belo-horizontino que cuida da confeitaria do complexo gastronômico Vila Anália, em São Paulo.

Encerrando a programação do Mesa ao Vivo Minas Gerais, na quarta-feira (30), Guilherme Melo, chef do Nuúu Restaurante e Bar, um reduto da cozinha mineira contemporânea, recebe para o Jantar Magno os também chefs Jimmy Ogro, que comanda o BistrOgro, um restaurante que começa e acaba no porco; Babi Frazão, com sua comida afetiva baseada em memórias do restaurante Afeto, de Brasília; Rodolfo Mayer, que alia no Angatu, em Tiradentes, cozinha moderna com ingredientes brasileiros e alma mineira no centro, e Dario Costa, vencedor do Mestre do Sabor 2020, na Globo, e comandante do Churrascada do Mar, em São Paulo. Com ingressos limitados e disponíveis na plataforma Sympla, o Jantar Magno terá um menu exclusivo, composto por entradas, snacks, pratos principais vegetarianos, peixe e carne, além de sobremesa. Todas as etapas do jantar serão harmonizadas.

Programação completa

Terça-feira (29):

Cozinha 1
· 11h – Emmanuel Bassoleil
· 12h30 – Caio Soter
· 14h – Camila Dutra
· 15h30 – Dario Costa
· 17h – Jimmy Ogro
Cozinha 2
· 11h30 – Jorge Ferreira
· 13h15 – Fabiana Rodrigues
· 14h45 – Cristóvão Laruça
· 16h15 – Flavio Xapuri
· 17h30 – Arlen Fortes
Sala de degustação
· 12h – queijo – Wagner Ribeiro
· 13h30 – vinho – Ricardo Castilho
· 15h – café – Julia Henrique
· 16h45 – EGG

Quarta-feira (30)
Cozinha 1
· 11h – Pedro Frade
· 12h30 – Babi Frazão
· 14h – Léo Paixão
· 15h30 – Heaven Delhaye
· 17h – Ivo Faria e Nayara
Cozinha 2
· 11h45 – Petterson Tonini
· 13h15 – Henrique Gilberto
· 14h45 – Guilherme Furtado e Gabriella Guimarães
· 16h15 – Taina Moura
· 17h30 – Caetano Sobrinho
Sala de degustação
· 12h – Egg Gestão e Negócios
· 13h30 – cerveja
· 15h – cachaças artesanais
· 16h30 – drinks – Alexandro Luchesi

Sobre o Mesa ao Vivo Minas Gerais

O Mesa ao Vivo Minas Gerais é produzido em uma parceria da revista Prazeres da Mesa, a plataforma Cumbucca e Faculdade Arnaldo, apresentado pelo Duo Gourmet, tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio do Governo de Minas Gerais e da Abrasel e tem como hotel oficial o Novotel Savassi.

Sobre o Circuito Mesa ao Vivo

O evento expande sua projeção ao ter registrado nas páginas da maior revista de gastronomia do país – e na sua mídia digital com mais de 1,4 milhão de seguidores do Mundo Mesa, – todo o show de conteúdo gerado em dois dias de muita comida, bebida, cultura, reportagens e festas na cidade visitada e arredores.

Serviço
4ª edição do Mesa ao Vivo Minas Gerais
Dias 29 e 30 de novembro, das 12h às 20h
Faculdade Arnaldo – Praça Arnaldo Janssen, 200 – Funcionários, Belo Horizonte
Saiba mais em @prazeresdamesa
Ingressos em https://mesaaovivominasgerais.com.br/

Compartilhe:

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br