Já pensou em fazer mergulho em BH?

Por:Turismo de Minas

30

mar 2022

Mais premiada escola de mergulho da América do Sul é opção para prática de técnicas subaquáticas  e relax em Belo Horizonte

Quem vem a Belo Horizonte, nem imagina que, na cidade conhecida pelas montanhas e situada bem distante do mar, possa abrigar um “templo de mergulho”, uma atividade até então quase exclusiva do litoral. É na capital mineira, no entanto, que se encontra a escola de mergulho mais premiada da América do Sul. “Recebo aqui alunos do interior do Estado, do Rio de Janeiro e de São Paulo”, conta Paula Loque, diretora da Mar A Mar. Turistas ou moradores da cidade podem agendar aulas experimentais gratuitas, que acontecem em grupo na escola, às segundas e sextas-feiras, sempre no horário da noite. Fora estes dias, aulas personalizadas podem ser marcadas, mas com preço a ser combinado com a escola.

O mergulho é uma opção não só para se refrescar nas altas temperaturas, que costumam chegar a mais de 30 graus no verão de Belo Horizonte, como funciona como fonte de relax e traz, por meio das técnicas, aprendizado para a superação de desafios inclusive fora da água. “A imersão subaquática por si só já causa uma enorme sensação de bem-estar. Ao praticar mergulho a pessoa desenvolve autocontrole, desacelera a mente, aprende a lidar com suas limitações e com a de outras pessoas e a trabalhar em equipe, uma vez que a regra básica é que a prática seja em “dupla”, enumera Paula Loque.

Para a aula experimental, é preciso levar roupas de banho. Os equipamentos, como máscara, snorkel, nadadeiras, roupas de Neoprene,  cilindro  e regulador (válvula que fornece ar), são fornecidos pela Mar A Mar.  Antes de cair na água, o aluno recebe breve instrução teórica.  A aula é dada em seguida na piscina coberta, onde é feita a adaptação na parte rasa, que tem 1,5 metro de profundidade. Nesse estágio inicial, os alunos aprendem as técnicas corretas de respiração, a manusear equipamentos; a desenvolver a locomoção, a coordenação motora, o controle emocional e a se comunicarem debaixo da água. Só depois de dominar essas competências, eles partem para o lado mais fundo da piscina, com 3 metros de profundidade. Ali, aprendem a comtemplar a permanência no ambiente subaquático.

“Quando mergulhamos, a sensação é a de estarmos sonhando, é uma entrega. Uma das atividades que mais relaxam”, assegura Paula Loque. A aula experimental, incluindo a parte teórica e prática, dura cerca de 3h30. Depois da experiência, o aluno pode agendar um curso de mergulho e na sequência viajar para dar prosseguimento à prática do mergulho nos mares. A escola tem programação semanal de aulas e viagens quinzenais para destinos no litoral fluminense, capixaba e outros estados, sempre acompanhados de instrutores da escola. “No fundo mar, é possível ter contato com a vida marinha sem interferirmos no meio ambiente. O retorno para casa é acompanhado de uma sensação de elevação espiritual”, diz Paula, lembrando que a prática é muito procurada, hoje, por profissionais como empresários, médicos e advogados, como relaxamento e para lidar com mais facilidade com o estresse do dia a dia.

A Mar A Mar, localizada na Rua Piauí, quase esquina com avenida Afonso Pena _ uma das principais vias da cidade,  dispõe de estacionamento.  O imóvel, além do espaço para ensinamentos sobre a prática de mergulho, abriga uma agência de viagens, que oferece pacotes para destinos nacionais e internacionais de mergulho, e uma loja com show room de equipamentos para a prática da atividade. Motivo pelo qual a escola é chamada de “templo do mergulho”. O ambiente é amplo, decorado com imagens imensas de mergulhos, que trazem a sensação da liberdade propiciada também pelo mar.

Contraindicações

Antes de iniciar as aulas experimentais, a escola informa sobre as contraindicações para a prática do mergulho. A atividade não deve ser praticada por pessoas com lesões neurológicas, timpânicas, comprometimento  cardíaco, entre outros quadros graves de saúde.

 

 

Sobre a Mar A Mar 

Com uma trajetória de 36 anos em Belo Horizonte, onde já formou mais de 15.000 mergulhadores, a Mar A Mar tem 13 instrutores e assistentes na equipe. A escola conquistou 24 prêmios _ sendo 14 deles internacionais _, e recebe alunos das mais diversas regiões do Brasil, com idades entre 10 e 90 anos.

“Formarmos famílias inteiras: avó, pai, esposa e filhos. O mergulho é uma atividade muito agregadora e muito tranquila. É uma opção cada dia mais buscada pelas famílias para aliar a possibilidade de viagem com uma experiência de contato profundo com a natureza em diversas regiões do planeta”, destaca Paula Loque.

A diretora  da Mar A Mar recebeu, nos Estados Unidos, o reconhecimento mais cobiçado no trade, o título Platinum Pro 5000, concedido pela Scuba Schools International (SSI), a principal certificadora no mercado internacional. O título é conferido a profissionais que tiveram destaque significativo no segmento.

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. CHRISTINE VON DOLLINGER BOERGER disse:

    Mergulho representou um divisor de águas na minha vida . Superação de dificuldades durante o curso me tornaram mais forte para enfrentar situações difíceis na vida diária. Descobri um mundo maravilhoso que me abraça e envolve . Um encontro com a natureza pura onde o contato com seres marinhos nos emociona até as lágrimas. Viagens inesquecíveis onde conheci pessoas maravilhosas que se transformaram em amigos ” de infância ” Amo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br