7 roteiros de carro para você fazer por Minas Gerais

Por:Turismo de Minas

10

maio 2017

Atualizado em: 02/05/2022 ás 14:26

Quando se tem tempo, viajar de carro é uma ótima opção por alguns motivos como o conforto e a autonomia de seguir o roteiro da forma que melhor agradar os viajantes.

Minas Gerais possui muitas cidades turísticas e como algumas estão localizadas muito próxima uma da outra facilita a visita. Mas isso não significa que o passeio deve ser rapidinho, a dica é justamente aproveitar ao máximo cada parada já que o trajeto entre um destino e outro é menos cansativo.

Sugerimos alguns roteiros com duração de uma semana, passando por três destinos, com permanência de pelo menos duas noites em cada um. Assim é possível aproveitar os pontos turísticos e os passeios de dia e ainda curtir as opções noturnas sem correria.

 

Capitólio - Estrada - carro - Turismo de Minas - Expedição - Marden Couto - 2016 (8)

De carro pelas estradas mineiras | Foto: MardenCouto

 

Compre aqui o único Guia de Viagem de Minas Gerais, clique aqui!

Entregamos o Guia em todo Brasil com frete grátis!

Viaje de carro por Minas Gerais. Alugue aqui com o melhor preço!

 

 

1 – Sabará, Serro e Diamantina

Casinhas coloniais, belos artesanatos e o carisma mineiro com certeza você encontrará nesse roteiro. Sabará possui mais de 300 anos de história e se destaca pela riqueza cultural e pelas belezas da arquitetura, que remetem ao período do ciclo do ouro. Seguindo 235 km pela MG-050 o próximo destino é o Serro, que está localizado na região da Serra do Espinhaço, a explicação para a boa quantidade de ladeiras e morros existentes na cidade.

Serro foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda na década de 30, e é conhecida pela produção do queijo. E para finalizar esse roteiro, dê uma esticadinha, cerca de 90 km, até a famosa Diamantina e confira as belezas da cidade por entre as ladeiras e monumentos históricos. Tem as igrejas, a Casa de Juscelino Kubitschek, a Vesperata e muito mais!

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Sabará – Foto: Marden Couto/TM

 

Capela de Santa Rita, no Serro - Foto: Marden Couto/TM

Capela de Santa Rita, no Serro – Foto: Marden Couto/TM

 

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE DIAMANTINA

 

 

LEIA: Dicas dos 15 melhores resorts de Minas Gerais 

 

2 – Itabirito, Ouro Preto e Mariana

Bem próximo da capital mineira está Itabirito, cidade sede da Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, que tem um passeio interativo, e a Mercearia Paraopeba, uma típica venda mineira. Distante pouco mais de 40 km, Ouro Preto também foi a primeira cidade brasileira a receber o título pela Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1980. A cidade guarda igrejas e museus, que são verdadeiras aulas de história. Coladinho em Ouro Preto está Mariana, a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. O passeio de trem e a visita a Mina da Passagem são imperdíveis!

Vista panorâmica de Ouro Preto – Foto: Marden Couto/TM

 

Praça Minas Gerais, em Mariana - Foto: Marden Couto/TM

Praça Minas Gerais, em Mariana – Foto: Marden Couto/TM

 

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE ITABIRITO

 

Acesse e inscreva-se em nosso Canal de Viagens no Youtube.com/TurismodeMinas

 

3 – Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes

As cidades históricas conferem um charme a mais ao estado. São ladeiras e casinhas coloniais que remetem a uma viagem no tempo. Congonhas reúne importantes trabalhos de Aleijadinho. O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ícone de Congonhas, é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e é uma das principais obras do barroco. Distante 112 km dali, está São João del-Rei. Na cidade vale a pena caminhar pelos pontos turísticos, visitar as igrejas e museus e fazer o imperdível passeio de Maria-Fumaça até a cidade de Tiradentes. São 12 km pelos trilhos e o passeio dura cerca de 35 minutos. Em Tiradentes também não faltam atrações. No cenário gastronômico singular, é possível (e indicado) provar os deliciosos pratos de comida tipicamente mineira. E para se encantar com o artesanato, tem diversas lojinhas no centro histórico.

Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas - Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas – Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

 

Rua São José, em São João del-Rei – Foto: Marden Couto/TM

 

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE TIRADENTES

 

PROMOÇÃO

CLIQUE AQUI E COMPRE O ÚNICO GUIA TURÍSTICO DE MINAS GERAIS

 

4 – Carrancas, São Thomé das Letras e Aiuruoca

Estas cidades atraem místicos, hippies, roots e curiosos em busca do que a natureza tem a oferecer. Renovar as energias em uma das muitas quedas d’água de Carrancas é de lei. A distância de Carrancas para São Thomé das Letras é pouco mais de 80 km no trajeto mais rápido. A pirâmide de pedra e o Vale das Borboletas são os principais atrativos de São Tomé. Aiuruoca está distante uns 70 km de São Thomé e a tranquilidade típica do sul de Minas impera na cidade. São muitas cachoeiras, poços, mirantes e trilhas. O lugar favorito dos visitantes é o Vale do Matutu.

Cachoeira Grande, em Carrancas - Foto: Marden Couto/TM

Cachoeira Grande, em Carrancas – Foto: Marden Couto/TM

 

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS

 

 

5 – Monte Verde, Gonçalves e Extrema

O roteiro ideal para quem curte um friozinho em qualquer época do ano. As cidades estão bem próximas da fronteira com São Paulo, em meio a Serra da Mantiqueira e costumam apresentar temperaturas amenas em relação aos demais municípios do estado. Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um dos locais mais românticos e charmosos de Minas Gerais. Uma pequena vila de montanhas verdes cercada por pinheiros, conhecida também como a Suíça Mineira, já que a região possui a natureza privilegiada e baixas temperaturas durante todo o ano.

A cerca de 80 km de Monte Verde está Gonçalves, uma cidade que ainda carrega um ar bem interiorano, mas com uma pegada descolada e moderninha. Refúgio perfeito para quem quer fugir da metrópole, se embrenhar pelas estradas de terra e sentir o cheiro do mato, sem perder o charme e o conforto da cidade! A pouco mais de 70 km está Extrema, cidade que se destaca nos segmentos de ecoturismo, turismo rural, religioso e de aventura. Possui cinco rotas turísticas principais: Rosas, Sol, Ventos, Águas e Pedras.

Monte Verde - Avenida Monte Verde, em Monte Verde - Foto: Marden Couto/TM

Avenida Monte Verde, em Monte Verde – Foto: Marden Couto/TM

 

Paisagem serrana, em Gonçalves – Marden Couto/TM

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE EXTREMA

 

 

6 – São Lourenço, Caxambu e Baependi

Se o desejo for relaxar nas termas do Sul de Minas e aproveitar o turismo de bem-estar, esse é o roteiro ideal. As propriedades medicinais das cidades do Circuito das Águas possuem fama mundial. A BR-383 liga Caxambu a São Lourenço, e em 30 minutos é possível transitar de uma cidade para a outra. Os municípios oferecem opções para todas as idades com belos parques, passeio de pedalinho e teleférico. Em Caxambu ainda há um gêiser que expeli água morninha e os turistas adoram. E antes de ir embora da região, vale a pena conhecer Baependi, terra de Nhá Chica, cidade que está na rota de peregrinação em Minas e no caminho entre São Lourenço e Caxambu.

Parque das Águas, em São Lourenço - Foto: Marden Couto/TM

Parque das Águas, em São Lourenço – Foto: Marden Couto/TM

 

Balneário, em Caxambu – Foto: Marden Couto/TM

 

Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Baependi – Foto: Marden Couto/TM

 

 

7 – Capitólio, São Roque de Minas e Araxá

Uma das febres do momento está nesse roteiro. Capitólio tem ganhado mais fãs a cada dia. Não é para menos, já que a cidade oferece uma vista de cair o queixo da parte/ alta dos cânions. Navegar pelo Lago de Furnas, por entre os paredões rochosos, também é uma experiência maravilhosa. São muitas opções para quem gosta de ecoturismo e de contemplar as belezas da natureza.

Apenas 100 km separam Capitólio de São Roque de Minas, por isso, ao seguir viagem não se esqueça de visitar uma das fazendas produtoras do famoso e delicioso queijo canastra. Outra atração é o Parque Nacional, que guarda a nascente do rio São Francisco e a cachoeira Casca d’Anta. E para fechar o roteiro, a dica é seguir viagem por mais uns 115 km até Araxá. Em Araxá, que nasceu encravada em um vulcão extinto, as águas tem propriedades terapêuticas e radioativas, que atraem centenas de visitantes todos os anos.

Lago de Furnas, em Capitólio - Foto: Marden Couto/TM

Lago de Furnas, em Capitólio – Foto: Marden Couto/TM

 

Fazenda Capão Grande, em São Roque de Minas – Foto: Marden Couto/TM

 

ASSISTA AO VÍDEO COM DICAS DE ARAXÁ

 

 

Qual destes roteiros é o seu preferido? Conta pra gente nos comentários!

 

 

LEIA MAIS

Serra da Mantiqueira: 7 cidadezinhas charmosas para curtir a região

 

Os 30 melhores hotéis-fazenda de Minas Gerais

Guia de Viagem de Minas Gerais – 2ª edição – versão digital

10 camping em Minas Gerais para você aproveitar

 

 

DICAS PARA PLANEJAR E ORGANIZAR SUA VIAGEM

📘 GUIA DE VIAGEM DE MINAS GERAIS – Adquira a edição impressa e/ou digital do Guia de Viagem para planejar sua viagem, aqui! O Guia Turístico de Minas Gerais é o único disponível no mercado e vendido exclusivamente pela internet. Na publicação tem destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas (na versão impressa) de Minas Gerais e da Estrada Real! Se preferir, pague com boleto, transferência, PIX ou depósito – entre em contato: WhatsApp

🛏 HOTÉIS E POUSADAS – Reserve sua hospedagem com o melhor preço com opções cancelamento grátis e só pague no check-in, aqui!

🚗 CARRO – A melhor e mais barata alternativa para viajar por Minas Gerais é de carro. Nossa sugestão é alugar um no aeroporto ou no ponto de sua chegada. Veja as opções de locadoras com os melhores preços, aqui!

📌 Precisa de um ROTEIRO DE VIAGEM personalizado com dicas das cidades, estradas, hotéis, restaurantes, atrativos etc? Entre em contato que montamos de acordo com seu orçamento e disponibilidade para que tenha a melhor experiência de viagem. WhatsApp (31) 99681-1337

🌎 AGÊNCIA DE VIAGEM – Precisa de um pacote turístico para realizar sua viagem. Podemos reservar sua passagem aérea, o hotel, os passeios e serviços e ainda montar um roteiro com todas as dicas para qualquer destino. Consulte nossa agência de viagem, aqui ou entre em contato: WhatsApp 31 99681-1337

PASSAGEM AÉREA COM DESCONTO – Compre aqui suas passagens aéreas para Minas Gerais ou para qualquer lugar com o melhor preço, aqui!

👨🏻‍SEGURO VIAGEM – Faça sempre um seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, principalmente se seu plano de saúde não atender no destino, e evite gastos desnecessários, além de ter uma assistência durante sua viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, incidentes. Veja as principais seguradoras, com os melhores preços e o serviço mais indicado para você, aqui!

ℹ INFORMAÇÕES E DÚVIDAS – Teve dúvida sobre algum serviço? Entre em contato pelo nosso WhatsApp, email ou ligue: 31 99681-1337

Compartilhe:

Relacionados

Comentários

  1. Marcos José Moraes disse:

    Estava procurando dicas para viajar a Minas Gerais…..e achei essa maravilha aqui.
    Parabéns pelas dicas

  2. Rosa disse:

    Oieee, Amei as dicas! Vou pra lá na próxima semana e gostaria de dicas saindo de itapema-SC.

  3. Ricardo Alves disse:

    Olá tudo bem?
    Eu estava com ideia de ir a Diamantina e com pouca pesquisa entrei aqui e adorei a ideia do roteiro ( Sabará, Serro e Diamantina ).
    Estou em SP capital e pretendo viajar de carro e gostaria de saber se é possível indicar mais umas 3 cidades ao longo do percurso para aproveitar mais.
    Pretendo seguir pela Fernão Dias até BH depois se não me engano é a BR-040 passando por Curvelo, Corinto, Santo Hipólito e por fim Diamantina. ( Este era meu roteiro pois pretendia chegar a Diamantina pela antiga estrada de ferro.)
    Gostaria muito de umas dicas, pretendo consumir com a viagem uns 15 dias de minhas férias agora em Agosto.
    Um forte abraço.

  4. Patricia de siqueira Pinto disse:

    oi, gostei muito das suas dicas, vcs tem noção de quanto é o gasto diário para uma viagem a minas (economizando é claro). Nesses conjuntos de 3 em 3 cidades que vcs fizeram qual seria a opção para eu juntar esses roteiros e ampliar a viagem. Agradeço desde ja, Patrica

  5. DANi disse:

    olá …Quero fazer uma rota pra conhecer Minas de carro, Alguém tem uma rota saindo de Curitiba ?? Conhecer cachoeiras e montanhas cidades

  6. Maria disse:

    Boas dicas, muito obrigada.

  7. Robinson disse:

    Boa noite!
    As dicas de vocês são tão boas que fica até difícil escolher!
    Quero visitar todos esses lugares maravilhosos!
    Parabéns pelas matérias e fotos!

  8. Jardel disse:

    Primeiro, parabéns pela matéria, excelente.
    Estou planejando viajar agora em abril ( 18a 24) será que vale a pena,? os locais estão acessíveis?

    • Turismo de Minas disse:

      Que bom que gostou, Jardel!
      Sugerimos você deixar a viagem um pouco mais pra frente, pois está quase tudo fechado por aqui.

  9. Adriana Brandão disse:

    Excelentes dicas! Só senti falta com relação ao ponto de partida da viagem, Belo Horizonte? Qual distância para chegar a cada roteiro proposto?
    Desejo fazer um desses roteiros esse ano

    • Turismo de Minas disse:

      Oi Adriana, o ponto de partida é sempre Belo Horizonte, nossa base aqui no Estado. Mas você pode ir de onde estiver.
      Qualquer roteiro que escolher, você vai amar!

  10. Pedro Turíbio Mascarenhas disse:

    Pretendemos viajar a MG em agosto 2021, previsão de abertura dos parques e cachoeiras, algum cronograma disponível?

    • Turismo de Minas disse:

      Ei Pedro, não existe um cronograma, pois cada cidade segue sua própria regra.
      Esperamos que até agosto as coisas já tenham se normalizado.

  11. Zizi disse:

    Com a grana curta, qual a cidade vocês indicam para um passeio histórico?

  12. Christianny disse:

    Olá queridos, tudo bem?

    Ja peguei várias dicas ótimas sobre o turismo em Minas, aqui no blog.
    Gostaria de perguntar duas coisas: viajar em janeiro seria uma ideia ruim por causa das chuvas? Aqui neste post, vocês indicam de 3 em 3 cidades como por exemplo Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes. A pergunta é se a dica está nesse formato porque elas ficam mais próximas uma da outra.

    Muito obrigada e um grande abraço,
    Chris Corcino

    • Turismo de Minas disse:

      Oi Christianny,

      Que bom que sempre pega nossas dicas!
      Em janeiro você provavelmente vai pegar chuva, mas aquelas chuvas de verão, que passam rápido.
      Na matéria agrupamos destinos turísticos que estão próximos.
      Abraço,

      Luana e Marden

  13. Janaína disse:

    Olá,

    Tem informações sobre opções de aluguel de carros pra road trip alternativa às locadoras tradicionais?

    Obrigada!

  14. Igor Lopes disse:

    Outra coisa.. como está em Minas, com essa questão da pandemia? Pretendo viajar em meados de outubro. Gostaria de informações quanto a abertura dos parques, cachoeiras, etc., por gentileza. Grato

  15. Igor Lopes disse:

    Olá, boa tarde! Ótimo post. Minha esposa e eu já seguimos várias dicas. Vcs teriam alguma indicação de roteiro incluindo a Serra do Cipó? Obrigado.

  16. Marcelo disse:

    Parabéns, vou seguir muitas dicas daqui. Valeu prof compartilhar!

  17. Erica Pinazza disse:

    Otimas dicas! Podem indicar quais as cidades que se hospedaram e partindo delas quais cidades da pra visitar?

  18. Jacir batista disse:

    Muito boa a materia. Gostamos muito.

  19. Maiara disse:

    Sou cariosa e meu sonho é explorar MG, tenho um apreço muito grande por esse Estado. Já conheci Capitólio mas quero fazer uma road trip com mais calma, quero conhecer principalmente Ouro Preto … adorei as dicas ♥

  20. RUBENS disse:

    Otimas dicas.

    Se Deus quiser iremos este Ano para um tour por MG…

    Com certezaas dicas foram muito bem vindas.

    Segue lá no insta…

    >>>>>> porai_em_familia <<<<<<<

  21. Gisela Costa disse:

    Adorei as dicas! Pensando em ir em agosto para Minas e gostaria de saber a média de custo para o roteiro, sem passagem aérea. Quanto em média?

  22. Daniel Toledo disse:

    MD TRANSPORTES, especializada em transportes turísticos. 31 98626-1073

  23. Que matéria incrível, adorei. Obrigado!

  24. Fernando Miranda disse:

    Boas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Marechal Bitencourt, 199, apto 901 - Gutierrez Belo Horizonte/MG - 30441-114

(31) 99681-1337

contato@turismodeminas.com.br